Melhores Rpgs do SNES

Como um bom fã de RPGs,resolvi fazer um post especial sobre os melhores jogos do gênero no Super Nintendo.

Vamos ao que interessa:

AS ORIGENS


O gênero RPG surgiu em 1980,quando a California Pacific Computer Company lançou o jogo "Akalabeth: World of Doom",que se inspirava nos RPGs de mesa como Dungeons & Dragons.Ele contava com um mundo aberto,visão de cima no Overworld,e uma câmera de primeira pessoa nas Dungeons.Logo logo saiu uma sequência dele,a adaptação de Dungeons & Dragons para os jogos eletrônicos (games),que acabou servindo de inspiração para o grande clássico Ultima,do qual eu nunca joguei por ter envelhecido mal.

E com essas informações já dá pra saber que o game Ultima foi o divisor de águas no gênero RPG,serviu de inspiração para os orientais,que acabaram criando outro clássico : Dragon Quest,lançado para o NES,era um JRPG com um interessante sistema de XP,muita interação com NPCs,e muito mais.
Certamente também serviu de inspiração para outros jogos.

ENTRANDO PARA A ERA 16 BITS...

A era dos 16 bits é considerada por muitos a "Época de Ouro dos Games" pela maioria dos gamers.Não à toa,pois era época em que os desenvolvedores se aproveitavam ao máximo das suas mentes,que eram obrigadas a trabalharem muito,devido à limitação dos consoles.

Pode-se dizer que esta época pertenceu ao PS1,mas isto não elimina o fato de que o SNES teve inúmeros RPGs de alta qualidade,e serviu de pontapé para o console da Sony.                                                            
SÉRIE DRAGON QUEST/DRAGON WARRIOR
 Akira Toriyama,criativo como sempre! Fez a artwork de vários jogos

Como eu já disse,o primeiro Dragon Quest (foi lançado para o NES) foi um divisor de águas para o sub-gênero chamado JRPG (Japanese Role-Playing Game),um marco na indústria de games,é um clássico,que acabou sendo um sucesso - tendo 3 sequências lançadas para o mesmo console.
 
E claro,a Enix não poderia deixar de lançar seus grandes games da série para o SNES,que estava vendendo como água no deserto.
Começaram a jornada lançando remakes do Dragon Quest I ao III,mas o IV não recebeu uma conversão para o console 16 bits,talvez por falta de tempo (se tiverem alguma informação a respeito comentem por favor!).

Agora vou explicar porque a série é tão boa.
Em Dragon Quest,você joga com um personagem padrão,e começa em uma Tower (Torre) ou Village (Vila),vai em busca de quests para batalhar com monstros e adquirir XP,itens e dinheiro (no caso seria Gold),consegue parceiros ou parceiras,e nisso tudo acaba ganhando experiência não só para os personagens,mas para si mesmo.Experiência é algo importante em Dragon Quest,já que é bastante focado em grinding.

No Dragon Quest I,isto ainda não havia sido implementado,já que estavam estudando as capacidades do console (lembrando que a versão de SNES é só um remake),cada personagem tem seus pontos fortes e fracos . DQ II incluiu essa característica,mas ainda era limitada ; em Dragon Quest III,finalmente a Enix mudou esse sistema,que (agora) de acordo com seu tipo de batalha,o personagem vai formando uma classe específica,como "Warrior" e "Priest".Foi incluída também a possibilidade de se escolher a "Party" (Parceiros) desde o começo.

Uma característica muito interessante que eu notei no III,foi a possibilidade de fazer decisões no início do jogo,que não influenciam muito na história,mas provavelmente serviu de inspiração para alguns games (como Mass Effect),e também tem um final bem curioso.

Para não confundir,Dragon Quest I e II para o Snes,foram lançados no ocidente em uma coleção (DQ I+II),o V somente no oriente mas o III (correspondente ao VI no Japão) voltou aos EUA.

