Chrono Trigger Ressurrection

Chrono Trigger Ressurrection

Produção: Chrono Trigger Ressurrection Team (UpCoder) (CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O NOME DOS PRODUTORES)
Gênero: RPG
Plataforma: Nintendo 64
Jogadores: 1
Ano: 2004
Idioma: Inglês
Status: Cancelado

Com o tempo passando e o desejo de uma continuação de Chrono Trigger estar tomando cada vez mais os corações dos fãs, um grupo de desenvolvedores decidiu trabalhar em uma versão 3D de Chrono Trigger para Nintendo 64. Eles tinham como objetivo satisfazer as almas penadas e acalmar os representantes da Square, destruindo polêmicas criadas até o momento (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS DETALHES)). O projeto estava sendo desenvolvido em 2004 e começou à ganhar fama após a equipe começar a postar vídeos, notícias e screenshots durante o desenvolvimento do game.

Logicamente, durante esse período, muitas pessoas foram felizes. É fato que a taxa de suicídios diminuiu, seres boqui-abertos tomaram o globo paradas cardíacas tornaram-se mais freqüentes. Nessa época, tínhamos uma ótima visão do quê parecia estar se tornando um ótimo jogo.

Mas, a felicidade durou pouco. A primeira ocorrência de Direitos Autoriais, envolvendo Chrono Trigger aconteceu. Com o projeto ganhando um rumo interessante, a empresa dona da franquia, Square-Enix, decidiu ameaçar com processos os produtores de Chrono Trigger Ressurrection, pois acreditava que o jogo estava ficando “profissional demais”. O endereço de IP foi rastreado pela empresa, que começaria a tomar as devidas providências, se eles não cancelassem o projeto. Os desenvolvedores mal podiam acreditar que estavam correndo tal risco, após postarem inúmeras vezes informações do game em um site – eles também não acreditavam que estavam sendo provocados pela Square!

Em nossa humilde opinião (e com humilde, queremos dizer ‘direta e arrogante’), a decisão da Square soa como um soco na cara, provando que a empresa não dá a mínima para o quê seus fãs pensam e se interessante pelo essencial que é, obviamente, o dinheiro. E antes que alguém nos critique e pense em nos processar também, não iremos negar que a $quare não possui fundamento sólido para tomar essas atitudes. Porém, nada impedia a empresa de entrar em um acordo que visasse favorecer todos os lados (isso incluiu os milhões de usuários que acessaram as páginas do game), especialmente porque a empresa “Square-Enix” e suas produções eram citadas como homenagens. Mesmo com o nosso pouco conhecimento de economia, mercado exterior e decisões japonesas, sabemos que existiam métodos alternativos.

Quem sabe, ela poderia ter tomado outras precauções... Como, abriria brechas para que a empresa se responsabilizasse pelo projeto, ou alguma produção alternativa relacionada ao 3D. Ela, até mesmo, poderia ter utilizado o projeto para se auto-promover!

Mesmo que a empresa não quisesse favorecer lado algum, ela simplesmente poderia ter ignorado o projeto. Mesmo que isso significasse utilizar suas criações, ela não sairia prejudicada. A Square poderia até bancar tudo, se algum problema pequeno surgisse. Principalmente, como o próprio game afirmava, ele não visava fins lucrativos. Os autores de simplesmente o estavam produzindo por amor. Diferentes dos produtores de CTR (que estão misteriosamente desaparecidos) a $quare envolve amor em tudo o que cria, mas não em tudo o que faz. Ao cancelar o game, a $quare só provou que ao invés de analisar a situação, ela decide simplesmente eliminar à todos.

Chrono Trigger Ressurrection não quis dizer nada que a grana gerada dali para frente irá continuar enchendo os cofres da empresa (ou os baldes que eles colocaram do lado dos cofres, que já estão bem cheinhos). Afinal, as pessoas continuariam adquirindo produções geniais, mesmo assim – e o império Square-Enix dá continuidade a seus planos de dominação planetária.

Falou e disse. Chrono Trigger Ressurrection se tornou uma experiência única que somente os seus próprios produtores presenciaram. Curiosamente, o site de produção do game ainda existe (PARA ACESSÁ-LO, CLIQUE AQUI).


Além de ter feito o pênis da Square parecer ainda menor, esse foi o início de uma rebelião de processos para cancelar projetos. Parece que a Internet não é tão anônima quanto parece...