terça-feira, 16 de julho de 2013

Franquias/Jogos que deviam retornar - PARTE 1

Olá gamers de todo o mundo,aqui é o GF voltando depois de um tempão sem mostrar meus imensos artigos a todos vocês.
Bem,vamos lá.

Alguém aí já parou pra pensar quantos jogos bons estão sendo lançados?
Bom,eu sim,e sinceramente e infelizmente,são poucos os que merecem ser chamados de bons,ou muito bons,excelentes,ou até mais.
Pra falar a verdade,não são poucos os jogos bons que existem hoje,mas se compararmos às 3 gerações passadas,o número é vergonhoso.


Olá,vim do ano 2001 e acabei de chegar em 2013,vim com uma máquina do tempo,pode me dizer que jogo é esse?
"É Final Fantasy".
O que?Quer dizer que esse bando de personagem génerico é de FF?
"Sim,e agora também ele é um Action RPG genérico"
Back to 90's.

Empresas como EA,Capcom,Square e Konami,vem mudando as suas franquias radicalmente,e quase sempre,pra pior,vejemos exemplos como Final Fantasy e Castlevania,que,respectivamente falando,viraram um Action RPG e um Hack'n Slash,e sim,pioraram.Tem também o Tomb Raider Reboot (obviamente mudou drasticamente),que tudo mundo fala bem,mas se você analisar o jogo imparcialmente,vai perceber que o jogo tem sérios defeitos,especialmente na jogabilidade,e tem o Resident Evil,que quando resolveu sair da mansão,adoeceu e acabou sendo pego pelos zumbis armados (só os fortes entederão,mas para quem não entendeu,terei o prazer de responder nos comentários).

E é justamente sobre essas séries,vítimas da morte e da "perda no espaço",que eu vou falar.

PRIMEIRA VÍTIMA:CASTLEVANIA
                                                  Game Over (Death of Alucard / Death of Maria Renard) [Symphony of the Night] by 山根ミチル on Grooveshark
A Konami criou Castlevania,um jogo fantástico,com excelente jogabilidade,bons gráficos e uma trilha sonora soberba,mas com uma dificuldade absurda,e ao passar dos anos,foi lançando várias sequências como o Simon's Quest,o primeiro "Metroidvania",sub-gênero criado para definir games de plataforma não lineares,o termo é uma junção de Metroid+Castlevania (falam como se o primeiro Castlevania no estilo fosse o Symphony of the Night,mas a verdade é que o primeiro é o II). Bem,e em todos esses anos,quase todos tiveram uma qualidade altíssima,mas por culpa de Castlevania 64,a Konami começou a mudar a série,entrando na onda dos jogos em 3D,logo depois com o  Lamment of Innocence,lançado para PS2,e Curse of Darkness do mesmo console,e mais recentemente,Lords of Shadow. Mas o problema maior é que a série piorou muito,não combina muito com 3D (se fosse um spin-off pelo menos),tem que ser feito em 2D,e a verdade é que não recebemos um Metroidvania decente desde Order of Ecclesia,que é de 2008,ou seja,5 ANOS! A série ainda não morreu,mas está perdendo o seu rumo,espero que a Konami pare para pensar um pouco e perceba o que está fazendo,se não,pode ter o mesmo destino da série PES.

 SEGUNDA VÍTIMA:MEGAMAN
Esse daqui,teve um fim trágico,graças a antes querida Capcom. Não tenho dúvida que Megaman é um dos melhores games de todos os tempos,e um dos 5 melhores de plataforma,foi um clássico no NES,tendo "apenas" 6 jogos lançados nele.Na próxima geração,tivemos uma espécie de coleção lançada pro Genesis/Mega Drive,e Megaman 7 no SNES,evoluindo a fórmula muito bem.Mas foi nesse mesmo videogame que tivemos também a entrada da série "X",ou Megaman X,que evoluiu tudo ao extremo que a série já tinha proporcionado,e depois vieram mais duas sequências para o SNES,o X2 e o X3,além disso teve aquele que eu acho que foi o Megaman mais caprichado de todos,chamado Rockman & Forte. Bem,depois vieram os de PS1,começando do X4 e indo até o X6,e o (semelhante à Rockman & Forte) Megaman 8 também.Mas acho que foi do X5 ou X6 que a série começou a decair...estavam botando muita história na série,e que inacreditávelmente,é complexa,e isso seria bom,se não fosse Megaman,ou qualquer outro jogo de plataforma mais tradicional,pois quebra totalmente o ritmo do gameplay.Quem dera Megaman continuasse pelo menos bom que nem o X5 e o X6...depois veio o X7,entrada e a saída da série X no mundo 3D.Ficou horroroso,e depois o X8,que deu uma melhoradinha por ser um 2.5D,mas mesmo assim,ficou num nível muito baixo. Esqueci de mencionar o Megaman Legends,lançado para PS1 e N64,e o Legends 2,e recentemente,o 3,que foi cancelado...e tem os Megaman 9,10,e X Street Fighter,que são bons mas muito simples,inspirados nos primeiros jogos do "Blue Bomber". Infelizmente,a série morreu,não temos um jogo de peso dele a um bom tempo,mas ainda há tempo para ressucitá-lo.  

