Indies e fan games - podemos critica-los?

Olá leitores e leitoras,cá estou eu novamente para lhes apresentar uma nova postagem.

Bom,vamos começar.

No mundo de hoje,existem vários filmes,músicas,jogos,que são feitos com um alto custo de produção,e com um grupo de desenvolvedores enorme.

Mas ultimamente,os chamados "indies" e "fan mades",tem se expandido,e vem ganhando popularidade nesses setores.
Pra quem não sabe,indies são projetos que são geralmente feitos por um grupo pequeno de pessoas,que tem poucos recursos,e por isso,estes projetos são quase que totalmente independentes.
Quanto aos fan mades,são projetos feitos por fãs,e que usam o nome de alguma série ou projeto único que não tem uma continuação (Exemplo : Blade Runner,Shadow of The Colossus).
Só que na indústria de games é que os indies e fan mades estão ganhando maior destaque,e muitas vezes apresentam um conteúdo até melhor do que os projetos mais ambiciosos.

Prova disso são estes dois games:
Ripple Dot Zero (indie que terá uma análise feita por mim),e Streets of Rage Remix (fan game).
O primeiro lembra bastante os jogos de Super Nintendo e Mega Drive,apresentando músicas muito animadas e uma jogabilidade simples mas que proporciona diversão,além de uma pixel art impressionante,ainda mais porque trata-se de um jogo pra navegadores.

Enquanto que o outro,Streets of Rage Remake,mixa tudo desta grande série (que está parada no tempo por culpa da "Cega"),e ainda adiciona muito mais conteúdo,formando assim um fan game excelente,que praticamente torna os games da série lançados para o Mega Drive,quase que descartáveis - não que eles sejam ruins,eles são ótimos,mas é que este jogo reuniu tudo que a série tinha de bom,e fez tudo funcionar direitinho.

E muitos desses jogos independentes geralmente vem com ideias geniais,como Minecraft - que embora esteja sendo muito explorado pelos Youtubers,ainda sim é um bom jogo.


Mas algo vem acontecendo frequentemente em relação a estes games:
Muitos gamers acabam criando uma "barreira",para não deixar que estes games sejam criticados.
Dizem que por eles serem jogos feitos por uma pessoa só ou um grupo pequeno,não podem receber críticas,por conta também da dificuldade que eles tiveram para fazer.

E isso é um problema muito grande,pois estes games acabam ficando livres de críticas negativas,ninguém pode julga-los.É como se o máximo que você pudesse fazer fosse ignorar.

Mas será que isto está certo?
Não,não está.

Na última postagem do ótimo redator Pablo Camargo,vimos o game Super Smash Flash 2,que será mostrado na Apex 2014.
Critiquei o sistema de colisão,que parece não ser dos melhores,também falei sobre os personagens,que são muito pequenos num cenário enorme,e por último,falei em relação a falta de detalhes da parte gráfica.
Pronto,a bomba estava plantada,e eu tinha certeza que alguém viria falar que sou um idiota.
E veio.

Esse alguém,disse que eu devia parar de criticar os fan games,e que eu sou idiota.
Agora eu queria saber:
O que me impede de critica-los?
Seria a dificuldade que os desenvolvedores tiveram pra fazer?
Por causa que o jogo ainda não está finalizado?
Ou será porque agora simplesmente todo mundo pensa que só jogos com alto custo de produção podem receber críticas?

Tá certo,o jogo está sendo difícil de se fazer,isto eu afirmo,agora,não é isso que me vai impedir de falar mal dele.
Daí vem esta frase:
"Achou ruim,faz melhor!"
Então agora tudo que eu criticar eu terei que fazer melhor?
E outra,uma coisa é o jogo estar bom,e eu falar que está ruim ; outra coisa é falar que o jogo é ruim,e o jogo ser mesmo ruim.

Quero deixar algo bem claro aqui:
Não acho que esse Super Smash Flash 2 seja ruim,nunca disse isso.Acredito que para um jogo de navegador,está de bom tamanho.Mas caso ele se torne um jogo feito para PC mesmo,a situação já muda bastante.
Pegarei uma imagem do Super Smash Flash 2 para comparar com outro jogo do mesmo gênero.

Comparem isto:
Com isso:

O jogo de baixo,se chama Card Wars Saga,que foi infelizmente,cancelado.
Não sei qual é a engine do SSF2,mas o Card Saga Wars tem uma aparência muito melhor,que faria com que o jogo envelhecesse muito bem,se fosse lançado.
E olha que o jogo é meio antiguinho,e nem foi completado.
A parte forte do SSF2,é que ele tem conteúdo de sobra,e uma jogabilidade rápida,porém,ainda precisa de uma melhora geral.

Mas vamos voltar ao assunto principal da postagem:
O fato de um game ser indie,ou fan game,deixa ele livre das críticas?
De jeito nenhum.
O que você pode fazer para não ser muito injusto,é pegar um pouco mais leve na hora de apresentar a sua crítica,pois trata-se de um game feito por pouco ou nenhum dinheiro,e por um pequeno grupo de pessoas (ou uma só pessoa).Mas não deixe de citar pontos negativos só por causa disso.

Então...chegamos ao fim da postagem.
Espero que tenham lido e entendido,um abraço,e até a próxima.
Deixo aqui algumas imagens de games indies e fan games: