Review - Super Mario Galaxy

Olá a todos os leitores e leitoras desse planeta,aqui estou eu reaparecendo depois de um tempo sem fazer postagens (como de costume).

Trago pra vocês uma review (minha) do primeiro Super Mario Galaxy.



  • Informações iniciais:

Super Mario Galaxy foi lançado em 2007 para o Nintendo Wii,desenvolvido pela subsidiária "EAD Software Group Tokyo",e obviamente publicado pela Nintendo.

O jogo ficou a cargo de ninguém mais ninguém menos que,o lendário Shigeru Miyamoto,e Yoshiaki Koizumi,responsável pelas animações de Super Mario 64 e pela direção de Super Mario Sunshine,etc.


Mario volta ao espaço
Começo falando de uma coisa que provavelmente você nunca pensou.

Possivelmente,Super Mario Galaxy pegou o conceito desta parte de Yoshi's Island,mudou algumas coisas e o introduziu.Sim,o Mario já havia ido ao espaço numa aventura anterior a essa,em Super Mario Land 2.Mas acho que essa parte de Yoshi's Island tem muito mais a ver com Super Mario Galaxy do que o Land 2 com o Galaxy (você me entendeu né?).

Sabe o porque?

Porque giramos em torno do planeta.O planeta tem uma gravidade igual a das fases situadas na Terra (com "T" maiúsculo mesmo),diferente de Super Mario Galaxy,mas isso já foi o bastante para se ter uma base de como fazer com que um jogo do Mario ficasse bom...e no espaço.
E o Shadow Mario também nos mostrou que o Galaxy pegou emprestado um pouco do Sunshine (veja a excelente análise dele aqui).
Saindo das teorias,e vamos diretamente ao jogo em si.


A jogabilidade é muito variada,e te dá muita liberdade para você matar os inimigos da maneira que você desejar.Mario tem movimentos diversos a sua disposição,como a rasteira e o clássico e básico pulo.Entretanto,ele perdeu alguns deles.Os socos e chutes foram removidos.Mas isso aconteceu por conta da escolha de design dos desenvolvedores,e não por limitação.E posso dizer que eles acertaram em cheio,e alguns movimentos poderão até não serem usados (acredite,isso foi algo bom).

O mesmo eu digo para os Power-Ups.Eles estão numa quantidade um tanto limitada,mas são usados de uma maneira muito inteligente....bem...leia abaixo o que eu vou dizer.
Os controles usados pelo Wii Mote respondem bem,e foram muito bem usados.Se você balançar o Mote,o Mario dá um giro,que inclusive,é um novo movimento ofensivo que também pode ser usado no ar,e será útil inúmeras vezes.
Usamos o controle também para pegarmos estrelas (chamadas de Star Bits) que estão para todo lado,e que servem para acessar certas galáxias secretas.
Pensando bem,o Wii Mote a todo momento,e em vários power-ups.
E claro,as moedas também estão presentes,mas em menor número,pois foram substituídas pelas Star Bits.
Super Mario Galaxy simplesmente diversifica isso tudo,com as próprias fases.

Primeiramente falando,o acesso a estas fases é feito por uma (bizarra) nave,o sistema é igualzinho ao de Super Mario 64,porém é diferente,em termos de design (na parte gráfica e estética).
Sabe,aquele sistema de explorar o lugar,e pegar x estrelas para avançar. Os objetivos são diferentes,as fases tem uma interação imensa,e as possibilidades são tantas que você ficará até sem saber como matar ou o que usar - é por isso que eu disse que alguns movimentos poderão nem serem usados.

Eles mixam os movimentos,habilidades e power-ups do Mario com as próprias fases (e seus elementos),gerando assim uma jogabilidade diferenciada.

Imagine você numa fase aquática nadando normalmente com o Mario.Agora,pense que você pode pegar um casco e usa-lo para nadar rapidamente,tendo controle completo dele,podendo frear e até arremessa-lo,e,indo mais longe ainda,pegando o power-up "Ice Mario" e deslizando em cima da água.
Resumindo,a interação nos níveis diversificam a jogabilidade.


Isto é uma amostra do que vemos em Super Mario Galaxy.
Mas ao decorrer do jogo,os objetivos começam a ficar repetitivos,e começam a aparecer cometas nas galáxias.Resumidamente,são desafios,de vários tipos,e uns deles se destaca,por ser muito chato : as moedas roxas,ou Purple Coins.
Ficar coletando 100 moedas numa fase?
É muito chato! E demora demais para terminar!
Eu me pergunto porque a Nintendo colocou isso.Incluíram só para estender o jogo.Porque não substituíram pelas moedas vermelhas?
Seria muito mais interessante,nostálgico,e divertido.
Os outros cometas são até legais,porque são curtos e soam como um bom desafio.

Falando novamente das partes aquáticas,é nesse ponto que temos alguns "problemas".Quando você pega o casco,os controles ficam completamente normais.Mas nadar normalmente aqui,é esquisito.Parece que tem algo pesado tentando impedir o Mario de nadar.
Em partes,isto é compreensível porque como os planetas tem sua própria gravidade,eles podem estar te "bloqueando",mas em outros,não chega a ser do mesmo jeito,porém,ainda sim é esquisito controlar o Mario.



Em Super Mario Galaxy,implementaram esse sistema de gravidade,que se diferencia a cada parte das Galáxias.
E você pode andar em volta deles.Confesso que no começo,eu ficava acompanhando a rotação dos planetas,com a minha cabeça.Sim,o jogo é imersivo.
Isso foi uma sacada bem inteligente por parte da Nintendo,pois adicionou um ar de personalidade ao jogo.Mais legal ainda foi que ela misturou 3D com 2D (Sonic até hoje não conseguiu este feito),deixando o jogo bastante nostálgico.
A física também é impressionante.
O Mario deslizando,a gravidade o empurrando,tudo é perfeito nesse ponto,assim como em todos os outros Marios (da série principal).


A câmera acompanha o Mario e os planetas,sendo assim,não temos uma experiência desconfortável.E você ainda pode controlar.

Voltando ao que eu estava falando sobre as galáxias:
Alguns jogadores acharam a câmera do jogo ruim.
É um exagero dizer isso.A câmera acompanha o Mario e a rotação dos planetas perfeitamente,e se você não estiver muito satisfeito,é só apertar "C" e num instante tudo se resolve.
Se for assim também,todo FPS ou TPS,tem uma câmera terrível,porque você tem que mexer toda hora pra consertar.
Aqui a câmera vai te acompanhando,automaticamente,mas você tem total controle sobre ela,podendo girar e ainda,usar o botão de correção,que torna tudo isso mais simples e rápido.
O problema é que a câmera fica ruim em outros momentos.Por exemplo,quando pegamos o último Power Up do Mario (não vou falar qual para não estragar a surpresa),não acontece o mesmo de quando você está explorando os planetas.

E isso se repete nas partes aquáticas.Temos que apertar o botão C pra ficar consertando.
Então a câmera não é ruim,ou horrível,ela é muito boa,mas tem os seus problemas.
Lembre-se também que em certos planetas,em que a câmera fica atrás do Mario,ela é excelente,assim como a do Super Mario 64,então sem exagero,temos que avaliar os pontos como um todo,e não pegar um ponto fraco e analisar tudo somente por ele.
E também esse quesito não é uma questão de opinião,já que é um aspecto técnico,portanto,sua análise é totalmente objetiva.

A única parte realmente difícil em Super Mario Galaxy é esta
Um ponto que não me agradou foi a facilidade do jogo.Sou ruim em jogos de plataforma,e não tive dificuldade para zerar Super Mario Galaxy.
Posso dizer que foi o Mario mais fácil que já joguei,até mais do que o Yoshi's Island.
Os inimigos são bem sonsos,praticamente eles não vão te fazer mal algum.Até mesmo os que aparecem depois da metade não são difíceis de se matar.

E falando toda a verdade,mais uma coisa não me agradou nem um pouco: a história.
Achei desnecessária,e quebrou o ritmo,pois é uma história bobinha,e que não acrescenta nada ao jogo.Há quem diga que isso foi muito bom,mas não,não é.
Eles poderiam ter descartado essa historinha toda,que pra mim não faria a menor diferença.
Os personagens aqui não falam,mas soltam uns sons do início dos diálogos.Isso pra mim é perfeitamente normal.Pra deixar mais fácil de entender,digo que é igualzinho aos diálogos da série Zelda.
Os bosses e personagens do jogo,na sua maioria,não são muito memoráveis.
Destaque para o chefão fantasma (Bouldergeist),o tubarão esquelético (Kingfin) ,e a piranha dino (Dino Piranha),que poderiam se encaixar facilmente em jogos anteriores da série (além do Bowser Jr.).
Na verdade,a batalha contra a maioria deles,são muito boas,e criativas,como a do Tarantox (a aranha),que usa inteligentemente o Wii Mote.
Só que os próprios chefões (não a batalha contra eles),não são marcantes.

Dos personagens heroicos do jogo,eu gostei bastante.Principalmente o Luigi e aquelas estrelinhas que ficam pedindo Star Bits.Morria de rir toda vez que elas se transformavam - me lembrou instantaneamente do tempo em que eu era pequeno,só não sei o porque.
Mas a Rosalina,que todo mundo gosta,eu simplesmente achei uma personagem comum.
Tem uma história contando o passado dela,e mostrando como ela conheceu as Lumas (Lumas são aquelas estrelas com olhos e uma boca),e tudo mais,que alguns devem ter até chorado.
Achei besta de mais essa historinha,nada em que eu não tenha visto (e de uma maneira melhor) nos filmes da Disney.


