Por quanto tempo você ficou esperando por uma continuação de
Chrono Trigger Dez anos A sua vida toda Na realidade, fãs esperam isso, em seu
sub-consciente, desde do nascimento, mas vamos fingir que isso não é verdade.
Para quem é desesperado para colocar as mãos em interações da franquia RPG de
Akira Toryama (fundador da empresa Square-Enix
e criador da lendária série DragonBall), que capaz de contar os dias, se
perguntando como sobreviver à tanta espera... Bem, ainda não podemos fazer nada
para recompensar esse seu sentimento angustioso.
O quê diabos aconteceu com Chrono Trigger Houve uma época,
acredite se quiser, na qual a grande maioria estava feliz e apoiava vórtices
temporais. Hordas de fãs faziam filas ao relento em sua honra e qualquer um que
ousasse criticar o menino ruivo de cabelo não-penteado era enforcado, castrado
e afogado... E por bons motivos! Porém, certo dia, tudo isso mudou. Os
admiradores do passado, logo se tornaram os odiadores do presente e aqueles que
ainda gostavam da série foram obrigados a se esconder nos subterrâneos do
planeta.
Obviamente, isso é um dramático exagero, mas uma parte é
verdade. O ódio pela empresa “Square” não ter desenvolvido muita coisa
relacionada à série, causou um imenso buraco no coração de cada fã. Talvez seja
pelo controverso de Direitos Autorais altamente restrito da empresa (que não é
mais comandada pelo Toryama – que
descanse em paz), ou talvez porque algumas pessoas só queriam ser “cool”
jogando o game simplesmente para finalizá-lo e “partir para outro”.
Mesmo assim, alguns jogadores talvez tenham ficado
genuinamente decepcionados depois de tantas interações insatisfatórias...
Independente se você se encaixa nessa categoria, está pelo menos curioso para
saber algumas interações de Crono, menos conhecidas, certo
Antes de começar, vamos explicar um pouco sobre o primeiro
game da série.
Chrono Trigger
Produção: SquareSoft
(atualmente, Square-Enix)
Distribuição:
SquareSoft
Gênero: RPG
Plataforma: Super
Famicom (Super Nintendo)
Ano: 1996
Jogadores: 1
Idioma: Japonês
Traduções: Sim
Status: Finalizado
Chrono Trigger foi originalmente lançado para Snes, pela
empresa SquareSoft (atual Square-Enix), alguns anos após o surgimento da
empresa. A produção foi coordenada pelo próprio fundador da produtora, Akira
Toryama. Desde de seu lançamento em 1996, a produção ganhou ótimas críticas
públicas, além de prêmios na categoria.
É óbvio que, se você andou acompanhando as notícias sobre
Chrono Trigger, já sabe que, em sua essência, o game é um RPG no sentido mais
puro do termo. Batalhas baseadas em turnos, experiência, personagens joviais
que são arrogantes demais para a sorte que possuem – se você ama essa fórmula
está tudo lá. Mas os elementos não tão óbvios que irão arrancar elogios de
todos.
As pessoas estão por aí soltando frases dizendo que o game
“levou o RPG para à uma nova era” ou “o único RPG simplesmente perfeito em
todos os aspectos” e, mesmo que essas frases nos façam sentir náuseas, ousamos
dizer que, no caso, elas estão próximas da verdade.
A maior evolução foi no sistema de batalhas, que esbalda
estratégia e artimanhas táticas. O antigo e esgotado sistema de encontros
randômicos foi levado para uma sala escura e baleado. Buscando alguma
inspiração em “Final Fantasy”, todos os inimigos do game são visíveis e
imploram para serem destruídos.
Para completar, a possibilidade de encontrar quinzes finais
diferentes, dependendo de seu desempenho no jogo, foi simplesmente inovadora.
Tudo isso não apenas aumenta o ritmo do game, é também menos enfurecedor do que
ser forçado brigar à cada dez segundos, quando um inimigo invisível o desafia
do nada. Não conseguimos enxergar nenhum futuro nesse método...
Porém, por mais que amemos Chrono Trigger, por mais
emocionante que seja a trilha sonora emocionante e o enredo envolvente de
“Akira Toryama”, nada irá superar nosso ódio profundo pela empresa que criou os
melhores jogos do história. Pode soar estranho... Mas, é a pura realidade.
Nota Final: 10,0
(Se você não conhecer
Chrono Trigger, obviamente. O que não é o caso, pois não acreditamos existir
uma pessoa que tenha desperdiçado tanto a sua vida, até agora)
Chrono Trigger – Jet
Bike Special
Produção: SquareSoft
Distribuição:
Desconhecida
Gênero: Corrida
Plataforma: Super
Famicom (Super Nintendo)
Ano: 1995
Jogadores: 1
Idioma: Japonês
Traduções: Não.
Status: Desconhecido.
Jet Bike é estranho. Sinta-se à vontade para inventar
quantas descrições quiser, mas a entidade de separar um único momento do
próprio Chrono Trigger original e comercializá-lo individualmente é claramente
distorcida. Mesmo assim, não existe base sólida para considerar essa produção
como um jogo genuíno. Especialmente, porque surgiram não existe muita
especulação sobre os motivos que levaram a SquareSoft à criar o game. Além
disso, pouquíssimas cópias foram distribuídas e apresentavam alguns defeitos no
próprio Super Famicom.
