segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Analise: Luigi's Mansion


Saudações caros leitores! Hoje lhes trago uma nova Analise, sendo ela um Especial de Halloween para vocês. Acreditem ou não, foi uma merda achar essa imagem acima, já que se você pesquisar "Luigi's Mansion" no Google sempre sai o Luigi's Mansion 2: Dark Moon. Acho isso lamentável, mas vamos ao que interessa!

Uma aventura bizarra e assustadora!


A história desse Game é bem diferente dos demais jogos do encanador, até porque controlamos o Luigi ao invés do Mario. Em um belo dia, Luigi ganhou uma carta que dizia que ele havia ganhado uma grande Mansão! Porém, desconfiando com tal carta, ele pediu para Mario ir até lá. No entanto, a merda da carta era nada menos do que uma armadilha para King Boo, o Rei dos Boos (Não me diga!) sequestrar o encanador vermelho, já que ele sabia que Luigi iria envia-lo por ser cagão demais.

Luigi então resolve ir no tal lugar. Ele se encontra com corvos, trovões e com a terrível mansão. Ao entrar, ele então se vê por entrar em uma porta misteriosa, onde ele é atacado por 2 fantasmas. Do nada, surge Professor Egadd, que salva Luigi. Os 2 então resolvem fazer um acordo: Luigi irá ajudar Egadd a capturar todos os fantasmas e Eggad irá ajudá-lo em sua busca por Mario e King Boo.

Enredo fraco? Nem um pouco! Considerando que seja o primeiro jogo BOM (Mario is Missing! era uma merda, convenhamos) do encanador verde, já é um ótimo enredo.

Um Gameplay suave e simples!


O Gameplay do jogo é bem simples e fácil de se acostumar: No "A" você pode vasculhar as coisas, no "B" você altera com a Lanterna, apagando ou acendendo. No "X" você interage com o Game Boy Horror (Que é fundamental no jogo), no "Y" você checa seu mapa e no "Z" você pode ver seu inventário. Já no "R" você pode sugar as coisas com o Poltergust 3000, que é o aspirador de pó que iremos usar em todo o jogo. No "L", no começo do jogo é praticamente inútil, ele só vem a ser útil quando pegamos a primeira Medalha Elemental, a de Fogo. Depois iremos pegar a de Água e depois a de Gelo.

No analógico direcional controlamos o Luigi e no analógico "C" controlamos a posição do Poltergust 3000. A jogabilidade aqui é ótima e não dá nenhum erro.


No jogo, para prosseguirmos, teremos que encontrar chaves, sugar um certo número de fantasmas e derrotar um Boss. Os fantasmas aqui são bem variados, desde os clássicos Boos até novos fantasmas, como o Gold Ghost, um fantasma dourado que no começo do game é fácil de sugar, mas que possui uma das variações finais mais irritantes: O Ice Ghost, que precisa ser derretido para ser sugado, e é essencial ter o Elemento Fogo nessas horas. Os Bosses são humanoides, diferente dos fantasmas normais, e possuem certas estratégias para serem derrotados.

No jogo temos 4 áreas que devem ser totalmente cumpridas: A entrada, no interior da mansão, no sótão e por último o porão, lugar onde King Boo estará com Mario (Cujo foi preso em um quadro). Cada área tem seus mini-bosses e seu definitivo Boss (Que lhe dará a Chave Suprema para prosseguir em outra área). Parece fácil, mas na verdade não é nem um pouco. Você terá que vasculhar todas as salas do jogo procurando lugares secretos que contenham chaves ou itens requisitados.


Um bom exemplo é a Sealed Room, que o jogador a encontra em um buraco secreto localizado no topo da mansão. Além de conter muitos baús cheios de grana, ele ainda possui uma chave que lhe dará acesso a um dos Bosses do Game. Entenderam? Exploração será algo essencial para você conseguir finalizar o Game. Inclusive, para chegar ao King Boo, você terá que derrotar um Boss que fica em um lugar de difícil acesso no jogo (Onde você terá que derrotar um Boss pra ganhar a chave de outro e ai vai).

O jogo também possui vários Easter Eggs da  franquia do encanador. Por exemplo, existe uma sala onde se você interagir com o Piano, ele irá tocar a clássica música tema do Super Mario Bros. Outro Easter Egg é que um dos tipos de fantasma do Game, é o Shy Guy! Aqui eles são fantasmas e usam lanças, uma referência ao Yoshi's Island do Super Nintendo. Também temos salas interessantes nesse Game, como por exemplo o Observatório.


