quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Análise - Star Wars Jedi Knight : Dark Forces 2

Eaí galera,tudo bom com vocês?
Bem,venho aqui mais uma vez apresentar a todos vocês mais uma de minhas análises.


Star Wars : Jedi Knight : Dark Forces 2 é um first person shooter desenvolvido e lançado pela Lucas Arts em 1997 para a plataforma Windows.O game também está disponível na elogiada loja Steam.
Ele é a sequência direta do tão bem falado "Star Wars : Jedi Knight : Dark Forces".

O Vale dos Jedi
Os eventos de Dark Forces 2 acontecem depois de "O Retorno do Jedi".Você joga com Kyle Katarn (o protagonista da série Jedi Knight),que era um mercenário no primeiro jogo da série.Katarn se encontra com um dróide chamado 8t88,que lhe informa que seu pai,Morgan Katarn,fora matado por Jerec,um Jedi Negro,que pretende reconstruir o império.Kyle pega um disco com 8t88,que só pode ser lido por um outro dróide que está localizado na casa de seu pai.Na mensagem,o pai de Kyle aparece,e o pede para realizar alguns objetivos que ele (seu pai) não pôde concluir.Então o personagem recebe também um sabre de luz,que ajudará bastante nos seus objetivos.
No meio da jornada,Kyle descobre que Jerec,e outros 6 Jedi Negros (são seus comparsas),procuram por um local chamado "Vale dos Jedi".Aqui as almas de praticamente todos Jedis estão presas,e aquele que conseguir acessa-lo,terá um conhecimento muito maior sobre a força,e assim,deixando-o muito mais forte,quase insuperável.Os 7 Jedi Negros são:
Jerec,Boc Aseca,Gorc,Padoon C. Boodle,Yun,Sariss,e Maw.
Curiosamente,o nome Boc Aseca vem do português. A idéia era de colocar no nome uma característica de Boc. Sendo um Twi'lek,Boc Aseca nada mais é do que "Boca Seca" separado.E como você já deve ter percebido,esses 7 serão os chefões do jogo.
A história desse jogo é simples,porém,há nela personagens muito carismáticos,e elementos interessantes,como o Vale dos Jedi.

É só mais um FPS..."só" mais um FPS único
Dark Forces 2 parece só mais um daqueles FPS da época,como Quake,Doom,Blood,etc.
Mas suas características o tornam distantes de todos os outros.
Você tem várias armas a disposição,e claro,cada uma tem seus atributos.
As fases são muito bem desenhadas,com várias partes acessíveis,e salas secretas que são recompensadoras.O jogo é lotado de itens para coletar,como escudos,armaduras,munições,tubos de bacta (servem para recuperar a barra de vida),e muito mais.A IA dos inimigos é muito boa,e mesmo que você jogue no modo mais fácil,eles não perderam a oportunidade de te matar.Sim,Dark Forces 2 leva aquele "charme" dos FPS da década de 90,de ser bem difícil.Não só os inimigos mas também as próprias fases tem lugares que o vão deixar nervoso e confuso,e juro que não é exagero.Num dos últimos níveis,eu cheguei a quase...melhor não falar.
Pode não parecer,mas você terá que lutar contra dois chefões ao mesmo tempo.Genial e brutal.

Felizmente,a jogabilidade desse jogo não se resume só a isso.
Aqui,podemos usar um sabre de luz.Ele é muito útil em vários momentos,e obrigatório contra os bosses do jogo.Só que os controles com ele são meio travados,não há muitas opções de golpes,mas o  bom é que isso deixa os combates mais cadenciados,com a necessidade de tomar muito cuidado.
E a cada fase passada - dependendo do seu desempenho nela - você ganha um certo número de pontos para adquirir um poder da força,do lado luz,ou do lado negro.
Obviamente,esses poderes se esgotam,porém,com o tempo se recuperam.
E o jogo tem 2 finais,que são determinados por "bom" e "mau".É importante ressaltar que esses poderes são mais do que essenciais nos últimos níveis e contra os bosses.
Cada um deles tem suas estratégias a serem vencidas,mas como era de se esperar,o jogo não te dá nenhuma dica de como vencer. Isso pra mim é muito bom,pois deixa a batalha muito mais emocionante e marcante.Eles tem uma IA riquíssima,muito bem feita,e eles são facilmente memoráveis.
Leia abaixo e depois volte a ver esta imagem.

Há um defeito em Jedi Knight que pode incomodar muito.O Field of View (ou "Campo de Visão") não é agradável,te dá uma sensação claustrofóbica.Tenho certeza que quem jogou Half Life 2 vai me entender.Bom,você pode driblar isso mudando a câmera para terceira pessoa (que tem o mesmo field of view,mas é um pouco mais agradável).
Existe um modo multiplayer em Jedi Knight,mas eu não consegui jogar,porque o jogo é antigo e os servidores oficiais foram fechados a muito tempo,então,só seria possível joga-lo via Hamachi.

