Chrono Trigger
Ressurrection
Produção: Chrono Trigger Ressurrection Team (UpCoder) (CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O NOME DOS PRODUTORES)
Gênero: RPG
Plataforma: Nintendo
64
Jogadores: 1
Ano: 2004
Idioma: Inglês
Status: Cancelado
Com o tempo passando e o desejo de uma continuação de Chrono
Trigger estar tomando cada vez mais os corações dos fãs, um grupo de
desenvolvedores decidiu trabalhar em uma versão 3D de Chrono Trigger para
Nintendo 64. Eles tinham como objetivo satisfazer as almas penadas e acalmar os
representantes da Square, destruindo polêmicas criadas até o momento (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS DETALHES)). O projeto estava sendo desenvolvido em 2004
e começou à ganhar fama após a equipe começar a postar vídeos, notícias e
screenshots durante o desenvolvimento do game.
Logicamente, durante esse período, muitas pessoas foram
felizes. É fato que a taxa de suicídios diminuiu, seres boqui-abertos tomaram o
globo paradas cardíacas tornaram-se mais freqüentes. Nessa época, tínhamos uma
ótima visão do quê parecia estar se tornando um ótimo jogo.
Mas, a felicidade durou pouco. A primeira ocorrência de
Direitos Autoriais, envolvendo Chrono Trigger aconteceu. Com o projeto ganhando
um rumo interessante, a empresa dona da franquia, Square-Enix, decidiu ameaçar
com processos os produtores de Chrono Trigger Ressurrection, pois acreditava
que o jogo estava ficando “profissional demais”. O endereço de IP foi rastreado
pela empresa, que começaria a tomar as devidas providências, se eles não
cancelassem o projeto. Os desenvolvedores mal podiam acreditar que estavam
correndo tal risco, após postarem inúmeras vezes informações do game em um site
– eles também não acreditavam que estavam sendo provocados pela Square!
Em nossa humilde opinião (e com humilde, queremos dizer
‘direta e arrogante’), a decisão da Square soa como um soco na cara, provando
que a empresa não dá a mínima para o quê seus fãs pensam e se interessante pelo
essencial que é, obviamente, o dinheiro. E antes que alguém nos critique e
pense em nos processar também, não iremos negar que a $quare não possui
fundamento sólido para tomar essas atitudes. Porém, nada impedia a empresa de
entrar em um acordo que visasse favorecer todos os lados (isso incluiu os
milhões de usuários que acessaram as páginas do game), especialmente porque a
empresa “Square-Enix” e suas produções eram citadas como homenagens. Mesmo com
o nosso pouco conhecimento de economia, mercado exterior e decisões japonesas,
sabemos que existiam métodos alternativos.
Quem sabe, ela poderia ter tomado outras precauções... Como,
abriria brechas para que a empresa se responsabilizasse pelo projeto, ou alguma
produção alternativa relacionada ao 3D. Ela, até mesmo, poderia ter utilizado o
projeto para se auto-promover!
Mesmo que a empresa não quisesse favorecer lado algum, ela
simplesmente poderia ter ignorado o projeto. Mesmo que isso significasse
utilizar suas criações, ela não sairia prejudicada. A Square poderia até bancar
tudo, se algum problema pequeno surgisse. Principalmente, como o próprio game
afirmava, ele não visava fins lucrativos. Os autores de simplesmente o estavam
produzindo por amor. Diferentes dos produtores de CTR (que estão misteriosamente
desaparecidos) a $quare envolve amor em tudo o que cria, mas não em tudo o que
faz. Ao cancelar o game, a $quare só provou que ao invés de analisar a
situação, ela decide simplesmente eliminar à todos.
Chrono Trigger Ressurrection não quis dizer nada que a grana
gerada dali para frente irá continuar enchendo os cofres da empresa (ou os
baldes que eles colocaram do lado dos cofres, que já estão bem cheinhos).
Afinal, as pessoas continuariam adquirindo produções geniais, mesmo assim – e o
império Square-Enix dá continuidade a seus planos de dominação planetária.
Falou e disse. Chrono Trigger Ressurrection se tornou uma
experiência única que somente os seus próprios produtores presenciaram.
Curiosamente, o site de produção do game ainda existe (PARA ACESSÁ-LO, CLIQUE AQUI).
Além de ter feito o pênis da Square parecer ainda menor,
esse foi o início de uma rebelião de processos para cancelar projetos. Parece
que a Internet não é tão anônima quanto parece...