terça-feira, 12 de março de 2013

ICO – “A procura de uma Saída”

 Olá leitores e leitoras estou eu aqui,GF,em mais uma postagem inédita.Fiz essa postagem a pedido do amigo KaiSearchXD que vai fazer aniversário no dia 14 deste mês,e ele é membro do Smash Club,blog que vai (eu espero) formar uma bela parceria com o UnitedGamers.
Ico é um jogo desconhecido por muitos,lançado em 2001 para o PS2,feito pelo time de Fumito Ueda (Team Ico).

Quando ele foi lançado,muitas pessoas o estranharam,mas porque?Bem,alguns pela capa horrorosa da versão americana:


E outros justamente porque o jogo foi feito por japoneses.Para quem não sabe,os gamers ocidentais,mais especificamente,não gostam de jogos do estilo dos japas,como JRPGS.Eles se adequam com games de FPS,ação e coisas do tipo.Por esse motivo ele ficou pouco conhecido e com isso,vendeu pouco.
                                                                    
                                                                  História
O jogo tem uma história simples (mas complexa ao mesmo tempo):um garoto chamado Ico foi pego por cavaleiros de um castelo para ser sacrificado.Porque?Ele tinha dois chifres,ou seja é um sinal de maldição,e ninguém sabe o que pode acontecer depois,quando ele crescer.Então os cavaleiros levam para um castelo gigante,onde havia uma sala enorme,e prendem-no em uma espécie de cápsula pra ser sacrificado –dentro desta sala  há várias outras dessas,então isso é um sinal que várias crianças também fizeram parte do “ritual”.
Mas Ico não se conforma com isso e,ao ser preso na cápsula,tenta escapar e acaba conseguindo,derrubando-a e nisso ela quebrou.

A partir daqui caro leitor(a),fica por conta de você se vai ler o resto da história ou não,então,se nunca jogou ou está jogando,melhor não ler.

Então,aqui começa a busca de uma saída,mas depois de um tempo que ele escapou,ele encontra uma jaula pendurada por uma corrente,e dentro dela havia...havia uma menina “fantasma”,chamada Yorda.Ico não pensou duas vezes e arranjou algum jeito de quebrar a corrente que a sustentava,e nisso,aconteceu uma coisa muito estranha.SURGIRAM SOMBRAS MALDITAS (COM OLHOS AZUIS) DE UM “BURACO NEGRO”(E ELAS ATACAM)!!
E elas pegaram a Yorda e nisso Ico pensou:será que vai acontecer alguma coisa se ela morrer?Então Ico a retirou  do “buraco” e achou um pedaço de pau (não pensem em besteira) e dizimou as sombras.
A partir daqui,eles começam  a buscar por uma saída.Eis que,depois de tanto tempo eles acham um portão enorme que provavelmente é a saída,mas aí surge uma sombra mulher,que provavelmente é a rainha do castelo:
Ela não é totalmente coberta de sombras,ela tem uma cara branca,com um aspecto de palidez incomum.Aí você pensa:”Então foi ela que mandou aqueles caveleiros prenderem o Ico...”
Além disso,depois ela fala que não vale a pena fugir junto com a Yorda,porque ela não pertence ao mesmo mundo que você (Ico),fugir seria impossível,e que ela (a Yorda) era sua amada filha que morreu,e o manda sair desse lugar.Então depois disso puff!!Ela some.O que foi isso?Porque ela só foi falar isso agora?De qualquer jeito,eu tenho que prosseguir,não quero ficar aqui e nem quero deixar a Yorda“sozinha”.

Então Ico prosseguiu e abriram o enorme portão,e quando só faltava atravessar uma ponte,a rainha quebrou a ponte.Ico pendurou-se na beirada,então Yorda ainda tentou segura-lo,mas era fraca demais,então Ico caiu em um imenso mar em volta do castelo,e muitos pensaram que ele pereceu.Mas ele caiu em cima de uma jaula,e viu um caminho e o seguiu.Nisso,ele achou uma caverna dentro do castelo,e nela havia um barco e uma...espada!Mas não era uma comum,ela tinha raios a circulando,Ico a pegou sem pensar,e foi em busca de Yorda.Ele se encontrou com a mesma sala em que ele foi preso,e viu aquelas várias cápsulas,só que agora elas estavam com uma luz azul.Então logo depois disso,saíram várias sombras,sim aquelas mesmas sombras malditas,só que agora não atacavam,eram sombras “crianças”,inocentes,e então Ico pegou a espada e acabou com todas elas...

Só que,logo depois,ele subiu numa espécie de altar,e lá estava Yorda,mas estava petrificada!Havia uma sala logo na frente,Ico entrou nela e lá estava a rainha,e ela agora fala que que ela está prevenindo que Yorda deixe o castelo para que ela possa prolongar a sua vida, o que ela já fez ao drenar a vida daqueles colocados nas "cápsulas".Mas Ico não ligou muito e partiu pra cima,perdendo os dois chifres no meio do processo,e com sua inteligência,matou a rainha com uma espadada no peito,e o castelo começou a desmoronar,nisso Ico desmaiou com alguns destroços.Então surge a Yorda de novo,mas agora como uma sombra,e empurra Ico naquele mesmo barco que ele tinha achado,não o acompanha,e o castelo se quebra totalmente,e o garoto acaba acordando em uma praia.Ico anda um pouco pela praia,e de repente acha uma garota caída,e para sua alegria,era Yorda,só que agora ela era uma humana.