TERCEIRA VÍTIMA:FINAL FANTASY 
                                                  Game Over by 植松伸夫 on Grooveshark
Eis aqui,a série que salvou a aclamada Squaresoft.
Final Fantasy,é uma das melhores séries de RPG já criadas (penso eu que é a melhor,pela quantidade + qualidade),começou muito bem no NES com FF"1",uma espécie de Dragon Quest mas com sistema de batalhas bem diferente,exploração vasta,muitas quests,trilha sonora sensacional (Nobuo Uematsu) ,arte muito original (Yoshitaka Amano) e uma história diferenciada,portanto,a Square não estava bem,e com este game,ela escapou da falência.Mas o sucesso não parou por aí,pois FFII repetiu a fórmula,e evoluiu o conceito,e logo depois,veio FFIII,foi um jogão,que evoluiu drasticamente o sistema de jobs e summons,apresentou uma história mais simples mas não menos genial,e a OST começou a subir mais ainda de nível,pena que esse e o FFII não são muito conhecidos,por terem sido lançados apenas no Japão (pelo que eu creio,acho isso uma besteira,pois eu quero jogar!!!).Quando Final Fantasy IV chegou ao (II no ocidente)  SNES,ele ganhou muitos mais fãs,e permaneceu com a qualidade,e depois o SNES também recebeu FFV,e FFVI,que foi um dos melhores da série,é elogiado e falado até hoje.E aí o sucesso só foi aumentando e aumentando,a qualidade também,agora com FFVII,lançado para PS1,é um clássico eterno,considerado por muitos como o melhor RPG da história,e depois veio a sequência,FFVIII,com um sistema de batalhas que gerou polêmica,por ser muito diferente dos seus antecessores,mas que era bom.E o PS1 acabou recebendo mais um jogo da saga,o FFIX,que melhorou mais ainda tudo aquilo que foi feito em FFVII e VIII.Depois,veio FFX,que não evoluiu tanto mas veio para a nova geração,para o PS2,e acabou recebendo uma sequência direta (FFX-2),e com FFXI,a série estreou nas redes de internet,tornando-se um jogo online.Depois de todos esses títulos serem lançados,a Square juntou-se com a Enix,formando a "Square Enix",que logo logo lançou FFXII,um jogão,que implementou um novo sistema de combates dinâmicos,bem parecido com o de Chrono Trigger,mas em tempo real.Felizmente , a série não viveu só de continuações.Teve também remakes e spin-offs,como o Final Fantasy Tactics,e FF III (DS/Android/Ios),que cumpriram muito bem o seu papel,mantendo a qualidade da franquia.Mas infelizmente,em apenas alguns anos,a Square Enix começou a ridicularizar a série,colocando personagens totalmente genéricos (que já começaram a aparecer  nos FFX),histórias melodramáticas,e um sistema de batalha que assemelha-se muito com um Action RPG,e a série está perdida até hoje,e só tende a piorar.O pior de tudo,é que muitos estão aplaudindo como se isso fosse uma coisa boa,como por exemplo FFXV,que nem se parece com um Final Fantasy.É hora da Square e a Enix agirem de forma rígida,para tentar fazer um retorno triunfal,se não,a série terá um fim trágico,e muitos gamers e fãs vão ficar insatisfeitos com isso.

TO BE CONTINUED...
Gostaram do post?Se gostaram,por favor comentem,se quiserem ajudar a divulgar o blog,deem like,e fiquem atentos pois ainda há mais algumas partes para completar o artigo.
Até a próxima! :) 

4 comentários:

  1. Ótima postagem GF! Como sempre ^^

    É triste saber que Final Fantasy, Castlevania e Mega Man foram ao fiasco por causa da incompetência de suas criadores ou por fatos que causaram isso. Acho que você poderia encaixar Crash Bandicoot, TimeSplitters e os jogos da Rare, já que todos eram ótimos jogos que sumiram dos Games.

    Enfim, espero por sua segunda parte! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios,e o pedido será atendido.

      Excluir
  2. Aliás, por problemas técnicos com o Logo, não pude botá-lo nessa Terça-Feira, pois ele está muito embaçado. Quando eu consertar esse problema, irei colocá-lo como o mais novo Logo do United Gamers. Abraços!

    ResponderExcluir