Ganpuru - Gunmans Proof (Traduzido) (Super Nintendo)


Produção: ASCII Soft.
Gênero: RPG
Ano: 1997
Tradução: E2M
Ganpuru - GP teve um lançamento atribulado (nunca chegou oficialmente ao Brasil) e seu sucesso foi atribuído somente ao Japão. Quem jogou o game se lembra do game com amor genuíno com um carinho digno de Legend Of Zelda ou Secret Of Mana. Porém, poucos chegarão a se quer tocar no game. Por isso, não precisa se sentir mal se não o conhece, mas agora que ouviu falar nele, é sua obrigação jogá-lo

Ganpuru foi produzido na ultima safra de jogos do Super Nintendo, em 1997. Devido a isso, os seus gráficos são bem modelados e um alto nível de produção foi trabalhado nele. A responsável por isso foi a ASCII Soft. Se ele ainda estivesse presente entre nós, a agradeceríamos de mão cheia.

O enredo do game chega ser engraçado em vários momentos. Ficaremos bem surpreso se esse game não trouxer ao menos um leve levantamento de sua expressão fácil. Apesar de parecer um pouco boba (e até mesmo infantil as vezes), a história possui algumas situações em que você deve agir como um autêntico jogador hardcore.

No ano 1880, em que as pessoas viviam em fazendas e cuidavam de suas vidas pacatas, caíram meteoros vindos do Espaço. Mas, como as pessoas de lá eram muito tranqüilas (e estúpidas) não ligaram muito para o ocorrido. Desde esse acontecimento, terríveis monstros invadiram a Terra e começaram a saquear e machucar os humanos. Alguns tiveram que se isolar em cidades bem distantes. Quando esses seres nefastos atacavam alguém, eles sempre deixavam um brasão com os dizeres: “Demissed”. Por conta disso, eles começaram a ser chamados de Demisseds e todos os temiam.

Porém, em um dia tranqüilo, um garoto está passeando pela floresta e avista algo impressionante: Uma nave espacial! De dentro dela, saem alienígenas que se possuem do corpo dele para tentarem acabar com a raça dos Demisseds e se misturarem com os humanos. Por mais ousada que seja essa atitude, eles estarão do seu lado por uma boa parte do game.

Mais nem tudo são rosas em um jardim. Por mais que a ASCII Soft negasse na época que houvesse copiado qualquer software, sabemos que isso não é verdade. O jogo foi produzido ao mesmo estilo do lendário Legend Of Zelda – A Link To The Past. Lógico, existem diferenças nos gráficos, upgrades e armas (nesse game, o garoto utilizará armas de fogo como metralhadoras, e golpes manuais), porém, a essência  continua sendo a mesma.

Por mais que esforcemos nosso cérebro preguiçoso, não conseguimos entender por que, em nome de tudo que é sagrado, fez a ASCII Soft decidir que o melhor caminho para o sucesso era criar o protagonista  principal com um expressão horrorosa. É impossível não se perguntar porque, sendo que o game era capaz de proporcionar sprites bem melhores, a empresa decidiu utililizar o personagem que mais apareceria no game, com um olho constituído de um ponto preto e uma boca também. LAMENTÁVEL!

Para um game que tem uma história maravilhosa e uma jogabilidade viciante (tome cuidado para não perder sua vida social!), isso é muito decepcionante.



 Destaque: Perceber as inúmeras sátiras que E2M colocou na ROM. Algumas frases são realmente engraçadas! xD

Moscas Insignificantes: Seria bom aprender técnicas somente quando já temos a arma a qual ela se refere. É um pouco estranho aprender uma técnica para uma arma que você ainda não tem.



Prós: Enredo, jogabilidade profunda, Inovações, RPG e quests.
Contras: Personagem principal HORROROSO e semelhanças com Zelda.

Nota Final: 8,9
Mesmo com nossas reclamações. Esse é um game louvável e se você sabe o que é bom, deve baixá-lo agora mesmo.