Análise:Sonic Lost World(3DS)

Olá pessoal!Aqui é o André Bia(para quem não sabe sou um dos primeiros colaboradores do blog) faz muito tempo que não posto ou falo com alguém daqui do blog mas o post do GF me incentivou em postar de novo.Valeu GF!Sem mais dialogadas vamos logo para a análise!

A série Sonic os jogos 3D tem evoluído imenso nos consoles, porém nos portáteis os jogo do Sonic ainda continuava com a mecânica 2D como visto em Sonic Generations (3DS).Mas tudo isso vai mudar pois Sonic Lost World  é o primeiro jogo da série,num portátil, a ter jogablidade 3D,mas será que mesmo assim Lost World faz bem o seu trabalho?



Um novo mundo para explorar!


Os Deadly Six
O jogo começa com Sonic e Tails a perseguir Eggman que está com uma cápsula cheia de animais(como nos jogos antigos!) e deixa-a cair,Sonic dá um spin dash e tenta salvar os animais,mas falha.Após o sucedido Eggman dispara com um lazer na alça do avião do Tails e os dois heróis despenham num planeta
misterioso chamado Lost Hex e confortados com novos inimigos chamados ''Deadly Six'' que estão sob controles do Eggman por uma concha especial.Porém após Sonic destruir a concha os Deadly Six tomam conta do exército de robôs do Eggman e ativam uma máquina que extrai toda a ''vida'' de Lost Hex deixando em risco o planeta,como Eggman é o único que sabe como desligar a máquina Sonic e Eggman se juntam para deter os Deadly Six.

A história é simples mas tem partes sérias,engraçadas(sim FINALMENTE um jogo do Sonic com piadas engraçadas) e interessantes como o ver o Sonic e o Eggman a trabalhar juntos e como isso afecta a relação entre Sonic e Tails e olha que esse jogo parecendo todo bonitinho tem as suas cenas perturbadoras como quando o Eggman diz para Zavok(o líder dos Deadly Six) ''Eu ficarei gordo quando eu comer os seus corações negros (...)''.
Infelizmente,as lindas cutscenes da WiiU estão feias pois afinal não é fácil exportar de uma televisão grande para um ecrã pequeno.

Novos movimentos para novos mundos!


Os novos movimentos de parkour

Sonic Lost World combina com movimentos já vistos em outros jogos da série com novos conceitos como o novo sistema de parkour.Agora, Sonic pode escalar paredes ou ir de uma para outra.Este conceito é muito legal pois assim há possibilidade de ter muito por explorar e descobrir.
Outra grande mudança é a diminuição da velocidade do jogo.Agora tem um botão próprio para correr(que é o R) e agora podemos ter mais controlo no Sonic nos momentos de plataforma,mas mesmo assim o jogo ainda tem os seus momentos de velocidade graças ao Spin Dash que agora pode ser usado até quanto quiser e apenas para quanto salta ou bate numa parede.Os Wisps(presentes em Sonic Colors) estão presentes em Lost World agora além dos já vistos Laser e Drill temos também novos como Astoroide que devora matéria um de electricidade que consegue ir por faíscas de electricidade entre outros.Eles são muitos divertidos de usar,por vezes eles são obrigatórios de usar e outras vezes são mais para encontrar zonas secretas.









Super Sonic Galaxy?Tá mais para Sonic X-Treme...

Após as primeiras imagens e trailers muitas pessoas começaram a comparar Sonic Lost World a Super Mario Galaxy,por conta da direção de arte.Porém, basta apenas começar-mos a jogar para perceber que é bem diferente lembrando muito mais do cancelado Sonic X-Treme.Em Super Mario Galaxy  a Nintendo gostava de ''brincar'' com a gravidade enquanto em Sonic Lost World o objectivo é conseguir passar a fase o mais rápido possível.
Veja esse video de Sonic Lost World a partir de 4:50:       
Agora veja esse video de Sonic X-Treme:

Notou as semelhanças?

Cada novo nível é uma nova mecânica!

Cada nível apresenta uma mecânica diferente:em um nível você está a fazer snowboard enquanto outro está num foguetão a desviar de ataques de um dragão mecânico gigante,entre outros:a Sega teve imensa criatividade ao fazer estes mundos nunca pareceram iguais ou repetitivos,porém certos níveis...tem um design muito mau como quando tem que controlar o Drill Wisp numa fase aquática 3D(e os controles são terríveis!) ou quando tem que por bolas de neve em buracos....tudo bem até ai, o problema está na bola de neve viva imortal que não te para de atacar e a congelar o que dificulta muito a tarefa.
Enquanto uns níveis são muito divertidos...

...outros nem tanto.
O jogo oferece Special Stages onde tem que coletar todas as bolinhas coloridas para abrir um projéctil onde está a chaos emeralds e para isso tem que mover o 3DS em direção das esmeraldas e é muito cansativo e nada bom se case tiver fora de casa pois vai fazer figura de idiota imagino isso num autocarro enquanto está com o 3DS na cara de outra pessoa e diz isso:
-DESCULPA AE CARA É QUE ESTOU AQUI A PEGAR UMAS ESMERALDAS,HUEHUEHUEHUE.
É...tipo isso percebe?

Bonitos mundos para bonitas músicas!

O Lost World oferece bonitos gráficos para um primeiro jogo em 3D feito pela Dimps(que fez muitos dos jogos portáteis da série)bem acima do que Nintendo 3DS consegue oferecer!E enquanto às musicas...ohhh meus amigos são simplesmente LINDAS!Sega nunca desapontou quanto a esse requisito.

Essa é uma fase durante a tarde:
Essa é no céu:



Essa é a minha favorita é numa fase aquática: 

Muitos extras!

Sonic Lost World tem muito que fazer, para começar na campanha principal quando completada desbloqueia o modo difícil, em cada mundo que tiver todos os reds rings coletados desbloqueia um novo nível,tem sistema de ranks,pode desbloquear Super Sonic após conseguir todas as esmeraldas, tem leaboards,tem modo multiplayer local e online(onde pode fazer corrida,batalha e os temíveis Especial Stages) e ainda um laboratórios do Tails onde pode usar matéria conseguida nos níveis ou comprar-la e usar em vidas extras,anéis, shields, e veículos que podem disparar nos inimigos ou deixar sonic invisível por exemplo.

Um passo para a série

Então fica a questão Sonic Lost World cumpre o seu trabalho?Sim como primeiro jogo da série em 3D e dando um avanço que promete muito para os próximos jogos de Sonic nos portáteis,mesmo com certas falhas como certos níveis,os Special Stages e as cutscenes de má qualidade,recomendaria esse jogo para fãs de Sonic ou mesmo quem gosta de jogos de plataforma.

Prós
  • Gráficos e músicas muito bonitos;
  • Jogabilidade rápida e fluída;
  • Grande variedade de níveis
  • Grande fator replay;
  • Uso de vários recursos do 3DS;
Contras
  • Vídeos das cutscenes de baixa qualidade;
  • Certos níveis apresentam escolhas de desing más;
  • Special Stages;

Nota final:8.0