sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Curiosidades: Gravidade de Mario Kart 8 não é tão Original assim!


Mario Kart 8 foi de fato um dos melhores jogos anunciados na E3 de 2013. A volta das motos de Mario Kart Wii e das mudanças de jogabilidade do Mario Kart 7 deixaram muitas pessoas felizes. Porém, a maior novidade que o game trouxe foi a Gravidade, que altera no jogo. Por exemplo, os personagens podem dirigir sobre as paredes! Algo totalmente nov... Calma ai! Eu já vi isso antes no Crash Nitro Kart!


É como me diziam "Uma coisa sempre leva a outra. O povo pode chamar de cópia, mas uma hora essa "cópia" vai inovar mais do que o Original, fazendo a "copiação" ser inversa". Achei isso meio frustrante, se tratando ainda mais de uma empresa como a Nintendo, que vem inovando a anos no Mercado de Games. Bem, mas uma coisa é certa: Mario Kart é Mario Kart. Talvez algo muito mais impactante venha a seguir.

Gostou da postagem? Comente e deixe sua opinião. Não se sinta ofendido pela postagem, só foi uma sátira mesmo com essa "novidade" da gravidade. Essa postagem termina por aqui caros leitores, até a próxima postagem! =D

19 comentários:

  1. Eu estaria falando agora "É Nintendo,copiou fácil né",se F-Zero X não tivesse isso
    Veja com seus próprios olhos:
    http://www.youtube.com/watch?v=DrW-WBheMKk
    E:
    http://www.nintendoblast.com.br/2013/06/nao-espere-por-um-novo-f-zero-em-breve.html
    E é muito engraçado porque Crash Team Racing foi lançado um ano depois de F-Zero X - Crash Team Racing é de 99,enquanto que F-Zero X é de 98.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez Crash teria copiado F-Zero, se não fossem 2 jogos totalmente diferentes. Um é Arcade de Corrida, enquanto o outro é a famosa "Corrida Maluca" XD

      No caso, Mario Kart e Crash Racing são 2 jogos com várias semelhanças. Tanto que o modo de fazer Turbo (Ou Drift) no Mario Kart: Double Dash é idêntico ao modo de se fazer no Crash Team Racing.

      Aliás, o F-Zero é um jogo futurístico que TEM a proposta de gravidade. Não entendi bem a comparação com o Crash Nitro Kart, sendo que a gravidade nesse jogo é algo extra, assim como vai ser no Mario Kart 8 o.O

      Excluir
    2. Sim,é verdade,são dois jogos totalmente diferentes mas do mesmo gênero (corrida),e os dois são arcades.
      É porque como Miyamoto disse,Mario Kart 8 pegou isso emprestado de F-Zero X.Ele não havia pensado nisso antes mas agora ele acabou incluindo nesse Mario Kart.Pois se ele tivesse mesmo copiado de Crash Nitro Kart,ele já teria incluído a muito tempo,no Mario Kart Wii ou Mario Kart 7.
      Pense bem:
      Lançaram F-Zero X,a Sony viu essa característica de gravidade,falou "Hummm muito legal,vou incluir em algum jogo de corrida",e colocou no Crash Nitro Kart - não tinha como colocar no Team Racing porque ele já estava sendo feito,ia atrasar muito o desenvolvimento.
      Daí,a Nintendo viu que a série Mario Kart precisava de inovações,e agora só pegou emprestado de F-Zero X e GX,e colocou em Mario Kart 8.
      Na verdade não é uma comparação,só mostrei que este elemento estava disponível em F-Zero X ; lembrando que,o primeiro F-Zero não tinha isso.
      :)

      Excluir
    3. Err... Crash já não era da Sony na época do Crash Nitro Kart. Vale lembrar que como eu citei, Mario Kart pode ter pegado sim coisas emprestadas. Por exemplo, o Turbo do Mario Kart: Double Dash, que é idêntico ao do Crash Team Racing.

