Analise: Super Mario Sunshine


Saudações caros leitores! Trago para vocês a analise do jogo que pra mim, é o melhor Super Mario 3D já lançado até hoje (Super Mario Galaxy? Não). Super Mario Sunshine, lançado para o GameCube em 2002, trazendo o Universo do encanador para uma aventura Tropical e muita Nostálgica para mim. Sem mais delongas, vamos lá!


A história do jogo começa com Mario, Peach e Toadsworth viajando de avião para Dolphin Island, uma pacífica ilha com belas praias e alguns campos. Durante um vídeo apresentando a ilha, Princesa Peach nota uma silhueta estranha que lembra bastante o próprio Mario. Ao chegarem na ilha, a Toad Brigade (Grupo de Toads) os alerta de uma gosma estranha no chão, e Toadsworth pede para Mario tentar resolver o problema. Novamente, a Princesa Peach vê a tal sombra que tinha visto anteriormente no avião, mas quando alerta Toadsworth e vê o lugar, a tal sombra não está mais lá.

Vagando pela Delfino Airstrip, o encanador encontra F.L.U.D.D (Flash Liquidizer Ultra Dousing Device), um dispositivo de água criado pelo cientista E.Gadd (Sim, o mesmo de Luigi's Mansion), que pretende ajudar o encanador a limpar a gosma. Mal sabe o encanador que aquilo na verdade é uma Polluted Piranha Plant, que estava afundando as pessoas do lugar com sua gosma. Após derrotá-la, alguns guardas Pianta prendem o encanador por vandalismo e pichação na ilha.

Em um tribunal, um Pianta, que está fazendo a acusação, explica ao Juiz que Mario está fazendo poluição na ilha, enfraquecendo as Shines Sprites, fonte de poder e iluminação que está na ilha a séculos. Apesar de Peach e Toadsworth tentarem defender Mario, ele é preso mesmo assim. F.L.U.D.D explica mais a Mario sobre as Shines Sprites, que haviam sumido da ilha após toda essa poluição. Os policiais liberam Mario, o obrigando a limpar toda a ilha, ou não sairia de lá legalmente.

Após eliminar outra Polluted Piranha Plant, Mario encontra o verdadeiro criminoso da história: Shadow Mario, um Doppelganger que possui a aparência idêntica de Mario e um objeto chamado Paintbrush, capaz de criar praticamente tudo com uma gosma chamada Goops (Ou Graffiti). Shadow Mario sequestra a Princesa Peach, mas é detido por Mario e foge com um portal feito na estátua simbólica da Delfino Plaza. Eis então que começa a aventura de Mario para limpar toda a ilha e derrotar Shadow Mario.


O Gameplay do jogo é algo excepcional. Enquanto seu antecessor, Super Mario 64, trazia vários golpes e pulos acrobáticos, além de Power-Ups, Super Mario Sunshine segue um conceito diferente. Todos os golpes do encanador foram removidos, já que 70% do jogo usamos o F.L.U.D.D, mas suas acrobacias ficaram mais extensas, podendo até dar um mortal pra trás e um giro após tocar parede. Os Power-Ups também são inexistentes aqui, mas não precisa chorar. Em certas horas que o jogador ir avançando no jogo, Shadow Mario irá aparecer em Delfino Plaza (Área central do Game) com um novo item. Se você derrotá-lo, aquele item será de seu uso.

Falando em Delfino Plaza, ela funciona como o Castelo da Peach no Super Mario 64. Inicialmente só temos Bianco Hills como fase (Com várias missões bem elaboradas que geram um estrela), mas depois desbloqueamos no tempo Ricco Harbor, Gelato Beach, Pinna Park, Sirena Beach, Noki Bay, Pianta Village e Corona Mountain. Cada fase apresenta 8 desafios, sendo que cada uma também apresenta um Boss. O jogo tem um total de 9 Bosses (E 3 Mini-Bosses), sendo que o que mais encontraremos, obviamente, é o Shadow Mario. Não vou fazer Spoiler sobre os Bosses, só digo que o Eely-Mouth é um dos melhores que já lutei na minha vida Gamer, é muito criativo e divertido.


O jogo apresenta Leveis Secretos, que acredito terem sido uma das inspirações para fazer o Super Mario Galaxy, já que o Level Design das fases lembra bastante. Aqui, Shadow Mario rouba o F.L.U.D.D do encanador e devemos passar dessas séries de desafios. Parece fácil, mas não é nenhum um pouco. Devemos girar em torno de cubos que se movimentam, pular sobre plataformas altas antes de cair no abismo e etc, tudo isso com apenas os saltos do encanador. E levando em conta que estamos sem as habilidades do dispositivo, a coisa fica bem feia aqui. Vale citar que essas fases foram feitas, principalmente, para agradar as pessoas do velho estilo do Super Mario 64.

