domingo, 29 de dezembro de 2013

Analise: Super Mario Sunshine


Saudações caros leitores! Trago para vocês a analise do jogo que pra mim, é o melhor Super Mario 3D já lançado até hoje (Super Mario Galaxy? Não). Super Mario Sunshine, lançado para o GameCube em 2002, trazendo o Universo do encanador para uma aventura Tropical e muita Nostálgica para mim. Sem mais delongas, vamos lá!


A história do jogo começa com Mario, Peach e Toadsworth viajando de avião para Dolphin Island, uma pacífica ilha com belas praias e alguns campos. Durante um vídeo apresentando a ilha, Princesa Peach nota uma silhueta estranha que lembra bastante o próprio Mario. Ao chegarem na ilha, a Toad Brigade (Grupo de Toads) os alerta de uma gosma estranha no chão, e Toadsworth pede para Mario tentar resolver o problema. Novamente, a Princesa Peach vê a tal sombra que tinha visto anteriormente no avião, mas quando alerta Toadsworth e vê o lugar, a tal sombra não está mais lá.

Vagando pela Delfino Airstrip, o encanador encontra F.L.U.D.D (Flash Liquidizer Ultra Dousing Device), um dispositivo de água criado pelo cientista E.Gadd (Sim, o mesmo de Luigi's Mansion), que pretende ajudar o encanador a limpar a gosma. Mal sabe o encanador que aquilo na verdade é uma Polluted Piranha Plant, que estava afundando as pessoas do lugar com sua gosma. Após derrotá-la, alguns guardas Pianta prendem o encanador por vandalismo e pichação na ilha.

Em um tribunal, um Pianta, que está fazendo a acusação, explica ao Juiz que Mario está fazendo poluição na ilha, enfraquecendo as Shines Sprites, fonte de poder e iluminação que está na ilha a séculos. Apesar de Peach e Toadsworth tentarem defender Mario, ele é preso mesmo assim. F.L.U.D.D explica mais a Mario sobre as Shines Sprites, que haviam sumido da ilha após toda essa poluição. Os policiais liberam Mario, o obrigando a limpar toda a ilha, ou não sairia de lá legalmente.

Após eliminar outra Polluted Piranha Plant, Mario encontra o verdadeiro criminoso da história: Shadow Mario, um Doppelganger que possui a aparência idêntica de Mario e um objeto chamado Paintbrush, capaz de criar praticamente tudo com uma gosma chamada Goops (Ou Graffiti). Shadow Mario sequestra a Princesa Peach, mas é detido por Mario e foge com um portal feito na estátua simbólica da Delfino Plaza. Eis então que começa a aventura de Mario para limpar toda a ilha e derrotar Shadow Mario.


O Gameplay do jogo é algo excepcional. Enquanto seu antecessor, Super Mario 64, trazia vários golpes e pulos acrobáticos, além de Power-Ups, Super Mario Sunshine segue um conceito diferente. Todos os golpes do encanador foram removidos, já que 70% do jogo usamos o F.L.U.D.D, mas suas acrobacias ficaram mais extensas, podendo até dar um mortal pra trás e um giro após tocar parede. Os Power-Ups também são inexistentes aqui, mas não precisa chorar. Em certas horas que o jogador ir avançando no jogo, Shadow Mario irá aparecer em Delfino Plaza (Área central do Game) com um novo item. Se você derrotá-lo, aquele item será de seu uso.

Falando em Delfino Plaza, ela funciona como o Castelo da Peach no Super Mario 64. Inicialmente só temos Bianco Hills como fase (Com várias missões bem elaboradas que geram um estrela), mas depois desbloqueamos no tempo Ricco Harbor, Gelato Beach, Pinna Park, Sirena Beach, Noki Bay, Pianta Village e Corona Mountain. Cada fase apresenta 8 desafios, sendo que cada uma também apresenta um Boss. O jogo tem um total de 9 Bosses (E 3 Mini-Bosses), sendo que o que mais encontraremos, obviamente, é o Shadow Mario. Não vou fazer Spoiler sobre os Bosses, só digo que o Eely-Mouth é um dos melhores que já lutei na minha vida Gamer, é muito criativo e divertido.