      E não me lembro bem desse sistema de gravidade do F-Zero X... Era do jogo Original ou de uma versão especial? Onde jogava eu não via essa tal gravidade...

      Bem, esse é meu ponto de vista a isso. Eu achei esse sistema de gravidade do Mario Kart 8 muito parecido com o do Crash Nitro Kart, com capacidade de fazer Drift nesses lugares e etc. Não imagino uma coisa dessas ter saído de um jogo como F-Zero, que lembro da gravidade só no F-Zero GX de 2003.

      Excluir
    4. Humm isso daí pode ser mesmo.
      A gravidade em F-Zero X era na versão normal mesmo.Por exemplo,na fase Big Blue,você pula numa espécie de tubo e pode ir andando em volta dele.Lembrando que é só um desses exemplos.

      Pode ser que a Nintendo copiou mesmo mas acho que não,pois se F-Zero já tinha isso,não tem como falar que é cópia - até porque,Crash Nitro Kart pegou este elemento,mesmo que de que uma maneira meio diferente.

      É como a Sony,que lançou o joystick do PS1 sem analógico,depois foi lá a Nintendo lançou o joystick do N64,com analógico e os botões C (que na maioria dos games servia pra girar a câmera),então a Sony lançou o Dualshock,com dois analógicos,ou seja,é meio diferente mas mesmo assim é uma "cópia" (mas apesar disso,não acho que ela estava errada pois analógicos estavam começando a ser essenciais na jogatina).
      A e uma nova informação:
      F-Zero GX foi lançado antes da metade do ano de 2003,enquanto que Crash Nitro Kart só saiu no final de 2003,e em 2004 no Japão.

      Excluir
  2. Ops,me desculpe,confundi Crash Team Racing com Crash Nitro Kart.
    FAIL MEU! XD
    Corrigindo:
    Crash Nitro Kart,2003.
    F-Zero X,1998.

    ResponderExcluir
  3. Momento HUE : Isso ta meio errado O Certo seria,Crash se Baseou em F-Zero X(Mesmo que estranho isso),Sonic Raiders Zero Gravity se Baseou em Crash e Mario se Baseou em Sonic(O Que é mais provavel pois Mario e Sonic são do Japão e não vá dar uma de fanboy comigo porque eu sei que já foi lançados games de Crash no Japão mas foram quase poeira comparado as Américas de tão underrated que foram)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tanto. Crash Bandicoot foi o primeiro jogo não-japonês a ganhar prêmio. Sem falar que os Japas adoram o Masurpial lá. Aqueles vídeos zuados são bom exemplo disso.

      Excluir
    2. Peraí Search,não faz o menor sentido Mario ter se baseado em Sonic nos jogos de corrida,porque ficou um pouco diferente.
      Mas Crash copiou na cara dura.F-Zero X tinha esse elemento.O GX também,e lembrando que ele foi lançado antes de Crash Nitro Kart (ambos são de 2003 mas Crash foi lançado no final do ano,F-Zero GX,na metade).
      Não estou falando que foi ruim eles terem copiado,só demonstrando que este elemento de Mario Kart 8 não fora tirado de Crash Nitro Kart.

      Excluir
    3. Eu coloquei momento HUE porque não pra levar a sério mas é verdade sobre dos games do Crash serem Underrated no Japão

      Excluir
  4. Eu não achei isso decepcionante por parte da Nintendo. Só porque alguém já usou um coisa antes quer dizer que NINGUÉM mais pode usar??? Isso sem contar que esse sistema dinâmico de gravidade já existia em F-Zero antes de Crash, como um monte de gente já comentou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é questão de não poder usar. Se fosse considerado dessa forma, jogos de Kart que vieram depois de Mario Kart seriam plágios total. O fato é que Mario Kart e F-Zero são jogos diferentes, com propostas diferentes. Se essa gravidade veio do F-Zero ou não, eu não sei, mas ela me soa idêntica á gravidade usada no Crash Nitro Kart.

