Analise: Sonic Generations


Saudações caros leitores! Finalmente estou de volta depois de 2 meses sem postagens. Hoje trago para vocês a analise de um jogo, que para ser sincero, já estava a anos planejando fazer um post. Sonic Generations, jogo lançado para o Xbox 360, PlayStation 3 Nintendo 3DS (No qual receberá uma analise separada futuramente) e PC em 2011 para comemorar os 20 anos da franquia Sonic The Hedgehog. Antes de mais nada, quero lhes avisar que o redator Kamek UGB voltará ao blog em breve com um post de seu quadro Pergunte ao Kamek. Sem mais delongas, vamos lá!


A história do jogo se inicia em um belo dia na Green Hill Zone, onde o Classic Sonic (O Sonic tão amado do Mega Drive/32X/CD) estava correndo livremente, até se deparar com uma criatura chamada Time Eater. Pulando a cena para um "futuro", vemos Modern Sonic (O Sonic que protagonizou os horríveis jogos de DreamCast e outros abismais da 6º e 7º Geração [Com exceção do Sonic Colors]) e seus amigos comemorando seu aniversário, até que o Time Eater, de forma inesperada, surge e coloca todos seus amigos em um "buraco de tempo". Sonic tenta reagir, mas é golpeado e fica inconsciente.

Após acordar em um lugar misterioso sem cores, Modern Sonic salva alguns de seus amigos passando por fases clássicas do Mega Drive (Mesmo que isso não faça sentido algum), e se depara com seu "eu" do passado, onde juntos irão salvar todos seus amigos e derrotar o Time Eater para corrigir o fluxo do tempo.


Como todos sabem, o Gameplay de Sonic Generations é dividido entre duas determinadas jogabilidades:

Classic Sonic: No qual possui um Gameplay semelhante aos dos jogos de 16-Bits e 32-Bits. Com ele, podemos dar o Spin-Dash e fazer todos os outros movimentos que o personagem fazia em jogos como Sonic The Hedgehog 2. Com ele, os clássicos monitores, bem como as bolhas, são usadas durante as fases.

Modern Sonic: Que se utiliza do mesmo Gameplay do Sonic Unleashed. Porém, aqui o Gameplay e o Level Design são muito melhores. Enquanto no Unleashed as fases eram nada mais do que correr para frente, aqui temos sessões de plataformas e vários caminhos alternativos para decorrer. Além de usar Homing Attack e o Boost durante as fases.

O jogo conta com apenas 9 fases. Sim, são muito poucas, mesmo que cada uma é jogada com um Gameplay diferente. Em cada fase, após completá-la com um Sonic, devemos rejogá-la com o outro afim de salvar um de nossos amigos. Isso é obrigatório para conseguir prosseguir no jogo. Aliás, o Game conta com 3 Eras: Era Clássica (Green Hill Zone, Chemical Plant & Sky Sanctuary), Era DreamCast (Speed Highway, City Escape & Seaside Hill [Mesmo que está não tenha surgido de um jogo do DreamCast]) e Era Moderna (Crisis City, Rooftop Run & Planet Wisp).

Uma vez que as fases foram todas remasterizadas, muitas delas também foram reimaginadas. A Crisis City, do Sonic 2006 por exemplo, sofreu várias mudanças (Desde o Level Design) para se adequar ao Gameplay Moderno do personagem. Inclusive, todas as fases com Gameplay Clássico, realmente soam como tal (Em outras palavras, realmente se parecem, como se tivessem vindo dos jogos Clássicos). A Rooftop Run, por exemplo, ficou excelente, com vários caminhos e interação sobre o cenário.

Além das próprias fases em si, em volta de seus Hubs (Lugar de acesso à fase), existem várias missões alternativas em volta delas (Como corrida contra Doppelganger, corrida contra outros personagens, terminar a fase em um determinado tempo e etc). Muitas delas, além de desbloquearem músicas, também desbloqueiam Key Bosses, que precisam ser coletadas para derrotar o Boss e assim, ir para outra Era.


Em compensação das poucas 9 fases, cada Era conta um Rival e um Boss. A Era Clássica, apresenta Metal Sonic (Do Sonic CD) e Death Egg Robot (Do Sonic 2), a Era DreamCast apresenta Shadow The Hedgehog (Sonic Adventure 2) e Perfect Chaos (Sonic Adventure) e a Era Moderna apresenta Silver The Hedgehog (O personagem veio do Sonic 2006, mas sua batalha em Generations não veio de lá) e Egg Dragoon (Com a diferença que não estamos [Felizmente] controlando o Werehog), bem como o Time Eater (Que traz um reviravolta no final). Praticamente, todas as batalhas sofreram mudanças drásticas em comparação à sua versão original.

Mas não pense que isso é ruim. Por mais que as batalhas sejam fáceis, muitas delas sofreram melhorias. A batalha do Perfect Chaos, por exemplo, que eu achava ridícula no Sonic Adventure pois só precisávamos correr para frente, aqui está muito melhor. Além de várias sessões de plataforma, o vilão nos manda vários tornados de água, bem como abismos no chão.


Os gráficos de Sonic Generations são lindíssimos. O jogo faz uso da Hedgehog Engine (O mesmo motor gráfico do Sonic Unleashed), que desempenha ótimos gráficos, tanto Cartoons, quanto realistas. Fases como Sky Sanctuary e Seaside Hil ficaram lindas nesse motor gráfico, com visuais e texturas de encher os olhos. City Escape, do SA2, também ficou muito bela, mesmo com sua ambientação mais "realista" (O que eu sinceramente, nunca gostei nos jogos).

A Trilha Sonora também é outro aspecto muito bom do Game. Várias músicas remasterizadas e versões diferentes para cada personagem (Isso é, o Classic Sonic tem um ritmo diferente nas músicas das fases, bem como o Modern Sonic). Confiram algumas delas:











Enfim, Sonic Generations é um ótimo jogo, tanto para a franquia, quanto para o gênero de plataforma. Ele pegou vários aspectos bons da série e juntou em um jogo só (Bem como corrigiu vários erros e fizeram deles decentes). Talvez, os únicos aspectos negativos sejam suas poucas fases e a dificuldade nada desafiadora. Porém, mesmo com esses erros, Sonic Generations ainda é um grande jogo que, junto ao Sonic Colors, veio para dar uma "luz" sobre a franquia que estava em trevas.

Prós:
  • Ótima jogabilidade com o Sonic Clássico, e uma jogabilidade bem decente com o Moderno.
  • Várias fases foram remasterizadas e outras reimaginadas de forma muito boa.
  • Gráficos espetaculares.
  • Batalhas contra Rivais e Bosses, como Perfect Chaos e Egg Dragoon, sofreram mudanças no qual tornou elas bem melhores do que suas versões originais.
  • O Level Design das fases, com vários caminhos secretos e alternativos, é ótimo.
  • Excelente Trilha Sonora.
Contras:
  • Muito poucas fases. Algumas como Marble Zone e Casino Night Zone (Que está somente na versão de 3DS do jogo) que ficariam ótimas no game, infelizmente ficaram de fora.
  • O jogo em si é muito fácil.
Nota: 8.0

Extra: Caso você leitor, já zerou o jogo, ou não pretende jogá-lo e não liga para Spoilers, confira este Walkthrough completo do Game:


Gostou da postagem? Comente abaixo, e não se esqueça de dizer sua opinião sobre o jogo. Criticas (Feitas com educação, é claro) e sugestões são muito bem-vidas. Essa postagem termina por aqui caros leitores, até a próxima postagem! =D