Já me desculpando pelo meu pobre resumo aqui,Dragon Quest é uma série que teve sua importância no SNES,no entanto envelheceu mal e seus jogos são muito parecidos.
Eu recomendo jogar apenas o IV e o V,mas hoje em dia já se consegue pegar num celular ou num Nintendo DS,onde tivemos remakes com engine nova e algumas melhorias.

OBS:nenhum DQ foi lançado fora do Japão para o SNES,se ainda for pegar esta versão,recomendo uma Rom traduzida para Inglês ou Português.
  
SÉRIE FINAL FANTASY

 Yoshitaka Amano e sua mania de fazer personagens andrógenos e ilustrações misteriosas e psicodélicas.
Isto funcionou perfeitamente para criar o mundo de Final Fantasy.

Essa série não poderia ficar de fora da lista.
Começando por Final Fantasy IV.
O game foi lançado em 1991 para o SNES.O game é considerado por muitos como um dos 5 melhores games da série FF.
Nessa sequência,a Square introduziu alguns novos sistemas,como o "Active Time Battle",em você dá ordens para os personagens em tempo real.Isto quer dizer que ao invés do inimigo esperar o seu ataque,aqui ele só não te ataca quando você realiza uma ação antes do que ele.


E felizmente,o sistema de recompensas,itens e experiência foi aperfeiçoado,ou seja,não teremos mais aquelas chatíssimas buscas por pontos de XP,itens,ou o que quer que seja.FFIV conta com gráficos simples,mas o que ficou legal foi o efeito do Mode7,gerando falsos 3D impressionantes para a época.A história do jogo pra mim é o ponto mais forte do jogo,com acontecimentos bem legais,como  ...bem,é melhor jogar o game!O único problema é que o jogo agora ficou mais linear,coisa que pode irritar alguns amantes do gênero RPG,mas o bom é que o jogo dura um bom tempo pra ser zerado,então esse fator não fica tão prejudicado.
Final Fantasy IV é um jogão,e mesmo com seus defeitos (pequenos defeitos),deve ser jogado principalmente pelos fãs de games de RPG.
Final Fantasy V foi lançado em 1992,e foi o segundo título da série no SNES.FF5 voltou as antigas,introduzindo e expandindo o sistema de Jobs,que agora são 22. A história do jogo continua excelente,mas achei ela bem diferente dos outros,porque neles,você já começava com um héroi ou coisa do tipo,e nesse você começa com um cara preguiçoso que só pensa nele,com um certo egoísmo,mas ao longo do tempo a personalidade dele vai mudando completamente.O visual do jogo melhorou um pouco,percebi mais detalhes e cores em maior quantidade.A trilha sonora continua excelente,as músicas são marcantes,vão ficar grudadas na sua cabeça quando parar de jogar ou for dormir.E não sei porque mas esse Final Fantasy eu achei mais divertido do que os outros,creio por causa das inúmeras quests.Deem uma chance a esse jogo,vale muito a pena,então pegue seu SNES que está empoeirado,seu smartphone que não aguenta jogos pesados,ou o seu PC com vários emuladores,e jogue esse jogo!!!
Final Fantasy VI foi o último a ser lançado para o SNES,saiu em 1994.A jogabilidade desse FF aperfeiçoou muitas coisas e ainda adicionou mais detalhes.As dungeons foram ampliadas,são mais divertidas de se completar,e tem vários,mas vários itens pelo caminho,e agora elas tem muitos puzzles!Os personagens tem a sua disposição habilidades únicas,exclusivas deles,deixando as batalhas mais estratégicas.Alguns personagens,quando estão com pouco HP,podem desferir um "Desperation Attack",quer dizer,são golpes com 100% de serem críticos.Uma coisa muito legal também que foi introduzida é a capacidade de se conjurar Monstros,que já existia antes mas agora qualquer um que tenha Magia implantada no seu DNA pode conjurá-los.O game dura em torno de 40-50 horas,de acordo com Wikipedia (não confio muito...).

