Análise - Super Smash Bros. 64

Olá leitores aqui está o GF trazendo uma nova análise de um jogo antigo,espero que gostem!

1999,o Nintendo 64 estava precisando de um jogo de luta decente para pelo menos não ter a fama de "ele (o console) não serve pra nenhum jogo de luta".
Eis que,a Nintendo convoca Hal Laboratory (Kirby) a Creatures (Earthbound) e Game Freak (Pokemon),e então surge:



SUPER SMAAAAAAAAASH BROTHEEEEEEEERRRRS!

A história do jogo é a seguinte:uma mão pegou um boneco no baú,fez uma mesa virar uma pequena arena e logo depois disso deu vida ao boneco,e foi dando vida para os outros também,a fim de ver quem era o melhor lutador,e quem ganhasse teria a chance de derrotar a poderosa mão.É só isso,não tem aquele enredo complexo como a maioria dos jogos hoje em dia tem,mas essa boa história simples esconde um jogasso por dentro.

Super Smash Brothers é um jogo de luta que reúne vários personagens da Nintendo - são 8:Mario,Donkey Kong,Link,Fox McCloud,Samus,Yoshi,Kirby e Pikachu.Existem também 4 desbloqueáveis (Luigi,Ness,Captain Falcon e Jigglypuff),que requerem certos desafios para serem "libertados".

O jogo conta com gráficos muito bons para a época,todos os personagens foram feitos caprichosamente,principalmente a Samus,que é a única que não estrelou um jogo só dela para o N64,além disso,cada personagem tem o seu cenário representado fielmente.Você tera a oportunidade de jogar no topo da Hyrule Castle,em cima da nave do Star Fox Team,em Sector Z,a selva de DK,o Planeta Zeebes (Super Metroid),e outras.

Mas o que realmente fez Smash Bros. se diferenciar dos outros jogos de luta foi sua jogabilidade simples,viciante,rápida e fácil de se aprender.Não há golpes como Street Fighter,em que você tem que executar um movimento (tipo meia lua + soco) para golpear,é muito mais simples:
Aperte apenas A e o personagem dará um soco fraco,agora experimente apertar para frente + A,ou para cima + A e verás a diferença.Ou seja,é só um botão,só que com variações,e o botão B também entra nessa jogada,mas aqui ele é usado para usar os especiais,já o Z,é usado para agarrar os inimigos,enquanto o R é usado para defender,mas não pense que a defesa é infinita.
E como que se mata os oponentes?
Esse é outro diferencial,para matá-los você terá que jogá-los para fora da arena (não se preocupe ela é aberta),e tem um medidor em baixo medindo a porcentagem de dano que os personagens tomaram  ,então por essa lógica,quanto mais dano o personagem tomar mais "leve" ele ficará,mas não pense que vai ser tão fácil assim jogar seus adversários pra fora pois eles fazem de tudo para voltar à arena,seja com pulos duplos ou algum especial (isso mesmo,alguns especiais te ajudam a voltar para a arena de combate).Aqui em Smash Bros. as arenas também fazem a diferença,você interage com eles,como a arena do Kirby,que fica uma árvore tentando te assoprar para fora do cenário,ou a arena do Fox (Sector Z),que passa uma Arwing tentando atirar em qualquer um que entrar na frente dela (até mesmo o Fox ),para cada arena tem que ser planejada uma estratégia.

E também cada personagem tem suas características próprias (só o Luigi que é praticamente um clone do Mario),por exemplo,o Donkey Kong é forte mas é lerdo,o Link é rápido mas seus ataques são fracos,o Ness...o Ness é o único que eu achei apelão (eu jogo contra todos no último level e eu só perco pra esse malditinho),por que além de ele causar muito dano,ele é agil e tem um poderzinho que faz ele voltar fácilmente para a arena.Mas continando,para cada arena e personagem rola uma estratégia diferente,tipo é mais fácil matar o DK com o Link,do que com o Pikachu por exemplo,isso na fase Jungle Beat (isso mesmo na casa do DK),mas dá pra matar ele com qualquer um,desde que você saiba jogar com o personagem escolhido,por isso não venha inventar desculpa que o seu personagem que é ruim e tals porque cada um tem a sua vantagem e desvantagem (até o Ness),e tem um jeito certo de ser jogado,não adianta sair só batendo que nem um louco,tem que pensar.

