Análise: Super Mario Bros. Special


Creio que todos saibam que a Nintendo tem vários jogos obscuros, feitas por ela mesmo ou por outras produtoras. Lembram de minha Análise Escrota do Hotel Mario? Pois bem, é algo do tipo. Porém, por que incrível que pareça, Super Mario Bros. Special não é tão ruim assim.

Essa postagem vai ser a minha última postagem por esses dias. "Como assim Shadow Mario?", pois bem, irei jogar vários jogos que encomendei, e na outra semana tentarei analisar todos eles. Enfim, vamos para a analise!


Super Mario Bros. Special foi produzido pela Hudson Soft (Sim, a mesma produtora de Bomberman e da série Mario Party) e distribuído pela Nintendo, lançado originalmente para o NEC PC-8801 em 1986, apesar que sua existência só foi descobrida em 2003. Embora esse Game seja considerado uma sequência do primeiro jogo, ele na verdade é um Remake com novas fases, novos itens e novos inimigos.


Não se engane, os gráficos são assim mesmo. O NEC PC-8801 era um "console" muito limitado feito pela Hudson, então o jogo sofreu várias alterações nos gráficos. Falando em gráficos, devo concordar que eles são bem feios, e os sons são bem toscos se comparado ao lançado para NES.

As fases são totalmente novas, talvez o porquê das pessoas o considerarem uma sequência. São oito mundos, cada um tendo quatro fases. A história é praticamente a mesma, então porque raios esse jogo merece destaque?

Simples: Seus itens. Por mais que não achei imagens deles (Se tratando de um jogo raro da série), irei descreve-los para vocês:

Hu-Bee - A abelha do logotipo da Hudson, também conhecida como seu mascote (E você achava que era o Bomberman né?). Se o jogador encontra esse item, ele será premiado 8000 mil pontos (Mais de 8000!).

Martelo - O mesmo usado no jogo Donkey Kong de Arcade. Tem o mesmo efeito, embora também seja usado para matar os Podoboos (Os foguinhos que pulam da lava nos Castelos).

Relógio - Ao coletar isso, o jogador irá receber mais 100 segundos (E acredite, o tempo nesse jogo passa bem rápido, fazendo o item ser uma benção de tão útil).

Wing - Coletar esse item faz com que Mario comece a nadar no céu (Como se estivesse na água mesmo, é bem útil para passar as fases com mais facilidade).

Lucky Star - Apesar do nome, não é um tipo de Star da série. Esse item é só encontrado no Mundo 4-1, e ao ser coletado, faz todos os inimigos da tela morrerem (Bem útil, acredite).

Seus olhos estão lagrimando, não é mesmo?
Os inimigos do jogo são os mesmos de Super Mario Bros. 1, com a adição de 5 novos: Barril (Do Donkey Kong Original de Arcade mesmo), Fogo (Também do Donkey Kong de Arcade), Sidestepper (As tartarugas do Mario Bros de Arcade), Fighter Fly (Os besouros ou mosquitos do Mario Bros de Arcade) e Icicle (As estalactites do Mario Bros de Arcade).

Talvez o maior problema desse Game é seu estilo. Ele não é um Game Side-Scroller, mas sim um daqueles jogos de prosseguir por tela. Não sabe bem? Vou botar um vídeo do Canal MrPodoboo, cujo fez um Detonado inteiro desse jogo. Confiram se quiser, ficou muito bom o Detonado. Enfim, vejam o vídeo:


Viram bem? A jogabilidade desse é uma merda. Exatamente, uma merda. Os pulos são terríveis, a tela não ajuda e os gráficos... Ah, eles são bem toscos. Até dá pra entender por causa da limitação do "console", mas os outros problemas são por erros graves dos desenvolvedores mesmo.

"Então Shadow Mario, esse jogo é ruim ou bom?"

Então jovens, isso depende da opinião de cada um. Já joguei esse jogo, e achei mediano. Os controles são terríveis e a câmera não ajuda em nada. Mas as fases, itens e inimigos são bem bacanas, e trás um Nostalgia dos jogos do Mario de Arcade.

Vale citar que esse jogo não tem Multiplayer, ou seja, sem Luigi no jogo. Você está sentido falta de uma ROM para jogar esse jogo, certo? Infelizmente, não existe nenhuma. O cidadão do vídeo jogou o jogo no próprio "console". Porém, existe um Fan-Game chamado Super Mario Bros. Crossover 3.0 (Um dia faço um post dele), que traz vários personagens dos 8-Bits nessa aventura. As fases são as mesmas do próprio Super Mario Bros. Special, com direito de até os mesmos gráficos.

O link para jogar o Fan-Game é esse aqui.

Prós:

As fases são totalmente novas e bem criativas.

Os itens são bem úteis e alguns até Nostalgicos.

Os inimigos são Clássicos e se encaixaram bem no jogo.

Contras:

Os gráficos são terríveis.

A jogabilidade é ruim e os pulos são incontroláveis.

A câmera chega a ser pior do que a dos jogos 3D da série.

Nota: 5.0

Conclusão: Super Mario Bros. Special é um jogo de altos e baixos. Seus defeitos fodem bastante com o jogo, mas suas novidades deixam o jogo com um ar especial. Recomendo esse jogo só para os fãs mais Hardcores do encanador, já que é um jogo bem difícil e quase ao mesmo nível de Super Mario Bros: The Lost Levels. Não é um ótimo jogo não, mas está longe de ruim. Não devemos considerar esse Game ao mesmo nível de Hotel Mario, Mario is Missing e Mario's Time Machine.

Gostou da postagem? Comente e deixe sua opinião. Dicas de postagens e sugestões são muito bem-vindas. Grande abraço para todos, vejo vocês na outra semana. Essa postagem termina por aqui caros leitores, até a próxima postagem! =D