O jogo apresenta Leveis Secretos, que acredito terem sido uma das inspirações para fazer o Super Mario Galaxy, já que o Level Design das fases lembra bastante. Aqui, Shadow Mario rouba o F.L.U.D.D do encanador e devemos passar dessas séries de desafios. Parece fácil, mas não é nenhum um pouco. Devemos girar em torno de cubos que se movimentam, pular sobre plataformas altas antes de cair no abismo e etc, tudo isso com apenas os saltos do encanador. E levando em conta que estamos sem as habilidades do dispositivo, a coisa fica bem feia aqui. Vale citar que essas fases foram feitas, principalmente, para agradar as pessoas do velho estilo do Super Mario 64.

Sobre o F.L.U.D.D, ele apresenta 4 habilidades, sendo que duas nós já temos desde o inicio. A primeira é o tiro de água, ótimo para matar inimigos de gosma e para acertar alvos. A segunda é uma espécie de mochila ajato, onde podemos voar para cima por um curto período, mas acredite, isso ajuda muito. A terceira é um tipo de foguete, onde se segurarmos o poder de lançamento da água, iremos dar um salto muito alto, que é excencial para chegar em lugares mais altos. A quarta e última é um turbo, que te faz correr muito rápido com o dispositivo, podendo até mesmo usá-lo na água, o que é muito bom para pegar Shines Sprites escondidas. Mas cuidado: A água do F.L.U.D.D não é infinita, então é sempre bom enchê-lo em algum lugar.


Existe também uma loja de moedas azuis, onde com 10 delas podemos comprar uma Shine Sprite. Essas moedas estão escondidas no jogo, e existe um total de 240 delas. O jogo tem 120 Shines Sprites, então se você quer completá-lo 100%, é bom ficar de olho no cenário, buscando sempre as moedas azuis. Uma curiosidade legal de citar, é que os vendedores da loja, são dois Tanookis! Sim, uma bela homenagem ao Super Mario Bros. 3, não é mesmo?

Agora vamos falar dos comandos do Game. No R você usa as funcionalidades do F.L.U.D.D, no L se você estiver com a função de atirar água, você pode mirar e, se pular, pode dar um Ground Pound. No A você pula, padrão da série, no B você pode pegar objetos, conversar com os personagens e, se estiver correndo, deslizar no chão. No X você pode trocar de função do F.L.U.D.D e no Y dar um Zoom na tela. Já o Z, serve como um Guia de Menu.


O jogo apresenta uma grande quantidade de inimigos. Temos além das criaturas feitas de gosma, vários inimigos clássicos da série, como Bullet Bills, Monty Moles, Bob-Ombs (Que por sua vez apresentam um visual mais digital), PokersBoos, Chain Chomps e etc. Infelizmente, Goombas e Koopa Troopas não possuem presença nenhum nesse Game, mas existem 2 inimigos que são baseados nestes dois: Strollin 'Stus, que age de maneira idêntica aos Goombas e Electro-Koopas, que são uma subespécie dos Koopa Troopas.

Os Bloopers também aparecem aqui, mas diferente dos outros jogos da série, estes conseguem ficar fora da água. Aliás, os queridos (Pelo menos pra mim) Skeeters do Super Mario 64 também possuem sua presença de destaque aqui. Os novos inimigos se constituem em Cataquacks (Que retornaram no Super Mario Galaxy), Abelhas (Padrão na série atualmente), Sleepy Boos (Boos sonolentos, na tradução), Chain Chompletes e etc.


Graficamente, Super Mario Sunshine é lindo. Os cenários tropicais são de encher os olhos e, até mesmo os campos, são muito bonitos. Dou destaque a parte do jogo que você encontra Girassóis, que são inexplicavelmente lindos! O visual desses personagens é bem Cartoon, o que os deixou bem bonitos. O jogo tem efeitos de luz e sombra bem bacanas, e a água desse é muito bem feita. É bom citar que, Shadow Mario, por ser feito de algo parecido a gosma, possui reflexos em seu corpo. Funcionam muito bem, qualquer área do jogo é refletida de forma muito bem feita.