      Excluir
    2. Mas sendo jogos com propostas diferentes ou não, esse post não foi feito para falar ESPECIFICAMENTE de sistemas de gravidade em JOGOS DE CORRIDA???????
      E outra: Porque, PORQUE você esta dando tanta atenção a um simples sistema de gravidade dinâmica que não é nenhuma novidade????

      Excluir
    3. Calma,"EU".
      Acho que mesmo que F-Zero e Mario Kart/Crash Nitro Kart sejam jogos de corrida com propostas diferentes,não deixam de ser arcades,e qualquer um pode copiar um elemento e botar num jogo completamente diferente.Eu posso pegar o sistema de gravidade de Mario Galaxy e botar num jogo de Aventura.Posso clonar o sistema de cover de Gears of War e colocar num Action RPG.Mas calma aí "EU",o Shadow Mario só quis falar uma curiosidade,e não comparar com a de outro jogo,etc.

      Excluir
  5. Não sei se entendi direito o teu post. Tudo bem você preferir Crash Nitro Kart, ao Mario kart, mas não captei a sua decepção com a Nintendo. Qual o problema de usar um sistema de gravidade parecido? No mundo dos games isso acontece de forma automática, ideias são aproveitadas e melhoradas, isso ocorre a todo momento. Se levarmos em consideração esse argumento, outros jogos do estilo de Mario kart poderiam ser ignorados, pois foi o grande jogo nesse estilo. Desculpe se falei alguma bobagem, mas achei o post um tanto que parcial. Flw, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei parcial.E se falar que MK8 é cópia,então tem que falar que Crash copiou F-Zero.

      Excluir
    2. O problema é o modo que a jogabilidade de ambos acontece. Claro, F-Zero tem a tal gravidade, mas o jogo se move por aquilo. Corridas futurísticas, desafiando as leis da gravidade.

      Porém, Crash não vai da mesma forma. Em certos lugares, o jogador pode decidir se irá usar a gravidade ou não. Ou algumas vezes, o Kart sobe uma subida bem torta, utilizando assim a tal gravidade.

      O problema é que o Mario Kart 8 usa essa estratégia do Crash Nitro Kart de forma idêntica. É praticamente a mesma receita de bolo, porém temos doces diferentes utilizados (No caso, as fases, os personagens e os itens).

      Sem falar que no Mario Kart 8, quando o sistema de gravidade é usado, as rodas do carro se alteram para o lado. Jeito que ocorre exatamente como no Crash Nitro Kart.

      Como já disse, esse é meu ponto de vista a isso. Eu em nenhuma hora disse que essa era a causa maior. Vocês acham que é o F-Zero, ok eu entendo. Mas para mim é o Crash Nitro Kart. É tudo uma questão de opinião.

      Excluir
    3. Eu juro que se você tivesse falado isso na postagem eu entenderia muito melhor.
      Não sabia que em Crash Nitro Kart o sistema de gravidade era exatamente desse jeito.Mas eu não achei ruim que Crash Nitro Kart tenha pegado emprestado um elemento de F-Zero X,o mesmo eu digo do Mario Kart 8.
      Só espero que entendam o que eu disse sobre Crash ter copiado F-Zero.Copiou somente a gravidade,e modificou.

      Excluir
    4. No meu comentário eu não falei de F-Zero, inclusive é um jogo que joguei muito pouco(apesar de ser clássico). Eu perguntei, porque a decepção com a nintendo em ela ter copiado algo bom de outro jogo? Crash Nitro Kart é um jogo bem legal, que é tão bom quanto mario kart, o que é bom e inova deve ser copiado e melhorado, afinal o jogo já é mais antigo e essa formula estava ficando esquecida. Para de falar em f-zero, eu to falando de Crash e Mario Kart. hehehehe

      Excluir