E ATÉ QUE ENFIM SQUARE,agora a parte gráfica desse jogo foi completamente melhorada,desde os sprites até as cores,que estão em um tamanho muito maior,FFVI está no Top dos RPGS no quesito gráfico,parece até outra série,mudou muito mesmo,você olha pra esse FF,e depois olha pros mais antigos,você nem acredita,chama os antigos de medíocres,coitado deles,não tem culpa da época em que foram lançados (ou tem?)... O áudio mudou drásticamente,não em quesito de qualidade mas sim do hardware (apesar de terem melhorado a composição das soundtracks)  algumas músicas e efeitos parecem que estavam rodando em um CD,esse quesito ficou soberbo (e mais uma vez Nobuo Uematsu).FFVI fechou a série com chave de platina no SNES,se você ainda não entrou no mundo dos RPGs,comece jogando por esse (ou outro que ainda vou falar)!
Como abastes de ver agora,a série FF vale a pena pois tem um gameplay sólido,level design muito bom,gráficos bonitos (apesar do IV e V serem simples),história espetacular,e OST inacreditável,então boas horas de gameplay pra quem quiser se aventurar!

CHRONO TRIGGER

Akira Toriyama de novo!

Chrono Trigger é um game muito aclamado pelos críticos e gamers de todo o mundo,lançado em 1995,desenvolvido e publicado pela Squaresoft.O time de desenvolvimento de CT era composto por 3 designers que eram chamados pela Square de "Dream Team": Hironobu Sakaguchi (criador da série Final Fantasy);Yuji Horii (designer e criador de Dragon Quest);e Akira Toriyama um artista de mangá (conhecido pelos seus trabalhos em Dragon Quest e Dragon Ball).

Bom chega de informações e vamos ao que mais interessa.
CT tinha uma jogabilidade incrível,ela pegava os elementos dos Rpgs tradicionais como FF e DQ,e inovava em algumas coisas como batalhas dinâmicas,com todos os personagens se mechendo na batalha,era possível realizar magias combinadas em dupla e em "tripla" também,o combate tem várias combinações.O level design de CT é excelente,com dungeons nem um pouco cansativas,e com inimigos no lugar certo,além do sistema de XP que evoluiu muito,não é mais preciso ficar batalhando toda hora para subir de nível,tudo depende da sua habilidade em combates,e tem mais,o jogo conta com vários puzzles,e muitos podem causar até dor de cabeça,e prepare-se,pois a dificuldade do jogo vai aumentando aos poucos,tanto quanto dos chefes e inimigos,quanto dos puzzles,nunca tente jogar CT junto com outro game (eu estou falando sério,se você ficar muito tempo sem jogar,vai ser bem mais difícil ).
Os gráficos do game foram primorosos para sua época,com uma iluminação muito boa,e um dos melhores sprites,bem detalhados e que não ficavam muito repetitivos,envelheceram muito bem,é praticamente o que tem de melhor no Snes na parte gráfica (em RPGs).
A trilha sonora foi composta pela sua maior parte pelo grande novato (na época) Yasunori Mitsuda,e o resto ficou a cargo do excelente Nobuo Uematsu.
"Só" com essas características,Chrono Trigger já é um jogasso,mas ainda por cima,eles nos oferece uma história emocionante,que poderia até ser adaptada para um filme,ela é surpreendente,praticamente não tem falhas,ela é grandiosa. 
Então se você gosta de Rpgs,não pode deixar de jogar,pois este é um dos melhores RPGs já criados!



