Músicas Boas nos Games-Fazem diferença?

E aí galera,tudo bem com vocês?
Eu chego aqui no blog,para discutir muitas coisas mas tinha me esquecido de discutir sobre um assunto:Músicas boas nos games fazem diferença?
Será?Então se ligue em mais uma postagem.

Era 8 Bits:
                                                  A Epóca dos games de plataforma
Os games da era 8 bits não tinham muita qualidade para produzir efeitos sonoros(se for comparar com hoje em dia).Os produtores,analizavam tudo o que o videogame poderia fazer,e acabavam fazendo músicas estraordinárias como essa,do aclamado Super Mario Bros:
HAHA!Pensaram que eu ia colocar o tema de Super Mario Bros não pensaram?Eu não coloquei porque ela é muito conhecida.Não sei se vocês perceberam,mas essa música se parece muito com uma que já escutamos várias em um jogo "desconhecido"em que tinhamos uma espada e um escudo,e que também tentavamos pegar poderes com alguma entidade.Se você não entendeu o que eu quis dizer com isso,então eu lhe falo:Se parece COM A MÚSICA DA GREAT FAIRY'S FOUNTAIN DE LEGEND OF ZELDA! Isso fazia parte de muitos games antigos,porque para não ter de trabalhar na trilha sonora de um game feita do zero,eles reaproveitavam as músicas,e não havia nada de ruim nisso pois eles modificavam uma música boa,e as vezes,ficava melhor ainda.

Há um game inesquecível,aonde controlavamos um garoto robô,com um laser implantado em sua mão,tinha uma dificuldade elevada,faziam os outros chorar de tão difícil.Queiro-lhes apresentar,o game:
MEGAMAN!!Bons tempos...em que a gente chamava até os outros para te ajudar a passar das partes desse game extraordinário.


E esse?:
Final Fantasy,bons tempos aqueles em que você realmente se envolvia com a história de um game,os games tinham uma imersão imensa. Bem,essa foi era 8 bits,constituída pelos (os principais)  videogames Nes e Master System,trouxeram uma grande diversão para todos.

Era 16 bits:
Época de Ouro

Games fantásticos,aparelhos que os sustentavam:Snes e Mega Drive.Foram também os aparelhos que proporcionaram as melhores trilhas sonoras já vistas.Chrono Trigger,Donkey Kong Country,Final Fantasy III,Gun Hazard,Secret of Mana,Street Fighter,Sonic,Streets of Rage,Gunstar Heroes,Mortal Kombat,Super Mario World,Yoshi's Island,Star Fox,Super Bomberman 4...etc,etc,etc,etc... Foram muitos games que se destacaram com suas trilhas sonoras,e um deles foi: Obra prima! A qualidade do Nes pro Snes mudou completamente,o Snes tinha uma potência para produzir uma qualidade de áudio abismal,estrondosa,era quase um som em HD,muito bom mesmo.

Mas não foi só de Final Fantasy que viveu o Snes,teve também teve bonecos que tiravam a bomba de algum lugar (que eu não posso falar aqui): BOMBERMAN!!Clássico,Mítico!!Uma mistura de música do Egito,com tons elétricos,muito bem feita.

Macacos que pulavam em barris,que também pulavam em cima de jacarés?Como assim?Veja aí:
Agora você me entende?Se não me entendeu,eu digo:estou falando de Donkey Kong Country mano!! Peraí!Eu só estou falando do Snes!!Para de ser fanboy GF,aprenda com o Shadow Mario e os outros colaboladores do blog!!

Então lá vem o ouriço que corria mais que um avião: Sonic!Véi,nostalgia pura,excelente.Um ouriço que corria muito mas muito mesmo,deixava uma música animada,para não ficarmos com a frustação de morrer toda hora no jogo.

E o que dizer sobre esse "joguinho de pancadaria"? Uma excelente música eletrônica,eu até arrepiei quando joguei pela primeira vez.Streets of Rage,o concorrente de Final Fight,tava "uma briga boa" na época.

Adeus a Era de Ouro dos games...Até mais...

Era 32/64 bits:

A revolução

"Tudo" era em 3d,os produtores se focaram nisso,e não foi uma má idéia,as vezes até surgia um game em 2.5d,como R-Type Delta e Street Fighter EX.Época também de games como Zelda Ocarina of Time,Super Mario 64,Metal Gear Solid,Tekken 3,etc.
Mas vamos direto ao ponto:a trilha sonora deles.Se com o Snes eles já conseguiram extrair uma qualidade muito boa de áudio,aqui eles melhoraram mais ainda,colocando diálogo com vozes nos games,músicas de "verdade"(com vozes,guitarras e tudo),efeitos sonoros atualizados,melhorou em tudo.

Um game de robô,que era dos mesmos caras que criaram um jogo de carros super-realistas.Quem será?:
Sim,é ele mesmo,Omega Boost,da Polyphony Digital,dos mesmos criadores de Gran Turismo.Destaques para as vozes e os efeitos sonoros nessa música,e também destaque para a bateria e a guitarra,que foram muito bem utilizadas.

Um cara com nome de cobra,se infiltrava em qualquer lugar (não pense em besteira),e dava o máximo de si para completar uma coisa muito importante:suas missões.Se não se lembra,relembre agora: É ele mesmo,Solid Snake,um dos melhores hérois de todos os tempos,com uma trilha sonora de cair o queixo.Essa soundtrack parecia mesmo que você foi encontrado por alguém,não sei porque mas parece.

