Jogos Cancelados: TimeSplitters 4


Já ocorreu o fato de um jogo, de uma de suas franquias preferidas, ser cancelado? Pois é, isso já me aconteceu várias vezes. Mas acredito, que nada me deixou tão furioso quanto o cancelamento de TimeSplitters 4, que seria produzido pela Free Radical e distribuído pela Ubisoft, e lançado ao PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii.


A história de TimeSplitters 4 é algo controverso. Tudo começou em 2007, quando a Official UK PlayStation Magazine revelou que a Free Radical estava produzindo um quarto jogo da franquia TimeSplitters. Dizem as lendas, que inicialmente o jogo seria exclusivo de Xbox 360, e que a Microsoft teria firmado uma parceria com a empresa. Esse fato até pode ser verdade, considerando que o site da Free Radical ficava soltando imagens relativas aos jogos da empresa de Bill Gates, como Halo e Gears of War:


Porém, tudo isso foi para os ares quando a Free Radical anunciou versões para o PS3 e Wii também. Diferente de outras empresas, a Free Radical queria aproveitar a jogabilidade do Wii e fazer um FPS fluído e com boa jogabilidade, afinal os gráficos eram os de menos para a versão desse console. Levando em conta que a Nintendo sempre apoiou os funcionários da Rare, ela obviamente tinha aceitado o título em seu console.

Em 2008, após o lançamento de Haze, a empresa confirmou que a quarta parcela da franquia utilizaria o mesmo motor gráfico de Haze. E em tempo em tempo, a Free Radical começou a soltar várias imagens baseadas no que estava se tornando o projeto. Como muitas dessas imagens se perderam na Internet, só achei algumas relativas, mas creio que já são o suficiente, confiram:








Existem outras imagens, mas como disse, muitas se perderam por ai na Internet. Com essas Art Works, dá para se perceber vários personagens que estariam no jogo. Essas duas raças novas de TimeSplitters, Sucka-Splitter e Goop-Splitter, pareciam ser interessantes. Aliás, outra coisa que sempre foi um mistério sobre TimeSplitters 4 foi sua história: Qual seria exatamente? Ninguém sabe pelas poucas informações deste título. Levando em conta que no último jogo aconteceu alguns fatos curiosos (Não vou fazer Spoiler, jogue por si mesmo se quer saber), é difícil imaginar uma sequência a partir daquilo.

Com um vídeo bem antigo do Youtube, TimeSplitters 4 só teve um Teaser em sua vida de produção:


Nele é nos apresentado o personagem Sir Chimpalot, que foi no final das contas, o único personagem, realmente confirmado no jogo. O fato mais estranho, é que NADA cita Sgt. Cortez (Protagonista da série) em TimeSplitters 4, o que me leva a acreditar que seria um novo capítulo da história, com novos protagonistas e outra motivação pela viagem temporal.

Foi então, que infelizmente, a empresa foi a falência em 2009. O fato foi que o produto que eles queriam produzir estava mais caro do que esperavam, e no final das contas não conseguiram terminar TimeSplitters 4. Porém, a Crytek comprou a empresa e a nomeou de Crytek UK, e deu a proposta dos funcionários trabalharem em seus jogos. Graeme Norgate ainda compôs algumas músicas da série Crysis, mas infelizmente, o grande David Doak saiu do mercado dos Games.

Os fãs sempre cobram a Crytek para o quarto título da franquia, mas a empresa se diz impossível de fazer, pois tem medo de desapontar os fãs, ainda mais sem Doak no projeto. Porém, ainda há a esperança. A empresa permitiu fãs de produzirem um Fan-Game para PC e PS4, intitulado TimeSplitters Rewind, que promete trazer tudo de bom que a franquia tem em um só jogo, que será lançado nesse ano.

Não se sabe exatamente se TimeSplitters 4 foi realmente cancelado ou não, mas sabemos que, se o jogo for lançado para essa ou nas próximas gerações, ele estará bem diferente do que vimos em meados de 2007 e 2008.

Gostou da postagem? Comente e dê sugestões para outras relacionadas a Jogos Cancelados. Você gostaria que TimeSplitters 4 fosse lançado? Pode comentar, eu com certeza vou ler. Essa postagem termina por aqui caros leitores, até a próxima postagem! =D