Trilha Sonora nos Games - Por que são tão importantes?


Creio que todos já estão carecas de saber, que as Trilhas Sonoras nos jogos, são fatores muito importantes para tornar um Game bom. A música traz a emoção, a conquista e a experiência ao jogador, tornando tudo aquilo à sua frente algo épico e inesquecível. Acho que jogos, sem Trilha Sonoras boas, não são relativamente marcantes. Sim, eu sei que sumi do blog nesses dias atrás, mas agora estou de volta com essa nova postagem, mostrando jogos que trazem algumas de minhas músicas favoritas. Prontos para embarcar nessa aventura? Vamos lá!


Claro que, para começar a postagem, eu não poderia esquecer do encanador mais famoso dos games, que por sinal traz uma das melhores Trilha Sonoras. Eu poderia ter escolhido facilmente o Super Mario 64 ou Super Mario Sunshine, mas como quero trazer uma escala de jogos mais antigos até os atuais, resolvi começar com o fantástico Super Mario Bros. 3. Sua trilha sonora, é de fato, uma das melhores da Geração 8-Bits. E como de costume, deixarei algumas de suas melhores músicas do jogo abaixo:






Eu acho impressionante, até hoje, como a Nintendo conseguiu fazer excelentes músicas em uma mídia tão simples, para a época. E por aqui encerro, a parte com nosso querido mascote da Big N.


Partindo para a Geração 16-Bits, eu abro essa parte com o sensacional The Legend of Zelda: A Link To The Past, que tem uma das melhores OSTs de sua Geração. Sensação de estar em uma aventura medieval e épica, não falta na belíssima Trilha Sonora deste game, que talvez seja o pioneiro de músicas orquestradas na série. Ai vai algumas de suas ótimas músicas:






Novamente, digo que estou impressionado com a qualidade desta OST. Parabéns ao Koji Kondo, por ter criado essa obra prima da Cultura Gamer.


Partindo pro outro lado da força, temos Sonic The Hedgehog 2, que tem pra mim a melhor Trilha Sonora da série. O ouriço azul, sempre trouxe músicas marcantes e de ótima qualidade, especialmente na sua Era Clássica. Não que a Era Moderna não traga músicas boas, mas é de longe mais fraca que a do ouriço gordinho do Mega Drive. Enfim, confiram algumas de suas músicas:






Eu confesso que sempre achei a Trilha Sonora de Sonic melhor do que a de Mario. Digam nos comentários o que vocês acham a respeito de ambas Trilhas Sonoras.


Na Geração 32-Bits, eu entro com minha franquia preferida dos Games: Crash Bandicoot. Todos os jogos da série, possuem ótimas músicas. Mas dos três jogos do PS1, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back! tem a minha Trilha Sonora pra mim. Confiram algumas músicas deste grande clássico da Sony:






A Trilha Sonora deste jogo, é magnífica. É uma pena mesmo a franquia estar, atualmente, morta nas mãos da Activision. A última música que listei, Rock It/Pack Attack, é uma homenagem ao meu amigo Matheus Dias.


Shadow of the Colossus, talvez o melhor jogo já criado até hoje. Eu realmente sou fanático por este game, e vivo rejogando ele no meu PS2. Se já não bastasse ter lutas épicas, cenários majestosos e gráficos impecáveis para sua época, o jogo traz uma das melhores Trilha Sonoras que já tive o prazer de ouvir. Confiram algumas de suas melhores músicas:






Kō Ōtani fez um excelente trabalho com a Trilha Sonora deste game. Juntamente ao Koji Kondo, é um dos meus compositores de Games preferidos.


Partindo da mesma Geração de Shadow of the Colossus, uma série que vocês já estão carecas de saber aqui no blog, TimeSplitters. E não é atoa a grande quantidade de postagens aqui no blog, é a minha franquia favorita de FPS, oras! E a Trilha Sonora dela, é uma das melhores do gênero (Se não a melhor). Especificamente o TimeSplitters 2, resolvi incluir algumas de suas ótimas músicas aqui na lista:






É incrível como a Free Radical conseguiu transmitir exatamente a experiência das fases, nas músicas. A música da Sibéria traz a sensação de estar sozinho, em um lugar escuro e frio. E é exatamente o que acontece na fase, quando estamos na parte subterrânea confrontando zumbis.


Um jogo da atual Geração, que me impressionou pra caramba, foi South Park: The Stick of Truth. Além de trazer o humor negro do seriado e batalhas de RPG ao estilo Final Fantasy clássico, o jogo traz uma Trilha Sonora magnífica. Sim, isso não é uma piada! Confiram e tirem suas próprias conclusões:






Ótimo trabalho da Ubisoft e da galera que produz South Park, com essa Trilha Sonora orquestrada. Ainda não joguei esse jogo, mas quando a oportunidade aparecer, com certeza irei experimentá-lo.

Vocês entenderam o que eu quis dizer com esse post? Imaginem o mundo dos Games, sem nenhuma Trilha Sonora. Seria algo relativamente tedioso. Todos esses jogos que eu listei, tentarem trazer o melhor de sua Geração. Eu sei que South Park: The Stick of Truth é um jogo muito novo, mas o que valeu é a intenção, não? Foi um belo tapa na cara desses jogos atuais que só trazem gráficos e mais gráficos.

Eu queria agradecer ao Rafael pela ideia da postagem e ao GF, que trouxe lá no começo de existência do blog, uma postagem falando a respeito de músicas boas nos Games. Ela foi uma grande inspiração para eu fazer essa postagem.

Enfim, gostou da postagem? Comente e dê sugestões para outros assuntos. Estamos quase chegando aos 50 seguidores meus amigos! É um orgulho ter leitores como vocês, acompanhando nosso blog. Essa postagem termina por aqui caros leitores, até a próxima postagem! =D