                                                                           FIM

                                                              Jogabilidade

                                                                    
A jogabilidade de “Ico” é muito variada.Ico pode se pendurar em correntes,em beiradas e subir em escadas.Você tem um botão de pular,atacar,segurar objetos,chamar e segurar a Yorda.Pelo meio do caminho você vai encontrar vários puzzles,pra ser mais sincero,o castelo é um puzzle.O cenário é muito interativo,com bombas para se explodir,vasos para colocar em interruptores,basicamente você meche com o cenário todo por conta dos puzzles,qualquer coisinha minúscula pode ser a chave para um quebra-cabeça.Você usa o pedaço de madeira praticamente o jogo inteiro (o que não quer dizer que a jogabilidade é chata),e usa-o tanto para bater nas sombras,quanto para misturar um elemento.
Em uma parte do jogo você acha uma espada,que é mais forte mas só serve mesmo para bater nas sombras e cortar cordas.Além disso,você tem que trabalhar em equipe com Yorda,mas o que ela faz mesmo é só abrir portas ou as vezes ela descobre um elemento que faz parte do puzzle.O que você tem que fazer mesmo com ela,é servir de apoio para ela subir em beiradas,para ela pular de lugares mais longos (as vezes o pedaço de madeira é útil),e carrega-la pra todo lado possível.
Bem,se você deixar a menina ser puxada pelas sombras,deixa-la cair de um precipício,ou ficar muito longe dela,uma imensa sombra na tela cobre tudo e aí é GAME OVER.Os pontos de saves são um sofá,você tem que sentar nele e chamar Yorda para sentar para o seu game ser salvo.Legal não?

                                                                     Gráficos
Os gráficos impressionam até hoje pelas suas cores,pelos detalhes,iluminação (se for levar em conta a época) e principalmente pelo seu design único,o Ico parece mesmo um garoto de mais ou menos uns 13 anos,a Yorda parece mesmo uma pessoa frágil.Tudo isso é representado também pelas primorosas animações,não só dentro das CGS (elas usam os gráficos do jogo) mas também dentro do gameplay,você percebe muito bem os movimentos do Ico,e principalmente de Yorda,ficaram muito realistas não tem como explicar aqui,só vendo um vídeo ou jogando mesmo,realmente nessa parte os produtores capricharam muito (como todas as outras).

                                                                         Áudio
Eu não tenho muito a falar aqui porque o jogo praticamente não tem música , mas os efeitos sonoros são espetaculares para a sua época,com tons misteriosos,de vento, e isolação vistos somente em jogos de terror como Resident Evil ou Silent Hill,adicionando um clima perfeito para o jogo.
                                                                   

                                                             Curiosidades
No jogo é possível encontrar uma espécie de sabre de luz (Star Wars),isso é,realizando um puzzle.

O jogo foi feito pelo mesmo eu fez Shadow of The Colossus,considerado por muitos como o melhor jogo de PS2 e um dos melhores de todos os tempos.Além disso Ico tem muitas ligações com SOTC,como as sombras,que são um dos principais aspectos que fazem essa ligação,o mundo isolado,e até mesmo escrituras estranhas nas paredes e chãos.Outro aspecto é que (ALERTA DE SPOILER!!!!!!) dizem que Ico é o Wander,protagonista de SOTC,por causa que no final (de SOTC) ele vira um bebê com dois chifres.O jogo de Shadow of The Colossus e Ico,tem todos esses segredos por conta que o produtor Fumito Ueda deixa “buracos” na história de propósito,para os gamers jogarem e a história vai ser de acordo com o que você pensar,ou seja você é quem quem desenvolve a história (mas não deixando de lado aquela história que foi apresentada no jogo).
O jogo foi inicialmente planejado para sair pro PS1,mas foi cancelado porque o PS2 estava próximo de ser lançado,e eu também acho que o jogo ia ser muito pesado para o PS1.Aqui está um vídeo da antiga versão:


Depois que o jogo for terminado,o jogo deixa a opção de ser jogado por 2 players,um controla o Ico e o outro a Yorda.

ALERTA DE SPOILER (faz parte do final do jogo)!!!!Se você zerar a versão europeia do jogo,você encontra Yorda na praia,mas agora há várias melancias,e então Yorda e Ico pegam-nas e começam a comer em cima do barco.

Galera,se vocês nunca tocaram um dedo neste game,estão perdendo tempo,pois esse é um dos games mais interessantes e únicos já feitos para qualquer videogam,então se está jogando não pare,e se nunca jogou jogue agora!

Bem,esse é o fim da postagem,espero que tenham gostado (especialmente o KaiSearchXD) e até a próxima.

5 comentários:

  1. Obrigado o post ficou ótimo,foi um bom presente de aniversário,Agradeço muito

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    1. Obrigado e de nada ao mesmo tempo! =)

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    2. GF,para eu fazer a united gamers parceiro do smash club eu preciso falar com o Alexandre,the big fucking boss do smash Club e nesses dias estou sem contato com ele mas quando conseguir eu te aviso.Um Cumprimento,Search.

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  2. Bem, é analise o tag não análise... desculpe.

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