Um encanador que pula em cima de tartarugas e outros animais,e também,logicamente,pula nos (NÃO PENSE EM BESTEIRA) canos,a fim de completar sua tarefa:reunir as estrelas e salvar a princesa. Então ouça:
Here we go!Mario,o encanador.Essa música por acaso não te lembra água?É porque a fase em que essa música é tocada,é na água.

E o que dizer desse game épico,no seu antecessor,eramos capazes de carregar um escudo e uma espada,e outros equipamentos,e que agora continuaram sendo incluídos nesse game?: De novo ele,Zelda (o jogo) está aqui.Eu não disse que a música do terceiro mundo de Super Mario Bros 3 era parecido demais com a música da Great Fairy Fountain? Bem,esse foi um breve resumo da era 32/64 bits.

Era 128 bits
A evolução 

Os gráficos melhoraram,os games e os análogicos foram muito bem utilizados aqui,com o Ps2,Gamecube e Xbox sendo os principais consoles.Entretanto,as trilhas sonoras dos games começaram a dar uma decaída.Mas mesmo assim continuaram boas. Por exemplo,veja essa obra prima,de um game aonde controlavamos um cara que tinha que ressucitar uma tal garota,e com a ajuda de um cavalo e uma espada,assassinar "Grandes Montanhas": ÉPICO ÉPICO ÉPICO E ÉPICO!!Shadow of the Colossus tá na área,e a trilha sonora também,e essa soundtrack foi muito bem orquestrada.Que excelente trabalho que a Team Ico fez,não tem como não aplaudir.

Agora parem e escutem só: Mario Kart Double Dash!A série Mario Kart proporcionou muitas tardes bem perdidas,junto com seus amigos,e além disso,quando você ia perder,podia ficar tranquilo pois a trilha sonora te acalmava (pelo menos comigo).

E agora estamos num jogo onde você controlava vários jogadores,e um deles era um "robô" só que no final do game que esse personagem pertence,a gente descobre que na verdade esse "robô" é uma mulher,e das boas(hehe): SUPER-SMASH-BROTHEEEEEEEEERS!Continha Samus Aran,a gata dos games.Essa remixagem do game Super Smash Bros. Melee da música Brinstar de Metroid,ficou excelente!

De novo ele,o infiltrador...: Snake!!Não posso contar muita coisa,se não vou dar Spoiler,então,tudo que eu posso dizer é que essa música é fantástica,e melhor,ela toca enquanto você vai jogando e...(não posso falar),ou seja,é muito louco cara!

"Encerramento da Era 128 bits."
Estou dizendo em aspas porque o Ps3,o Xbox 360,e o Nintendo Wii tem 128 bits também,a diferença é no poder de processamento.

Bem,aqui as coisas começaram a se complicar.Os produtores não se preocupam mais com as suas músicas,eles se focam muito mais no gráfico.Mas e aí,será que isso é certo?Será que os games não precisam mais de um trilha sonora boa?Só precisa ser "épica"(quero dizer,"empolgante",ou seja,é para empolgar mas não empolga)?

É,um game em que você controla um personagem fodástico,que inclusive eu critiquei muito o game em que esse personagem atua:
Sério,já cansei desse tipo de música,tá muito clichê,num tem nada demais,eu achei muito fraco,essa trilha de Mass Effect,não me empolgou nem um pouco.

Compare isso acima com isso abaixo: É muita diferença,muita mesmo essa música de Metal Gear Solid 4 que é boa,e não o tema de Mass Effect,que é genérico.Parabéns para Hideo Kojima por pensar muito bem antes de sair fazendo a trilha sonora de qualquer jeito.

E ainda bem que,como sempre,vem a Nintendo para salvar algo,mas desta vez é na trilha sonora nos games: Isto lembra os filmes antigos da Disney,que tinham o que?"Magia" de sobra,só que nesse caso é o famoso Super Mario Galaxy que voltou com essa coisa Mágica.

Essa série foi A Melhor Série de Simulador de Corrida.Carros super realistas,com física muito bem caprichada,e músicas de elevador,que muita gente odiava mas era muito relaxante: Porque não gostaram de músicas desse tipo?Sendo que são uma das melhores que tem,isso não é exagero.Queriam o que?Que só tivesse músicas de Rock?PFF.Muito melhor deixar desse jeito mesmo que está ótimo,e também parabéns a Polyphony Digital,que também se lembrou que games tem que ter músicas boas,e foi uma das únicas que lembrou. E assim eu encerro a geração 128 bits.O título da postagem é outro,então,respondendo a tudo isso,músicas fazem muita parte de um game,e sim,fazem a diferença,isso é FATO,não há jeito,e as trilhas sonoras estão sendo prejudicadas e pronto,é muito ruim mas temos que adimitir,não tem dessa de "AAA,A TRILHA SONORA DE SKYRIM É UMA DAS MELHORES QUE EU JÁ OUVI,PORQUE É ÉPICO".Aceitem os fatos,e como eu já disse,isso só vai nos prejudicar.

Gostou?Não Gostou?Não entendeu?Então comente aí,que eu vou estar aqui,pronto para lhes responder com todo prazer,e desculpa por colocar muitos vídeos mas é o jeito.Até a próxima postagem.