Jogos Underrated/Underground - SNES PARTE 1

Olá leitores e leitores,estou chegando com uma nova seção para o blog,chamada "Jogos Underrated".
O propósito dela,é mostrar games que foram avaliados da maneira incorreta e que geralmente vendem pouco,devido a essas avaliações mal feitas,ou por ser lançado apenas em um país específico (pode ser também por um marketing ruim).
Espero que gostem! :)

1-R-TYPE III - THE THIRD LIGHTING
R-Type 3 foi desenvolvido pela Irem Softwaress,lançado para o Super Famicom/Nintendo em 1993,época em que clássicos como Batman Returns e Mortal Kombat foram lançados para o mesmo console.
JOGABILIDADE NÃO IMPORTA...OPS!!!
Este game é um Shoot'em Up.que tem uma jogabilidade peculiar para sua época.
Você controla uma nave de combate (essa daí que está na capa),e antes de começá-lo,escolhe três tipos de "armas ajudantes",que dependendo dos objetos coletados nas fases,os tiros variam bastante,assim,as armas abrem um leque de possibilidades.
Em meio as missões,você pode pegar suprimentos que acabam ajudando muito,como uma espécie de bolinha,que além de atirar,te protege de tiros vindo de cima/baixo,e há como deixar sua arma ajudante livre vagando pelo cenário - e inclusive passa-la para a parte de trás da nave - o que pode ser uma estratégia boa ou ruim,e claro,tudo depende de você.
Um elemento que eu não posso esquecer de mencionar,é que o tiro normal pode ser carregado,e de acordo com o tanto que a barrinha encher,o tiro vai sair maior (como em Megaman X),e tem um tiro secundário,que se for carregado ao máximo,te dá um monte de tiros por um tempo limite,mas é melhor se preparar pois depois disso,você não vai poder mais atirar (ainda bem que é por um tempo limitado).
E como de costume,R-Type III é um game difícil como todos aqueles "Shumps".
Bom...quem dera.
Sabe aquelas melecas amarelas lá em cima?Pois é,se caírem em você,já era.
Podemos dizer que este game é um dos mais hardcore de todos os tempos,você vai ter um Continue ou Game Over a cada fase,pois elas não te perdoam,e os inimigos também não.R-Type III é um tipo de jogo que no começo você fala "Vou conseguir!" mas daqui a 10 minutos estará desistindo,meu Deus,acho que poucas pessoas conseguiram terminar ele.
Só conseguirá zerar ele se repetir e memorizar as fases várias vezes,elas tem muitas armadilhas para te atrapalhar (a PRIMEIRA FASE é difícil).Infelizmente,isso acaba sendo um defeito,que acabou afastando muitos jogadores (até os hardcores),que se "renderam" ao game.
OBS:Se você encostar em qualquer bicho ou objeto do cenário,você morre. O_O

No quesito visual,"RT3" se destaca e muito,os efeitos dos tiros são de se impressionar,as animações dos inimigos são surpreendentes,e em muitas vezes os cenários utilizam o efeito do Mode 7 para dar uma sensação de 3D,mas só vendo um vídeo rodando para perceber todo o espetáculo.
A trilha sonora do game é primorosa,apostando em Rocks pesados que vão te empolgar para ultrapassar as fases,parabéns a Irem pelo excelente trabalho:

Vejam o gameplay do meu amigo Kobayashi (Thanks Koba!):



2 - Gun Hazard
Aqui está o game que eu considero um dos mais underrated de toda a história dos games.
Gun Hazard é o primeiro Spin-off da série não menos  underrated,Front Mission,um game de estratégia extremamente avançado e complexo.Lançado para o Super Famicom pela Square Enix,e desenvolvido pela Omiya Soft,basicamente pegaram todos aqueles que trabalharam em Cybernator e Metal Warriors e juntaram suas características com a da própria série (FM).
A jogabilidade de Gun Hazard também é única.
Você controla um Wanzer (um robô de combate que pega emprestado alguns elementos de tanques de guerra) em uma visão 2D,ou seja,é um "sidescroller" com aspectos de RPG.A física de GH é avançada demais,dá para perceber todos os detalhes do Wanzer se mexendo,uma prova é que,se você destruir um inimigo e estiver muito perto,a explosão fará com que o seu Wanzer tome dano.
Mas o diferencial de Gun Hazard é a sua parte RPG.Aqui você pode personalizar o seu robô desde os pés até a cabeça,colocando escudos,jetpacks,5 gadgets (que são alternados no meio das missões por meio do botão X),e acredite ou não,até um motorzinho para correr mais (basta apertar "frente,frente" ou "trás,trás").