Em sua essência, Jet Bike é um simples game de corrida em
que é possível re-jogar unicamente a corrida entre “o homem” (uma espécie de
robô-homem que fundiu-se com uma motocicleta), presente no game original. As
únicas diferenças que pudemos encontrar são dois modos de game, em que um deles
é incluído um “tempo-limite” para terminar a corrida. No resto, é praticamente
igual. Vale considerar também que o “jogo” não tem objetivo algum, a não ser
ganhar ou perder para jogar a fase novamente.
É uma pena que o modo seja tão fraco. Seus únicos pontos
positivos, devem-se ao game original (em que corridas são secundárias), mas
como um título de diversão rápida pode até entreter.
Nota Final: --
Se tivéssemos que analisar alguma coisa, seria somente o ‘Title
Screen’. Pois, afinal, ele é uma cópia do que foi feito no original. Mas, o quê
aproveitar dele é simplesmente um pouco do que chamamos de “pai do 3D”. Se
fossemos indecentes o suficiente para analisá-lo não daríamos mais que três, em
sua nota final. De qualquer forma, não é
divertido.
(obs: Infelizmente por
algum motivo,, o jogo não funciona no emulador Zsnes 1.51. Por esse motivo,
somente nesse caso, aconselhamos o emulador Snes9x, caso você queira jogar a
ROM)
Chrono Cross
Produção: Square-Enix
Distribuição:
Square-Enix
Gênero: RPG
Plataforma:
Playstation
Jogadores: 1
Idioma: Japonês e
Inglês
Traduções: Não
Status: Finalizado
Provavelmente, tentando atender ao desejo dos fãs, a
Square-Enix decide criar um game com ao mesmo patamar Chrono Trigger. O quê ela não esperava é que isso não
causasse muitas diferenças na rebelião lendária.
Não há nada pior do que as mal-formadas opiniões de fedelhos
computadorizados ao redor do globo. Gostaríamos de assassinar alguns n00bs que informam
em seus blogs e sites mesquinhos que o game é uma genuína continuação da
franquia CT. Sim, o jogo possuiu os os
mesmos vórtices-temporais. E, sim, a trilha sonora é relacionada a franquia.
Mas, a perspectiva é totalmente diferente.
Na realidade, não existe
qualquer envolvimento com os personagens anteriores da série. Mas, não
iremos dizer que isso nos decepcionou. Pois, afinal, podemos até dizer que é um
jogo louvável para franquia. Ambientar os mesmo inimigos e sistema tático de
batalhas à um novo enredo, é excelente.
Em um mundo aonde Akira Toryama ainda era vivo, decidiram
escolher outros produtores para trabalharem na versão para Playstation. Foi a
primeira vez oficial que tivemos a oportunidade de enxergar o “mundo” aonde
Crono e seus amigos estiveram vivos anteriormente.
Por esses e mais motivos, iremos deixar a análise de Chrono
Cross, para uma outra ocasião. Particularmente, podemos afirmar que o game dá à
atender que Crono, Marle, Lucca e os demais personagens, morreram.
Nota Final: 9,0
Chrono Trigger –
Nintendo DS
Produção: Square-Enix
Distribuição:
Nintendo
Gênero: RPG
Plataforma: Nintendo
DS/Playstation
Jogadores: 1
Período de
Densenvolvimento:
Idioma: Japonês e
Inglês
Traduções: Não
Status: Finalizado
Criar remakes é uma especialidade da Square. É muito visível
que games consagrados fazem parte de sua imensa biblioteca. Sendo assim, muitas
vezes eles optam por re-criar um mesmo enredo de um específico game.
Com a polêmica seguindo um rumo perigoso, Akira Toryama
decidiu arregaçar as mangas e criar um remake do game para uma plataforma do
século XXI. A jogabilidade e os gráficos continuaram os mesmos. Porém, para o
deleite dos fãs, podemos aproveitar inovações que marcarão nossa vida para
sempre (logicamente, isso deve ao fato de quê pouca coisa nova sobre Chrono
Trigger tem sido criada).
Trata-se de cenas em vídeo desenhadas pelo próprio Akira
Toryama, que aparecem durante o game. Dessa forma, podemos aproveitar do quê
seria um próprio anime de Chrono Trigger. Para
dar o crédito que ele mais merece, o game é uma experiência que
recomendamos muito - tanto para o lado claro como o sombrio da humanidade.
Se as mentes por trás das séries podem recriar algo tão bom,
ao invés de começar do ponto do zero e criar um novo enredo – que continuem!
Além das cenas nostálgicas, você poderá desfrutar de um final à mais foi
incluído, considerado pelos fãs como um dos melhores. Ele estabelece uma
ligação entre Chrono Trigger e Chrono Cross, contendo à participação de Magus,
que está a procura de sua irmã Sarah na cena.
Se nos esquecermos um pouco de nosso profundo de preencher o
nosso buraco no coração, com mais um Chrono Trigger, a versão de DS continua
uma experiência familiar. Críticos como nós irão afirmar que você jogue,
independente de quantas vezes já tenha “fechado” Chrono Trigger. Mas, os
fanáticos irão continuar reclamando com a Square, por mais vinte anos, até que
lancem uma continuação.
Cutscenes: