Análise: Crash Team Racing


Galera do United Gamers, sejam bem-vindos a mais uma postagem! Hoje irei fazer mais uma análise, só que de um jogo clássico, que marcou muito a minha infância e de outras pessoas, esse jogo é Crash Team Racing. Antes de começar, quero dizer que esse jogo não é só uma simples "cópia" de Mario Kart, o jogo é muito mais do que isso, ele é tão bom que consegue superar até alguns títulos da série Mario Kart, acredite se quiser. Outra coisa também é que esse é o último jogo do Crash Bandicoot produzido pela Naughty Dog, esse jogo em si é uma espécie de despedida para a melhor Era do Crash Bandicoot. Outro fato é que esse foi o melhor jogo do Crash Bandicoot de corrida já feito, Crash Nitro Kart é bom, porém não mudou nada em relação ao anterior, Crash Tag Team Racing também é bom, porém fez muitas modificações no estilo de corrida da série, por isso eu o considero o pior jogo de corrida do Crash Bandicoot já feito, alguns podem negar, mas lembrando que essa é a minha opinião, se sua for diferente, eu irei respeitar com todo o prazer. Então sem mais delongas vamos lá:

Uma nova aventura de um jeito diferente!


Bom, a história do jogo se começa fora do Planeta Terra, onde Nitros Oxide, um alienigena campeão de corrida das galaxias, está observando a Terra com seu monitor, avistanto uma placa dizendo "Campeonato de Corrida!". Nitrous Oxide, aproveitando essa corrida, decide fazer um duelo com os melhores corredores da Terra, onde se ele perder, ele nunca mais irá voltar para esse Planeta, mas se ele ganhar, ele transformara o Planeta em um estacionamento, tornando todos os humanos da Terra em escravos. Nitrous Oxide recruta um grupo de corredores para protegerem a passagem até ele, onde cada um está levando uma chave, para a proteção do alienigena campeão. Esses corredores são Ripper Roo, Papu Papu, Komodo Joe e Pinstripe Potorro, que estavam procurando o dominio do mundo junto com Nitros Oxide, como também vingança com a turma do Crash Bandicoot e com a turma do Dr. Neo Cortex. Bem, se você notou, a história do jogo é simples, mas bem interessante, afinal, quem diria que a os heróis e vilões principais da série Crash Bandicoot iriam enfrentar uma invasão alienigena? Ou melhor, apostando corrida com o grupo de invasores? Uma idéia criativa, como também ótima para o primeiro jogo de uma série enorme de jogos de corrida.

Semelhança com Mario Kart? Não me diga? Porém, ainda é um bom gameplay!


 Uma das maiores criticas do jogo, provavelmente é a semelhança com a série Mario Kart, principalmente o título Mario Kart 64, que possúi elementos completamente iguais ao jogo, porém, o gameplay do jogo ainda é muito bom, superando até de alguns jogos da série Mario Kart, como eu disse no começo da análise. Apesar da semelhança, o jogo possúi algo diferencia muito a jogabilidade dos 2 jogos, sabe qual a diferença? O Drift, esse recurso não existe no Mario Kart 64, enquanto em Crash Team Racing, nós temos esse belo recurso, que nos dá o poder de derrapagem e de um pequeno turbo, mas isso não é um item caro leitor, isso é um recurso já disponivel no próprio Kart. Falando em Kart, cada personagem possúi um Kart personalizado, onde cada um tem sua própria cor, por exemplo, o Kart de Crash Bandicoot é azul, o de Coco Bandicoot é rosa, o de Dr. Neo Cortex é vermelho, e ai se vai uma lista gigante de Karts de cada personagem presente no jogo. Falando em personagem, o jogo possúi 15 personagem, sendo eles Crash Bandicoot, Coco Bandicoot, Dr. Neo Cortex, Polar, Tiny Tiger, Pura, Dr. Nefasto Gin, Ripper Roo, Papu Papu, Komodo Joe, Pinstripe, Fake Crash, Dr. Nefarious Tropy e Penta Penguim. Nitros Oxide não é jogável no jogo, apesar de alguns acreditarem, Nitros Oxide nunca se foi planejado para ser um corredor, afinal, ele seria muito apelão por ter todas as estatisticas execelentes. Mas isso é estranho, afinal, Velo é jogável em Crash Nitro Kart, mesmo sendo o vilão do jogo, ele é jogável, e tem todas as estatisticas execelentes. Da mesma forma que aconteceu com Velo, eles podiam ter colocado Nitros Oxide como um personagem jogável, podiam até tirar o seu HoverCraft, colocando o em um simples Kart, não seria uma má idéia. Crash Team Racing tem uma jogabilidade ótima, considerado por muitas a melhor da série, e eu também concordo nesse aspecto.

Uma despedida ótima da Naughty Dog para os fãns do Masurpial!


Como muitos sabem, Crash Team Racing foi o último jogo do Crash Bandicoot feito pela Naughty Dog, sendo assim, uma despedia. Mas não uma simples despedida, e sim uma ótima despedida, a produtora fez de tudo para agradar os fãns, e conseguiu fazer isso com todo o sucesso. Nessa hora, a Naughty Dog foi muito inteligente, misturou todos os personagens clássicos da série em um jogo só, menos Dr. Nitrus Brio, Baby-T, Twana Bandicoot e Koala Kong, que ficaram de fora por causa do sistema do PlayStation 1, que não suportava muitos arquivos em um jogo só. A Naughty Dog também foi muito esperta por criar Nitrus Oxide, o personagem foi muito importante para a industria dos games, ele foi muita influencia para outros jogos, tanto que serviu de muita inspiração para outros jogos. A produtora também teve muita coragem para enfrentar a série Mario Kart, que naquela época, dominava os jogos de Kart, no final das contas, o jogo se saiu bem, vendeu muito na plataforma do PlayStation 1, sendo um dos jogos mais vendidos do console. A produtora também fez um ótimo trabalho, acho que nenhuma produtora fez uma despedida tão boa quanto a Naughty Dog. A Naughty Dog, mesmo com séries como Uncharted e Jak & Dexter, sua fama mesmo sempre foi com o Masurpial, apesar com esses enormes títulos de qualidade feitos por si mesmo. Crash Team Racing para mim é o melhor jogo do Crash Bandicoot já feito, não só na categoria corrida, mas na série toda em si. Se você não jogou, não perca tempo, baixe um emulador e procure uma ROM desse jogo, você nem sabe o que está perdendo, acredite em mim, você se divertirá com esse por várias horas.

Gostaram da análise caro leitor? Se sim, fique atento para a próxima análise aqui no United Gamers, que provavelmente será tão épica quanto essa. Essa postagem fica por aqui pessoal, até a próxima postagem =D