 E não,ainda não acabou pois você poderá também customizar o seu personagem,colocando armas e dando um upgrade na sua roupagem,ou até personalizar os seus parceiros,comprando novas peças ou um novo body completo (resumindo,um novo Wanzer).Também pode-se dar um up nas suas próprias armas,e comprar munição e itens.que são essenciais em missões mais longas.
As fases de Gun Hazard tem objetivos específicos,que são informados antes delas começarem,então le...infelizmente o game só foi lançado no Oriente,isso fez com que muitos se afastassem dele.Há jogadores que não sabem nem terminar as fases,porque quando você vai terminar aparece uma setinha apertando para baixo,e não,o game não indica nenhum comando (sacanagem né?) , mas eu vou lhe falar:
É só apertar baixo + B.
Aposto que quem não sabia deu um pulo de alegria agora hehe.
O roteiro de Gun Hazard é equivalente ao de Metal Gear Solid (não tô zuando),tem uma trama que vai até te emocionar,você vai se envolver nessa história que conta com vários problemas políticos e tudo mais,mas lembre-se,isso só será possível com a tradução que foi lançada para o inglês,ou se você for um ninja (conseguir ler e entender japonês XD).
Os gráficos são impressionantemente impressionantes,tem horas que você vai parar e vai ficar vidrado com a qualidade absurdamente absurda,acho que não tem nenhum game sidescroller com um visual tão bom assim (lembrando "sidescroller" e não "plataforma").Veja com seus próprios olhos:


E a trilha sonora?A,é composta apenas essas pessoas aqui:Nobuo Uematsu,Yasunori Mitsuda,Masashi Hamauzu,e Junya Nakano.Nem preciso falar,é só ouvir:




 3 - Super Bomberman 4

AAAA,Super Bomberman 4 para mim significava longas horas de diversão,como era bom.
Lançado pela Hudson Soft quase que no final de vida do Snes e somente para o Japão,foi uma sequência digna de aplausos,mas muitas pessoas não tiveram essa oportunidade.
A jogabilidade é praticamente tudo em Bomberman,aqui você controla o homem bomba,e tem como objetivo aniquilar o seu adversário com...bombas.Mas não é só isso,pois as fases variam muito,algumas tem até portais que funcionam como as Warp Zones do Super Mario Bros,e cuidado,quase todas tem armadilhas fatais (seja os inimigos,ou o cenário mesmo).
De começo,você tem apenas uma habilidade,que é a de soltar bombas,entretanto,ao longo das missões,itens aparecem (quando os blocos são quebrados),e existem vários,vou citar alguns:
  • Multiplicador de Bombas - quanto mais você pegar,mais bombas você vai ter.
  • "Fantasma" - permite passar em cima de blocos.
  •  Empurrão - esse item te possibilita empurrar o adversário e as bombas (muito útil).
  • Agarrão - serve para segurar o adversário/amigo e jogá-lo,também serve para tacar bombas.
  • "Aumentador de Bombas" - aumenta a potência da bomba.
  • Bomba relógio - a bomba só estoura quando você quiser (apertando o botão B).
  • Bomba espinho - tem uma potência imensa,e pode até atravessar os blocos (tome cuidado). 
Lembrando que esses são só alguns itens,que dependendo da sua habilidade e da dos oponentes pode variar muito a jogabilidade.Além disso tudo,existem os que eu chamo de "partners",que são bichinhos que você monta em cima e tem suas próprias características:

ORGÂNICOS:
 Triceradops:solta bomba espinho.       
Angora:pode voar em cima de blocos.
Swim:movimenta-se rapidamente.
Hagehage:destrói blocos.

Bobo:aumenta o raio de explosão.
Crazy Balloon:passa por cima das bombas.

MECÂNICOS:
  Dogun Jr.:chuta bombas.
Ponpon:soca bombas.
Daruman:velocidade máxima!
Dancing Clown:solta projéteis que paralizam os inimigos.Eu o chamo de "soninho".
Bomb Tank:abaixa a velocidade de inimigos com suas balas.
Gamefurai:usa um ataque kamikaze (tome muito cuidado!).
Pakkugan:solta bombas que ocupam boa parte da tela.

O game tem um modo história,em que na última fase de cada mundo (são 5),você enfrenta um chefe do grupo chamado "The Four Bomber Kings" que tem habilidades especiais que podem ser ativadas com o botão B,e pode-se jogar com 2 jogadores.
E há também o modo Battle,em que é possível escolher várias opções para a partida,inclusive é possível jogar multiplayer,escolher os itens,dificuldade,etc.
Os gráficos de Super Bomberman 4 são bem simples,nada de mais,nada de menos mas são muito agradáveis,e a trilha sonora apesar de ser curta é magnífica:


4 - Kirby Dream Land 3

Um dos motivos para este game ser muito underrated: ele foi o último game First Party lançado para o Super Nintendo nos EUA.
Kirby's Dream Land 3 tem uma jogabilidade fantástica,você controla o Kirby e como de costume pode adquirir a habilidade dos inimigos,bastando apenas sugá-los,mas agora você acompanhado desse carinha azul (na capa),que opcionalmente,pode ser controlado no segundo controle.
E agora estão disponíveis também alguns outros parceiros com suas vantagens e desvantagens,por exemplo,o peixe nada muito rápido mas pula bem baixo.Um elemento muito importante é que dependendo do bicho que você pega,as mesmas habilidades mudam (EX:se você pegar a habilidade "guarda-chuva",o peixe plana com o guarda-chuva,já com a coruja,ele gira).E em todas as fases,algum amigo vai pedir ajuda para completar um objetivo específico,e se completar,irá ganhar uma Heart Star,e se todas forem coletadas,bem...só digo que é uma excelente recompensa (não quero falar o porque).
Por ser praticamente o último game lançado para o SNES,Kirby's Dream Land 3 tem gráficos lindos,um dos melhores no console,e utiliza um efeito chamado "pseudo high-resolution".
A trilha sonora também cumpre muito bem o seu papel,apresentando músicas animadas e o melhor:não cansam.



Então gente,chegamos ao fim da postagem.Mas não se preocupe,pois em breve virei com mais artigos para vocês.
Até a próxima,um abraço para todos!