Bem,os golpes dos personagens foram tirados dos seus jogos (nem todos),o Link tem a sua disposição o Spin Attack,a Bomba,e o Bumerangue.Samus pode usar sua habilidade de se transformar e bola e soltar leves bombinhas (OPS!) carregar e usar na hora que quiser seus tiros (e só vai aumentando mas chega uma hora que para).Mario tem suas habilidades retiradas de Super Mario 64,socando,chutando,dando voadoras e inclusive soltar fogo pelas mãos.Kirby pode absorver as habilidades dos outros personagens por um tempo e pegar objetos do cenário e cospi-los em cima dos oponentes.Fox possui as habilidades de refletir projéteis,usar uma espécie de jetpack e usar seu laser.DK usa sua força abismal,Pikachu usa seus choques (na fase dele ele conta com os outros pokemons) e Yoshi usa sua língua para transformar seus adversários em ovos.Enfim dá pra bolar uma boa estratégia com qualquer um.Durante as batalhas ainda há vários itens para lhe ajudar (ou atrapalhar) que vem dentro de caixas ou barris , como pokebolas (sai um pokemon aleatório dentro delas) , uma marreta que manda seus adversários pra longe (ela causa se não me engana,70% de dano) , uma flor que cospe fogo,um coração para curar seus danos sofridos,e vários outros.

 Super Smash Bros. tem dois modos de jogo:o Modo 1 Player seria o modo história,em que você enfrenta "10 personagens" (só quem já jogou vai entender) e entre algumas dessas batalhas tem batalhas em dupla (que o único problema é a câmera que as vezes fica longe e pode confundir a visão do jogador) duas fases bônus,uma delas,você tem que atingir os alvos em um tempo determinado,no outro,você tem que pular em cima de determinadas plataformas,e dependendo do personagens esses Bonus Stages podem ser bem complicados.Mas o principal modo,que fez várias pessoas adquirirem esse jogo é o Modo 2P ou Battle.Nele,você pode escolher se a partida será definida por vidas ou por tempo (pode se escolher o tempo que quiser e o tanto de vidas que quiser também),se será feita em grupo -2 vs. 1,3 vs. 1 ou 2 vs. 2 (o mais justo)-também poderá escolher quem vai controlar o personagem (o jogador ou a CPU).Há também como escolher se a batalha será em Si por Si (Free-For-All) ou em Mata-Mata em equipe (Team Battle),nesse último podem ser escolhidas as cores vermelho,azul e verde.


Os efeitos sonoros são muito bons,também foram trazidos dos jogos de cada personagem,como o som da espada de Link ou o Mario usando um especial que ele dá um pulo e saem um monte de moedas (aquele barulho clássico do pulo em Super Mario Bros) ou coisas do tipo.E Smash Bros tem uma espécie de platéia,parece que tem um monte de gente assistindo,porque por exemplo,quando um jogador é chutado para fora do cenário os dá para escutar aplausos,surpreendimento,comemorações e isso passa uma sensação de emoção e diversão (além de proporcionar imersão).

E para completar o jogo ainda conta com remixes de vários jogos,e foram muito bem feitos,não mudaram muito mas é bom assim porque se não acaba prejudicando.Pois então,fique bem atento,deixe o seu volume alto para conseguir ouvir cada música de cada estágio.

Super Smash Bros. é o melhor jogo de luta do N64,e concerteza é uma das obras mais primorosas da Nintendo.

Por isso,se você tem um N64 aí parado na sua casa,se não tiver esse compre-o e se tiver jogue-o muito pois ele vai te viciar e te proporcionar diversão imensa.

Bem pessoal é isso aí,espero que tenham gostado,comentem aí e a até a próxima postagem!