Como eu tinha dito antes, Shadow Mario é o Boss que vai mais aparecer no jogo, afinal, é o principal antagonista. Existiram várias fases onde teremos que persegui-lo, atirando água em seu corpo até ele desistir e te dar a Shine Sprite. Também existe uma série de desafios do Piantissimo II, que apesar do nome, não é um Pianta de verdade. Ele irá nós desafiar várias vezes em corridas, onde se ganharmos ele nos dará uma Shine Sprite. Esse conceito é totalmente baseado nas corridas do Koopa Troopa do Super Mario 64, e mais tarde, em Super Mario Galaxy, teríamos novamente esse conceito agora com o Cosmic Mario.


Yoshi também marca sua presença no Game, sendo sua primeira aventura na série 3D do encanador como personagem jogável. O Yoshi Egg é um dos objetos que Shadow Mario irá nos fornecer se o derrotá-lo. Yoshi irá pedir uma fruta, e após trazer essa fruta para ele, já podemos montar em suas costas. Cada fruta dá além de uma outra cor, dá um poder especial para ele, no caso o seu vomito. Sim, ele vomita, e esse vomito faz os inimigos se transformarem em plataformas. O Yoshi pode até comer uma pimenta, e ganhar poder mesmo assim. Mas como o F.L.U.D.D, ele tem uma barra que se esgota, no caso, sua barriga. Se ela chegar a zero, Yoshi não consegue mais vomitar, como também, morre de fome.

O personagem é muito útil, sendo que ele possui várias missões que dependem de seu uso. Uma delas, é no Hotel Delfino, localizado na Sirena Beach. Precisamos engolir fantasmas com o Yoshi, para chegar até a Shine Sprite, mas para isso, precisamos pegar uma fruta que ele quer, que está bem escondida no cenário. Inclusive, um dos NPCs cita que seria muito útil um aspirador de pó nessas horas, que é uma bela referência ao Luigi's Mansion. O jogo em si é bem grande, o que me deu aproximadamente 2 ou 3 meses para finalizá-lo inteiramente (Claro, na época que eu ainda estudava, mas nas férias você pode levar umas 4 ou 5 semanas pra zerar, no máximo).

O jogo, assim como todos os outros da série, apresenta ótimas músicas que, na sua maioria, são bem relaxantes. Vou dar destaque apenas para minhas músicas preferidas:










Enfim, Super Mario Sunshine é um excelente Game. Como disse no começo do post, esse para mim é o melhor Super Mario 3D já lançado até hoje. Ele pega tudo que era bom do Super Mario 64, adiciona uma personalidade própria e trás o que pra mim é a experiência mais divertida dos jogos 3D do encanador. Inclusive, existe um mangá baseado no jogo (Chamado Super-Mario-Kun), porém não achei o link para vocês baixarem, espero que entendam. Só acho triste que um excelente Game como esse é muito Underrated, e Super Mario Galaxy, um jogo que não trouxe elementos tão bem trabalhados, é muito Overrated. Não quero ofender nenhum fã desse jogo, mas para mim, é o jogo da franquia 3D menos divertido e inovador.

Muitas pessoas dizem que esse jogo é ruim, mas acredito que dizem isso por sua extrema dificuldade alta. Sim, Super Mario Sunshine é um jogo bem difícil, o mais difícil da série 3D do encanador, pra falar a verdade. Se tratando do fato de Super Mario Galaxy ser um jogo bem fácil, muitas pessoas não conseguem jogar o Super Mario Sunshine, já que a diferença de dificuldade de um a o outro é abismal. Por isso, recomendo esse jogo para os fãs Hardcore do encanador, ou para aqueles que manjam bastante de Super Mario 64, já que ele e o Super Mario Sunshine dividem uma jogabilidade muito bem elaborada mesmo.