Está é uma sala que se aparenta estar no espaço, e para conseguirmos prosseguir nela, teremos que sugar um meteorito e atirar na Lua! Sim, pode acreditar! É provavelmente um dos momentos mais marcantes desse Game, onde iremos pegar a Star do Mario. Inclusive, no jogo teremos que pegar respectivos itens do encanador, como sua Star (Já citada), suas Botas, suas Luvas e seu Chapéu. Não posso esquecer de citar que nossa vida é representada por Corações, que podem ser pegos no jogo. Capturar os Boos também é essencial, pois é com eles (Juntamente com a Chave Suprema de um Boss) que iremos ter acesso ao King Boo. O Bowser também está no Game, mas não vou dizer onde, para não fazer muito Spoiler.

Um clássico imortal do bigodudo verde!


Luigi's Mansion é sem dúvidas um dos melhores jogos do GameCube. O clima sombrio, o humor apresentado, o gameplay suave os personagens carismáticos fazem esse game se tornar um clássico. O sucesso foi tão grande no GameCube, que ele havia se tornado da categoria Player's Choice. E nesse ano, tivemos sua tão aguardada sequência: Luigi's Mansion 2: Dark Moon, lançado para Nintendo 3DS. O game também é ótimo, e traz várias inovações.

Infelizmente, o primeiro Luigi's Mansion ficou meio ofuscado depois do sucesso de seu sucessor. Nada contra o Dark Moon, mas acho isso lamentável por partes. Na minha humilde opinião, o primeirão ainda é muito superior a sua sequência, apesar do Dark Moon também ser um jogaço.

Gostou da postagem? Não se esqueça de comentar abaixo! Dicas e sugestões de postagens são muito bem-vindas! Essa postagem termina por aqui caros leitores, até a próxima postagem! =D

6 comentários:

  1. Ótima review Shadow Mario.
    Taí mais um jogo que me interessa.O Dark Moon o ofuscou mesmo,e tenho quase certeza que é por causa do nome...se o primeiro tivesse um subtítulo (EX:Luigi's Mansion : Bad Nightmare) isso não ia ocorrer.
    Nintendo,que tal um remake em HD desse jogo?
    E sobre este observatório de Luigi's Mansion,ao meu ver ele serviu de inspiração para Mario Galaxy - porque nele nós acessamos as fases por meio de observatórios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia este jogo ficaria ótimo em HD,nunca joguei,porém já vi detonados e adorei! Depois do Melee é meu favorito no GameCube

      Excluir
    2. Caraca! Postei esse post a uma ou duas horas atrás e já tem comentários! o.O

      Obrigado pelos elogios, também acho que um Remake em HD iria ser fantástico. Infelizmente é sempre assim mesmo, aposto que se lançassem tipo "Super Mario Sunshine 2: The Revenge of Shadow Mario", o primeiro game iria ficar ofuscado também.

      Talvez ele tenha servido mesmo como inspiração. Tanto que quando o Luigi pega a Star do Mario, ele faz tipo uma posição especial (Ao invés de fazer a mesma posição após pegar um item).

      Recomendo muito mesmo pegar esse Game, é sem dúvidas um dos que mais tive prazer de jogar no GameCube e na série do Mario.

      Excluir
    3. Somos rápidos no gatilho hahaha.

      Eu também nunca joguei Pablo,por isso estou com esta ideia na minha mente.Pra falar a verdade nunca zerei nenhum jogo de GameCube (Super Smash Bros Melee não conta pra mim pois é muito rápido).Por isso pegarei a versão HD de Wind Waker quando (provavelmente) for adquirir um Wii U.

      É verdade Shadow Mario,são os nomes que ofuscam os jogos originais.Por exemplo,pra eu achar imagens do primeiro Tomb Raider eu tenho que colocar "Tomb Raider 1" ou "Tomb Raider 96",porque fizeram aquele Reboot lá e agora poucos sabem da existência desse.

      Pois é,e o bom é que no Galaxy tem como jogar com o Luigi,só que tu tem que pegar umas moedas roxas que são difíceis pra cacete de serem pegas,principalmente as últimas.

      Olha,não sei se vou pegar original mas pretendo pegar Luigi's Mansion pra jogar no meu Wii.

      Excluir
  2. Incrível post Shadow Mario,pra mim o primeiro Luigi's Mansion é o melhor jogo do encanador verde.

    To querendo jogar esse jogo,mas aqui é difícil achar,fiquei com maiss vontade de jogar quando vi o obstervatório.

    O lance do nome eu concordo,tem muito jogo por aí que é ofuscado pelos seus sucessores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então David,tente baixar o jogo no Emuparadise.

      Pois é,essa escolha de nomes acaba prejudicando muitos games.Eu acho que é sacanagem quando eles fazem isso.

      Excluir