Sobre o F.L.U.D.D, ele apresenta 4 habilidades, sendo que duas nós já temos desde o inicio. A primeira é o tiro de água, ótimo para matar inimigos de gosma e para acertar alvos. A segunda é uma espécie de mochila ajato, onde podemos voar para cima por um curto período, mas acredite, isso ajuda muito. A terceira é um tipo de foguete, onde se segurarmos o poder de lançamento da água, iremos dar um salto muito alto, que é excencial para chegar em lugares mais altos. A quarta e última é um turbo, que te faz correr muito rápido com o dispositivo, podendo até mesmo usá-lo na água, o que é muito bom para pegar Shines Sprites escondidas. Mas cuidado: A água do F.L.U.D.D não é infinita, então é sempre bom enchê-lo em algum lugar.


Existe também uma loja de moedas azuis, onde com 10 delas podemos comprar uma Shine Sprite. Essas moedas estão escondidas no jogo, e existe um total de 240 delas. O jogo tem 120 Shines Sprites, então se você quer completá-lo 100%, é bom ficar de olho no cenário, buscando sempre as moedas azuis. Uma curiosidade legal de citar, é que os vendedores da loja, são dois Tanookis! Sim, uma bela homenagem ao Super Mario Bros. 3, não é mesmo?

Agora vamos falar dos comandos do Game. No R você usa as funcionalidades do F.L.U.D.D, no L se você estiver com a função de atirar água, você pode mirar e, se pular, pode dar um Ground Pound. No A você pula, padrão da série, no B você pode pegar objetos, conversar com os personagens e, se estiver correndo, deslizar no chão. No X você pode trocar de função do F.L.U.D.D e no Y dar um Zoom na tela. Já o Z, serve como um Guia de Menu.


O jogo apresenta uma grande quantidade de inimigos. Temos além das criaturas feitas de gosma, vários inimigos clássicos da série, como Bullet Bills, Monty Moles, Bob-Ombs (Que por sua vez apresentam um visual mais digital), PokersBoos, Chain Chomps e etc. Infelizmente, Goombas e Koopa Troopas não possuem presença nenhum nesse Game, mas existem 2 inimigos que são baseados nestes dois: Strollin 'Stus, que age de maneira idêntica aos Goombas e Electro-Koopas, que são uma subespécie dos Koopa Troopas.

Os Bloopers também aparecem aqui, mas diferente dos outros jogos da série, estes conseguem ficar fora da água. Aliás, os queridos (Pelo menos pra mim) Skeeters do Super Mario 64 também possuem sua presença de destaque aqui. Os novos inimigos se constituem em Cataquacks (Que retornaram no Super Mario Galaxy), Abelhas (Padrão na série atualmente), Sleepy Boos (Boos sonolentos, na tradução), Chain Chompletes e etc.


Graficamente, Super Mario Sunshine é lindo. Os cenários tropicais são de encher os olhos e, até mesmo os campos, são muito bonitos. Dou destaque a parte do jogo que você encontra Girassóis, que são inexplicavelmente lindos! O visual desses personagens é bem Cartoon, o que os deixou bem bonitos. O jogo tem efeitos de luz e sombra bem bacanas, e a água desse é muito bem feita. É bom citar que, Shadow Mario, por ser feito de algo parecido a gosma, possui reflexos em seu corpo. Funcionam muito bem, qualquer área do jogo é refletida de forma muito bem feita.

Como eu tinha dito antes, Shadow Mario é o Boss que vai mais aparecer no jogo, afinal, é o principal antagonista. Existiram várias fases onde teremos que persegui-lo, atirando água em seu corpo até ele desistir e te dar a Shine Sprite. Também existe uma série de desafios do Piantissimo II, que apesar do nome, não é um Pianta de verdade. Ele irá nós desafiar várias vezes em corridas, onde se ganharmos ele nos dará uma Shine Sprite. Esse conceito é totalmente baseado nas corridas do Koopa Troopa do Super Mario 64, e mais tarde, em Super Mario Galaxy, teríamos novamente esse conceito agora com o Cosmic Mario.


Yoshi também marca sua presença no Game, sendo sua primeira aventura na série 3D do encanador como personagem jogável. O Yoshi Egg é um dos objetos que Shadow Mario irá nos fornecer se o derrotá-lo. Yoshi irá pedir uma fruta, e após trazer essa fruta para ele, já podemos montar em suas costas. Cada fruta dá além de uma outra cor, dá um poder especial para ele, no caso o seu vomito. Sim, ele vomita, e esse vomito faz os inimigos se transformarem em plataformas. O Yoshi pode até comer uma pimenta, e ganhar poder mesmo assim. Mas como o F.L.U.D.D, ele tem uma barra que se esgota, no caso, sua barriga. Se ela chegar a zero, Yoshi não consegue mais vomitar, como também, morre de fome.

O personagem é muito útil, sendo que ele possui várias missões que dependem de seu uso. Uma delas, é no Hotel Delfino, localizado na Sirena Beach. Precisamos engolir fantasmas com o Yoshi, para chegar até a Shine Sprite, mas para isso, precisamos pegar uma fruta que ele quer, que está bem escondida no cenário. Inclusive, um dos NPCs cita que seria muito útil um aspirador de pó nessas horas, que é uma bela referência ao Luigi's Mansion. O jogo em si é bem grande, o que me deu aproximadamente 2 ou 3 meses para finalizá-lo inteiramente (Claro, na época que eu ainda estudava, mas nas férias você pode levar umas 4 ou 5 semanas pra zerar, no máximo).

O jogo, assim como todos os outros da série, apresenta ótimas músicas que, na sua maioria, são bem relaxantes. Vou dar destaque apenas para minhas músicas preferidas:










Enfim, Super Mario Sunshine é um excelente Game. Como disse no começo do post, esse para mim é o melhor Super Mario 3D já lançado até hoje. Ele pega tudo que era bom do Super Mario 64, adiciona uma personalidade própria e trás o que pra mim é a experiência mais divertida dos jogos 3D do encanador. Inclusive, existe um mangá baseado no jogo (Chamado Super-Mario-Kun), porém não achei o link para vocês baixarem, espero que entendam. Só acho triste que um excelente Game como esse é muito Underrated, e Super Mario Galaxy, um jogo que não trouxe elementos tão bem trabalhados, é muito Overrated. Não quero ofender nenhum fã desse jogo, mas para mim, é o jogo da franquia 3D menos divertido e inovador.

Muitas pessoas dizem que esse jogo é ruim, mas acredito que dizem isso por sua extrema dificuldade alta. Sim, Super Mario Sunshine é um jogo bem difícil, o mais difícil da série 3D do encanador, pra falar a verdade. Se tratando do fato de Super Mario Galaxy ser um jogo bem fácil, muitas pessoas não conseguem jogar o Super Mario Sunshine, já que a diferença de dificuldade de um a o outro é abismal. Por isso, recomendo esse jogo para os fãs Hardcore do encanador, ou para aqueles que manjam bastante de Super Mario 64, já que ele e o Super Mario Sunshine dividem uma jogabilidade muito bem elaborada mesmo.

No tempo, Super Mario Sunshine envelheceu muito bem para mim. Os gráficos, músicas, cenários e fases até hoje são fantásticas. Porém, a Nintendo meio que se esqueceu desse Game. Fez um Remake bem bacana do Super Mario 64 chamado Super Mario 64 DS, uma continuação para o Super Mario Galaxy e uma continuação para o Super Mario 3D Land, o tão aclamado Super Mario 3D World. Eu gostaria muito de um Super Mario Sunshine 2 ou até mesmo um Remake em HD pro Wii U, pois sejamos francos, pra que outro Super Mario Galaxy? Não seria mais do mesmo? Por isso, aguardo algo relacionado a Super Mario Sunshine, um jogo fantástico que me conquistou de maneira que nenhum jogo 3D do Mario conseguiu até hoje. Parabéns aos seus quase 12 anos, Super Mario Sunshine.

Prós:

Gráficos lindos e espetaculares para um jogo de 2002.

Trilha sonora excelente.

Jogabilidade precisa e itens muito bons.

Fator Replay para buscar todas as Shines Sprites é ótimo.

Dificuldade e Secret Levels bem planejados.

Contras:

N/A

Nota: 10

Gostou da postagem? Comente e deixe sugestões para outras postagens. Lembrando que de maneira nenhuma vou fazer analise do primeiro Super Mario Galaxy, pois nosso ótimo redator GF, já está fazendo uma analise que acredito ficar muito boa. Essa postagem termina por aqui caros leitores, até a próxima postagem! =D