Em termos gráficos,Super Mario Galaxy é espetacular.Texturas muito boas,efeitos caprichados,iluminação soberba,inúmeros polígonos,e um design que faz parecer que o jogo nem tenha partes "quadradas".
Eles deram atenção a cada detalhezinho : a bolinha que fica em cima dos mastros,reflete tudo ao seu redor.É surpreendentemente,um dos jogos mais bonitos do Wii,ainda mais considerando que foi um jogo de lançamento.
Extraíram quase todo o (fraco) poder do Wii.
Diria que até parece um jogo de PS3/Xbox 360.
Taí mais um jogo da Nintendo que vai envelhecer muito bem.


Mas a trilha sonora desse jogo não me surpreendeu.Muitos falaram que ele é o que tem a melhor trilha sonora na série Mario,mas não é o que eu acho.
Apesar disso,reconheço que ela é muito boa,e em alguns momentos me lembrou Star Fox,por ter um clima mais orquestrado e "épico".
Sonoramente,ele se destaca.É possível ouvir cada detalhe nos ambientes,e a inclusão de efeitos sonoros no Wii Mote deixou tudo ainda mais imersivo.

Agora,quero falar algo muito importante para esta análise:
Super Mario Galaxy é um jogo supervalorizado/superestimado.
Vários gamers já falaram que ele é o "melhor jogo do Mario","melhor jogo da Nintendo" e "melhor game de todos os tempos".

Essa galera anda exagerando demais.Como um game excelente e inovador pode ser melhor que três jogos muito inovadores,revolucionários,e excelentes?
Sim,estou falando dos clássicos Super Mario Bros,Super Mario Bros 3 e Super Mario 64.
Parece que não sabem o que esses jogos foram para sua época.
Foram um marco na indústria,e estabeleceram os padrões para os jogos que vieram depois.

É como se eles fossem os mestres,e os outros fossem os aprendizes.
Portanto,fanboys,parem de falar que é o melhor jogo do Mario,ou o melhor de todos os tempos,porque NÃO É!
Chega dessa também de "na minha opinião ele é o melhor e vocês tem de respeitar" ou "eu gostei muito dele,e gosto não se discute então pra mim é o melhor".Não há problema em expressar suas opiniões,e elas serem diferentes de alguma outra pessoa,mas acima de tudo,seja JUSTO.
E por favor,não confundam gosto com opinião.Não é só porque você gosta/não gosta de algo,que aquilo vá ser bom/ruim.

CONCLUSÃO:

Super Mario Galaxy é um jogo excelente,e inovador,mas tem seus problemas.
Não acho que seja um dos 5 melhores Marios (da série principal),e nem o melhor jogo 3D do encanador.
Vale a pena ser jogado,é muito divertido e tem um efeito nostalgia muito legal.Infelizmente,muitos jogadores superestimaram,e não aceitam nenhum tipo de crítica negativa - mesmo se a outra pessoa apresentar argumentos válidos.
Não podemos exagerar também em falar que o jogo é só bom ou mediano.Ele tem seus defeitos,é supervalorizado,mas pera lá,um jogo só bom tem que ter só alguns pontos positivos ou tem muitos pontos positivos e muitos negativos.Nesse caso,isso não acontece.E mediano ele não é.
No fim,chego a esta simples e rápida conclusão definitiva :
Ele é um jogo excelente,mas não essencial.

Torço para que sua sequência seja muito melhor.

ESCLARECIMENTOS:
Aqui eu vou esclarecer porque eu não coloquei algumas coisas nesta análise,e que provavelmente também não colocarei nas próximas.
"Pô GF,porque você não colocou quais são todos os power-ups,como são os bosses,as fases e os inimigos?
E você não colocou nenhum vídeo contendo uma música do jogo,e nem explicou a história."
Bem,eu explico:
Primeiro para não estragar a surpresa.Imagina eu te mostrando a história,mostrando uma enxurrada de músicas,falando todos personagens,bosses,inimigos,e power-ups.
Ia tirar toda a graça né?
Depois,o meu jeito de analisar é diferente,não gosto de fazer análises informativas,gosto de mostrar o que ele É,e não o que ele TEM.


"Cadê a nota?"
Como vocês já devem ter percebido,de um tempo pra cá,eu não estou colocando notas,nem pontos fracos e fortes,porque muitos costumam só ver a nota (ou os pontos fracos e fortes) e pronto,e as vezes comentam alguma besteira,por não terem lido toda a análise.De certo modo,isso é ruim,porque alguns só querem mesmo ver um resumo do jogo,mas esse é meu jeito de analisar,é assim que eu gosto de apresentar os jogos para os leitores.

Bem,é isso galera.
Querem falar algo?
Vamos lá,não sejam tímidos,mostrem sua opinião aí nos comentários.
Vou responde-las com todo prazer. 

Feliz ano novo para todos,e até a próxima.