Acha o jogo feio? Mas para a época,era um primor técnico
Embora atualmente,DF2 não aparente ter gráficos magníficos,na época,eles eram impressionantes.Pra começar que as fases são gigantescas,e essas mesmas,possuem um design invejável,faz jus à série Star Wars (coisa que a nova trilogia não faz!).Tanto que,em vários momentos eu parei somente para apreciar os cenários.E digo mesmo dos personagens (mas esses eu não parei pra olhar,pois se não ia morrer).A iluminação também é um ponto a se destacar,principalmente em ambientes mais fechados.Comparando ao primeirão da série,Jedi Knight deu pulo gigante,evoluiu o bastante para ser aplaudido.E achei os gráficos parecidos com os de Quake,aliás,pode até ter usado a mesma engine (apesar de que,a Lucas Arts disse que essa era uma nova engine,chamada "Sith Engine").Outra coisa:o jogo surpreendentemente,suporta qualquer resolução.Sim,até 1080.Pena que é só um upscale,mas pra um jogo dessa época,já é o bastante.

Qualidade sonora absurda,músicas inesquecíveis,dublagem em PT-BR,e CGs bizzaras

A trilha sonora pega várias músicas da trilogia clássica de Star Wars,que são colocadas nos momentos certos,deixando até o jogador mais empolgado e confiante.E a qualidade sonora é atenta aos detalhes.O barulho do sabre de luz por exemplo,foi muito bem representado,ficando praticamente idêntico ao som apresentado nos filmes da série.
Agora,uma coisa que poucos games tinham na época,era uma dublagem brasileira (DF2 é um desses poucos).Ela é bizarra em alguns momentos.Os inimigos soltam frases esquisitas como "Lige o jato automático".E pra sua sorte (ou azar),elas vem à todo momento.Mas as legendas e textos foram muito bem traduzidos,e não é em todas as partes que a dublagem é esquisita assim (alguns personagens falam frases perfeitamente compreensíveis,como "O que está acontecendo"?),então ela não chega a ser ruim.
Pior que a dublagem é até boa perto das CGs.Tecnicamente,elas são muito boas,pois mixam imagens de atores reais com objetos computadorizados.Agora,as cenas são ridículas,e a atuação não é boa.
Só pra você ter uma idéia,Boc parece um retardado aqui.Olhando-as por completo,é impossível não dizer que é semelhante àqueles filmes da "Sessão da Tarde"
Alguns momentos eu cheguei a rir,de tão toscas que elas são.


VEREDITO FINAL:
Star Wars : Jedi Knight : Dark Forces 2 devia estar obrigatoriamente em qualquer lista dos melhores jogos dessa franquia,pois é um jogo magnífico em todos em quesitos.Sim,ele tem os seus defeitos,mas podem facilmente,passar despercebidos.Lembrando que,o jogo é difícil,entretanto,qualquer um que se esforce poderá terminá-lo - pra ser sincero,eu me esforcei.
Por isso,se você está a procura de um jogo com um bom desafio,e diferenciado,este jogo é ALTAMENTE RECOMENDADO.
Aí vem a perguntinha : " E quem é fã de Star Wars?"
JOGA ESSA OBRA DA LUCAS ARTS!

OBS:Fui eu que tirei esta foto,e o outro jogo receberá uma review feita por mim mesmo

Há duas últimas coisas que eu gostaria de destacar.Primeira:nunca vi uma versão brasileira para baixar,então,se quiserem,tentarei disponibilizar o jogo para download.A outra é que o jogo possui uma expansão chamada "Mysteries of the Sith",que infelizmente não teve uma versão brasileira,e dificilmente você irá encontra-la.E não é apenas uma expansão bobinha,nela,é possível jogar 16 novas missões com a Mara Jade (pesquise no google para encontrar mais informações).
Bem,chegamos ao fim da postagem.Qualquer coisa,comentem aí,afinal,não custa quase nada né?
Galera,um abraço pra todos vocês,e até próxima. :)
Fui!

2 comentários:

  1. O post tá ótimo GF! Deve ser um ótimo jogo. Eu raramente jogo algum Game da série Star Wars, joguei uma vez aquele exclusivo do GameCube. Gostei, mas não achei lá essas coisas. Esse dai me achou a atenção, jogos de FPS futurísticos me atraem muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio.
      O exclusivo que você está falando é o Rogue Squadron?
      Dizem que ele é um dos melhores jogos que carregam o nome Star Wars.Aliás,irei baixa-lo e roda-lo (ou comprar) no Wii,futuramente.
      Esse jogo é recomendadíssimo,mas lembre-se que ele é difícil.
      Também sou fissurado por jogos futurísticos,principalmente os FPS e os RPGs.

      Excluir