EARTHBOUND

O que falar desse jogo aqui?
Bom,Earthbound é um RPG exclusivo lançado para o Snes,sucessor de Mother 1,foi um dos últimos jogos lançados pro console,então acabou não vendendo muito,mas pelo menos foi traduzido para o inglês.
Mas não pense que ele não é um JRPG tradicional,muito pelo contrário,Earthbound tem um excelente level design,e conta com vários puzzles,charadas,enigmas,que geralmente ficam complicados,mas não se preocupe pois o "Hint Man" pode te ajudar em alguns momentos (pague ele uma quantia,e ele te dirá uma dica valiosa).
O sistema de combate desse jogo é bem complexo,mescla vários elementos,nele,você batalha no mesmo estilo de DQ (perspectiva em primeira pessoa),e tem a sua disposição ataques normais (Attack),defesa (Defend),poderes psíquicos (PSI) e outros,o sistema de progressão é bom também,mas as vezes pode ficar chato,pois tem inimigo pra todo lado.Entretanto,o que faz mesmo diferença no combate são os "efeitos colaterais",como por exemplo o "Mushroomize",deixa você com um cogumelo acima da cabeça,e aos poucos o personagem vai ficando confuso,depois não consegue nem atacar.E como resolver todos esses efeitos da maneira mais fácil?O que você faria?
Pensando bem eu iria consultar um médico!E é essa a maneira mais fácil de curar todos os efeitos colaterais em Earthbound!Tudo é intuitivo,desde a jogabilidade até a história.
OBS:você pode causar efeitos colaterais nos seus oponentes.
Sobre a trilha dele,vou deixar como uma surpresa para quem ainda não jogou,mas já digo que,pelo que eu penso,é impossível de não gostar.
O visual de "Earth" é simplista,mas apesar disso,é bem agradável,bem semelhante ao que vimos em Zelda A Link to the Past,cumpre o seu papel.
Também não posso deixar de falar que,a história do jogo é magnífica,ele tem várias referências,Easter Eggs,que geralmente "zoam" com a cultura americana,os personagens são muito carismáticos,e o enredo apesar de ser simples,em nenhuma parte ele é clichê,dando origem a uma história única.
Joguem essa pérola dos anos 90,muitas pessoas amam Earthbound,garanto que você também vai (sério).

SÉRIE SECRET OF MANA/SEIKEN DENSETSU

Secret of Mana é uma série da Squaresoft,e o Snes recebeu a com exclusividade.
Os games são um Action RPG,ou seja,um jogo pega todos aqueles elementos do RPG como sistema de evolução,busca por itens (etc.),mas tudo é feito em tempo real,com ação,podendo controlar o personagem livremente nas batalhas.

E é por isso que ele é tão diferenciado,se não foi o primeiro,foi um dos primeiros a ter essa característica,o jogo não é cansativo,qualquer um pode jogar,até mesmo uma criança.No sistema de combate,como eu já disse,você anda e ataca livremente pelo cenário,e os seus inimigos também,podendo até trocar de personagem,e mais ainda,jogar em Co-Op de até 3 pessoas (se não me engano,foi o primeiro RPG Co-Op da história),e por meio de um menu extremamente rápido em forma de anel (gostei muito dessa inovação),você ativa as magias,usa itens,e praticamente tudo,até trocar de arma e personalizar as cores dos diálogos.A história de SoM,não é tão complexa,mas vale a pena prestar a atenção,ela é bem interessante,já os gráficos,são extremamente belos,um dos melhores do Super Nintendo.Sua trilha sonora é soberba,com músicas memoráveis,irresistíveis,há momentos que eu até paro só para escuta-las.
Sua sequência,Seiken Densetsu 3,foi lançada em 1995.Esse game,apesar de ter sido lançado no fim de vida do SNES,é obrigatório pra quem gosta de um ótimo RPG.A jogabilidade do jogo foi amplamente melhorada,que conta agora com um sistema de classes complexo,distinguidas pelo lado bem e mal,e ambas tem suas características próprias.
SD3 também aperfeiçou vários outros aspectos,o combate ficou bem mais dinâmico,você tem dois tipos de ataque,um mais fraco e outro mais forte (basta esperar a barrinha abaixo do HP do personagem encher para desferi-lo),e os puzzles se tornaram mais frequentes,mas apesar disso,sinto que o sistema de evolução de personagens ficou mais chatinho,demora muito pra subir de nível.A jogabilidade é muito boa não acha?
E ainda o game conta com 6 inícios e 3 finais,determinadas não pelas suas escolhas,mas sim pela ordem de personagens escolhida,tornando-se um fator inédito e inovador para sua época.
Os gráficos do jogo são impressionantes,bem parecido com o de Chrono Trigger mas com mais detalhes e cores,os visuais ficaram uma obra-prima,o jogo não envelheceu até hoje (ou melhor "envelheceu bem").A trilha sonora não é composta por Nobuo Uematsu,mas é digna de aplausos também (foi composta por Hiroki Kikuta).
Infelizmente,o modo para 3 jogadores foi removido,mas é possível jogar com 2 jogadores,e via emulador,por meio de um patch,o Co-Op está disponível novamente para 3.
Apesar de minha "análise" ter dado a impressão que Seiken Densetsu 3 é muito melhor que Secret of Mana,é mais ou menos o contrário,pois Secret of Mana é mais velho que seu sucessor,foi mais impactante,digo que ele é melhor (mas não "bem melhor").
Série aprovada e recomendada,para quem não gosta de RPGs tradicionais,essa é a franquia essencial,que tem dois dos seus melhores jogos lançados para o SNES,joguem logo!

