Sonic The Hedgehog - A franquia com a maior queda de qualidade dos Games


Não, isso não é uma analise ou alguma notícia, como o blog vem atualmente postando. Hoje trago um post sobre a franquia Sonic The Hedgehog, que começou com um puta jogo bom em 1991 e está viva até hoje. Porém, que com o passar do tempo, decaiu em sua qualidade por decisões idiotas da Sega, sua criadora. Lembrando que este post leva em consideração a minha opinião e alguns fatos que, realmente, aconteceram com a franquia. Sem mais delongas, vamos lá!

Era Clássica!

 
Sem dúvidas, a melhor "Era" do Sonic, foi a Era Clássica. A Era onde nos foi apresentado o ouriço que tinha, como objetivo, derrotar o maligno Dr. Robotnik. Essa Era em si, foi composta por vários games que, eram espetaculares. O primeiro Sonic The Hedgehog, de 1991, certamente foi um jogo que bateu de frente com o Super Mario World, da Nintendo. Ele trazia uma ótima Trilha Sonora, uma impecável jogabilidade, ótimos efeitos sonoros e gráficos muito bons para o Mega Drive.

O enredo, por sua vez, era simples. O ouriço mais veloz do mundo, precisava derrotar um cientista que tinha conquistado as Chaos Emeralds, que poderiam ajudá-lo a dominar o mundo de Sonic. O sucesso do game, lhe garantiu uma sequência que tinha todos os seus elementos melhorados. Sonic The Hedgehog 2, trazia Tails, o companheiro inseparável de Sonic em sua primeira aventura.

Um fato curioso, que poucos sabem, é que Sonic Spinball só surgiu graças as fases de Casino que o segundo jogo apresentava. Depois deste game, veio então Sonic The Hedgehog 3 e Sonic & Knuckles, considerados por muitos os melhores da franquia. Ambos trouxeram um novo personagem, Knuckles. Ele que esteve do lado do mal em Sonic 3, e ajudou o ouriço a derrotar o Dr. Robotnik em S&K.

Na época, com o a 5º Geração chegando, a Sega lançou um aparelho que aumentava a capacidade do Mega Drive: O Sega CD. E com esse aparelho, surgiu o game Sonic CD. Trazendo Metal Sonic e Amy Rose como novos personagens, esse certamente é um de meus jogos preferidos da franquia. Sério mesmo, lembro como se fosse ontem a primeira vez que encostei meus dedos nesse clássico.

Também teve aquele Sonic 3D Blast, mas o jogo é tão horrível que não irei comentar sobre ele. E o Dr. Robotnik's Mean Bean Machine é só um Spin-Off, então whatever.

Era Moderna!


Foi então, que em 1998, com a chegada do DreamCast, a Sega resolveu mudar as coisas. Sonic Adventure foi o jogo que mudou TOTALMENTE o conceito da série, mas de forma desagradável. Primeiramente, se teve a inclusão de enredos complexos, algo que não combina com jogos de plataforma. E em segundo lugar, o que mais me perturba, é o fato de terem socado o Sonic na Terra. O jogo veio com a ideia de demostrar o poder gráfico do console, e por esse motivo, tivemos cenários nada criativos e bem genéricos.

A jogabilidade do jogo é outra coisa que desaponta. O conceito 3D na série, nunca deu certo e isso é fato. E certamente que aqui foi onde as coisas se concretizaram. Controlar o Sonic, em alta velocidade, beira o injogável. É quase impossível controlar o personagem, e morrer em abismos por causa da velocidade é bem fácil. Também temos a inclusão de Gameplays alternativos, mas isso é algo tão estúpido que nem merece ser levantado como assunto aqui.

Sonic Adventure 2 foi lançado em 2001 para comemorar os 10 anos da franquia, e adivinhe só? Os mesmos problemas do jogo anterior, estão aqui. Porém, se o enredo do primeiro jogo já não era forçado demais, aqui as coisas pioram. Temos a inclusão do Shadow, um personagem ridículo que, aparentemente, vem virando o segundo protagonista da série. Francamente, desde a criação desse personagem, ele vem ganhando mais destaque do que o próprio Tails. E ele teve até uma desgraça em forma de jogo, lançada para a 6º Geração.

Sim, eu odeio o Shadow e não há nada que você possa fazer para mudar minha opinião. Pelo menos, ambos os jogos traziam uma Trilha Sonora boa, mas que é bem fraca se comparada a dos clássicos jogos. Sonic Heroes, que veio depois, é um jogo... Ok, eu diria. Ele não soa tão ridículo quanto os outros jogos Modernos, apesar dos infinitos bugs que o jogo carrega.

Sonic 2006 é simplesmente um chute no saco e uma facada nas costas da franquia. Eu não tenho comentários o suficiente para definir como esse jogo é terrível. Com certeza, no meu Top 10: Piores Jogos de Todos os Tempos, este jogo estará na lista. Sonic Unleashed também é um jogo horrível que não traz qualidades vistas. O conceito do Werehog é tão ridículo que chega a ser piada, e o vilão não fica muito longe disto também. E nem venha com "As fases de dia são boas", pois controlar o Sonic nesse jogo consegue ser MIL vezes pior do que no Adventure.

O QUE DIABOS ESTÁ ACONTECENDO AQUI?
O Boost é sufocante, já que o uso disto não permite você ver NADA do que está na sua frente. E as fases em si se resumem a correr pra caralho e terminar a fase. Isso é tão tosco e mal feito que me dá agonia ao lembrar que isso, é um jogo de plataforma. E não para ai por ai não: Fazer uma curva com o Sonic nesse jogo é fisicamente impossível, já que você vai esbarrar com tudo na parede.

Pelo menos, tivemos Sonic Colors e Sonic Generations, ambos jogos muito bons que merecem ser jogados pelos fãs do Sonic Clássico. E então, atualmente, a Sega veio com sua nova bomba: Sonic Boom. Eu não vou entrar muito em detalhes, pois já fiz um post disso.

Em resumo, a franquia do Sonic teve uma queda consideravelmente grande em qualidade. Digo, apesar de Colors e Generations terem sido bons, ainda sim não estão ao patamar dos jogos clássicos. Sonic Lost World é um jogo que tentou resgatar o conceito clássico, mas fracassou miseravelmente, já que ainda existem muitos elementos modernos naquele jogo.

E creio eu, que se a Sega fizer realmente o "Sonic Adventure 3" que esses fanboys tanto desejam, a franquia irá morrer de vez (Isso é, se ela já não morrer com o Sonic Boom). A série, para voltar a seu padrão de qualidade, precisa voltar TOTALMENTE ao conceito clássico, e não só trazer cenários, como Heroes e Lost World fizeram. É realmente triste, a situação do personagem que já foi considerado o rival do Rei dos Games.

E então? Gostou da postagem? Comente ai, que talvez eu responda. Criticas são bem-vindas, desde que não seja algo relativamente idiota. Essa postagem termina por aqui caros leitores, até a próxima postagem! =D