FRONT MISSION

Yoshitaka Amano é mesmo espetacular!Isso aqui é uma obra de arte!
Eis aqui,um dos primeiros (se não o primeiro) Tactical RPG,ou Strategic RPG.
Front Mission,lançado pela Square para o Super Nintendo,é uma pérola "Only in Japan".Mas o que isso significa?
É um daqueles jogos (nesse caso,jogaço) que infelizmente não saíram do Japão,como o já citado Dragon Quest (eu jogava em JP,mas já temos uma versão até em PT-BR na rede).
Sua jogabilidade é única,você começa com um robô padrão,e a medida que vai batalhando,ganha experiência e dinheiro para personaliza-lo completamente,desde as pernas até a cabeça e as armas.
Falando dos combates,é aqui que FM se diferencia dos outros.
Você entra em uma missão,e nela,terá que gerar estrátegias com seus Mechs,movimentando-os por meio de blocos,e dependendo da sua personalização,ele pode andar menos ou mais,e a diferença não é só nas pernas,pois cada arma,braço,ou corpo,tem suas próprias características.
Continuando sobre o combate,quando está perto de um inimigo (depende muito também do alcance da arma),você pode atacar com as armas disponíveis,podendo acertar no Body/Corpo, Legs/Pernas e Arm/Braço (direito e esquerdo separadamente).Se destruir as

Pernas,seus movimentos ficarão limitados,o que fará com que ele ande bem menos,destruindo os Braços (a menos que elimine só um,e ele tenha uma arma disponível no outro Braço) ficará sem ataques,e se destruir o Corpo,ele é completamente destruído,mesmo se não tiver afetado as outras partes.
A partir de uma parte do jogo,os Mechs evoluem drasticamente,e podem até escolher qual parte acertar,o que não quer dizer que eliminará os oponentes rapidamente (eles também podem decidir em qual parte irão acertar!).
Em FM também existe um modo chamado "Colosseum" ou "Battle",que consiste em apostar um dinheiro em uma batalha contra um oponente selecionável (quanto maior o valor da aposta,mais difícil o oponente será).Resumindo,a jogabilidade é/foi muito inovadora e funcional.
OBS:Esqueci de mencionar que você pode apelidar o seus Mechs (o meu se chamava Havoc).
Graficamente falando,FM tem visuais fotorealistas (para um Snes),os Mechs tem muitos detalhes,e nem mesmo com a pior das personalizações,eles ficam muito feios,pois tem designs impressionantes,com muitos detalhes,e além disso,eles tem animações fluídissimas durante as batalhas.Sobre a qualidade sonora,ele cumpre seu papel,apresentando efeitos sonoros que usaram muito bem o chip do SNES,e soundtracks meio que correspondem aos momentos do jogo,seja de drama ou batalha.
E o enredo de FM é simplesmente magnífico,muito maduro,controverso (só pelo começo já é vísivel essas características),bem escrito e complexo,assemelha-se muito à série Metal Gear Solid.
Com tudo isso,Front Mission é um jogo diferente de todos os outros RPGs,um jogo excelente,recomendo a todos.

 GUN HAZARD
SPIN-OFF: FM recebeu um Spin-Off,chamado Gun Hazard,semelhante a Cybernator e Metal Warriors,mas com aspectos de RPG,e é um game bem longo mas não enjoativo,espero que deem uma chance a ele.

SUPER MARIO RPG:THE LEGEND OF SEVEN STARS

Está aqui o Mario,um personagem que só recebe jogos iguais,segundo muitos caras na internet.
Primeiramente falando pra esses caras,todo Mario muda ou evolui completamente de um pro outro,não adianta falar que não.
Nesse caso,Mario entrou para o mundo dos RPGs graças a Nintendo e Squaresoft,e em grande e bom estilo.
A jogabilidade de Super Mario RPG é muito variada,pois é uma mescla de um jogo de plataforma isómetrico (fora dos combates) + RPG.
No seu combate,basicamente tudo depende do ritmo,isto é,em que momento os botões são pressionados,por exemplo,se você apertar "A" na hora certa na técnica "Jump" do Mario,ele dará dois hits no oponente,e as características das magias são totalmente diferentes (a menos que seja um upgrade),possibilitanto várias combinações entre os personagens.
Como eu já disse,SMRPG se torna um game de plataforma fora das batalhas,é preciso habilidade para passar de algumas seções,e já digo que,muitas são complexas,e pra completar,ainda tem os quebra-cabeças,que também são complexos (se vai dar dor-de-cabeça ou não,depende de tu).

E gráfico excelente é que não falta em Super Mario RPG,que usa a técnica da pré-renderização (mais conhecida em Donkey Kong Country e Killer Instinct),gerando personagens e cenários com aspecto de massinha de modelar,é surpreendente,dou parabéns a Big N e a Squaresoft,fizeram um trabalho único com o visual desse jogo.
Sonoramente,também não falha,pelo oposto,nos proporciona uma trilha sonora memorável,as músicas passam todo o feeling (clima) do jogo,e pra quem sempre fala que Mario não tem história boa,aqui está uma dele,que é simples mas bem escrita e emocionante,que conta com personagens carismáticos e consequentemente,marcantes.
Por fim,essa é mais uma obra-prima do mundo dos games,se você não jogou,vá jogar,pois é um jogo "Super".

Estou chegando ao fim da postagem,mas felizmente,ainda temos as Menções Honrosas:
TREASURE HUNTER G

TREASURE OF RUDRAS


FIRE EMBLEM MYSTERY OF THE EMBLEM,GENEALOGY OF THE HOLY WAR E THRACIA 776


BAHAMUT LAGOON


 STAR OCEAN

SÉRIE SOUL BLAZER (SOUL BLAZER+ILLUSION OF GAIA+TERRANIGMA)


ROMANCING SAGA 1,2 e 3


LIVE-A-LIVE

LUFIA I e II


TALES OF PHANTASIA

FAR EAST OF EDEN

BREATH OF FIRE 1 e 2

DUAL ORB 1 e 2


THE 7TH SAGA

SHADOWRUN


SECRET OF EVERMORE


ULTIMA VI e VII


TACTICS OGRE

YS  III,IV e V


SHIN MEGAMI TENSEI/PERSONA

Obrigado SearchXD por me lembrar dele

Antes de terminar,não posso esquecer de responder a uma pergunta,que sei que muitos irão fazer:
"Cadê o Zelda A Link to the Past?"
Para falar a verdade,eu não o considero um RPG,pois ele é diferente e único,maior que tudo isso que foi dito no post,claro,não é melhor que todos esses jogos juntos,mas A Link to the Past é especial,mescla elementos de vários tipos jogos,então pra mim ele não tem um gênero específico.

Infelizmente chegamos ao fim do post,por favor,não deixe de comentar,e gostaria de agradecer o Shadow Mario por ter me encontrado,estou cada vez mais gostando do blog,e também agradeço a todos os colaboradores do United Gamers Brasil.Comentem aí,e até a próxima!