No tempo, Super Mario Sunshine envelheceu muito bem para mim. Os gráficos, músicas, cenários e fases até hoje são fantásticas. Porém, a Nintendo meio que se esqueceu desse Game. Fez um Remake bem bacana do Super Mario 64 chamado Super Mario 64 DS, uma continuação para o Super Mario Galaxy e uma continuação para o Super Mario 3D Land, o tão aclamado Super Mario 3D World. Eu gostaria muito de um Super Mario Sunshine 2 ou até mesmo um Remake em HD pro Wii U, pois sejamos francos, pra que outro Super Mario Galaxy? Não seria mais do mesmo? Por isso, aguardo algo relacionado a Super Mario Sunshine, um jogo fantástico que me conquistou de maneira que nenhum jogo 3D do Mario conseguiu até hoje. Parabéns aos seus quase 12 anos, Super Mario Sunshine.

Prós:

Gráficos lindos e espetaculares para um jogo de 2002.

Trilha sonora excelente.

Jogabilidade precisa e itens muito bons.

Fator Replay para buscar todas as Shines Sprites é ótimo.

Dificuldade e Secret Levels bem planejados.

Contras:

N/A

Nota: 10

Gostou da postagem? Comente e deixe sugestões para outras postagens. Lembrando que de maneira nenhuma vou fazer analise do primeiro Super Mario Galaxy, pois nosso ótimo redator GF, já está fazendo uma analise que acredito ficar muito boa. Essa postagem termina por aqui caros leitores, até a próxima postagem! =D

17 comentários:

  1. Ótima análise Shadow Mario,Super Mario Sunshine tem graficos incríveis,além de ter um uso perfeito na jogabilidade,e sua trilha sonora é relaxantes,perfeitas para jogos desse tipo.

    O Galaxy não é lá muito bom em certas inovações,admito.

    Esse game é muito Hardcore,eu to jogando,mas acho que vai demorar um pouco para pegar o jeito.

    E acho que um remake ou uma sequência desse jogo seria muito melhor do que mais um Mario Galaxy,os fãs pediram tanto que veio a Champion's Road,que foi um grande tapa na cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Os gráficos, a jogabilidade e trilha sonora são muito bons mesmo. É um dos melhores jogos do GameCube, com certeza.

      O Galaxy tinha muito bem o potencial de ser o Mario 3D, mas falhou miseravelmente em vários aspectos. Algumas observações do SuperMarioFan no Cbox são verdades, voar com aquele Power-Up chega a ser uma merda mesmo, a câmera fica na pior posição possível.

      A fase mais difícil do jogo é a The Goopy Inferno, onde é realmente tenso ficar sem o F.L.U.D.D. Felizmente, só é preciso fazer uma estratégia para não morrer e, o mais importante, evitar os Goops de Lava.

      Aquela Champion's Road é uma bela Trollada mesmo, achei certo por parte da Nintendo. É chato pra caramba você tentar trazer algo novo e os fãs ficarem pedindo continuação de um jogo, que não é lá essas coisas se comparado aos outros da série. Tá mais do que na hora do Sunshine brilhar novamente, precisa de mais um jogo relacionado a Dolphin Island.

      Excluir
  2. Esse jogo parece prefeito com certeza vou ver um gameplay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena comprar esse jogo. Só tem que tomar cuidado com o preço. Achei no Mercado Livre um Original por 159 Reais, um preço bem salgado pra mim. Tente achar um usado que pareça estar em ótimas qualidades, ai sim vale a pena.

      Excluir
    2. Solução :
      Importe no Ebay.
      Lá os caras são sérios,não são "espertinhos" como os do Mercado Livre,e os preços são muito bons.Em média,o Sunshine tá custando uns 20 dólares por lá.
      Daí é só pedir pro cara enviar como "Gift" (presente),e pronto,você não será taxado,ou seja,pagará uns 50 reais.

      Vale muito a pena comprar no Ebay.

      Excluir
    3. Mas é cara a importação? Estou querendo comprar vários jogos de GameCube que, estão caríssimos no Mercado Livre, sempre custando um preço a mais de 120 reais. Se não passar de 100 reais a importação junto ao jogo, pra mim já tá valendo.

      Excluir
    4. A regra é essa Shadow Mario:
      Se você comprar um produto de até U$50 (junto com frete) e pedir pro vendedor enviar diretamente para você,está livre de impostos.
      Vamos supor:
      Vou comprar Super Mario Sunshine,que custa 20 dólares,e o frete também é 20 dólares.
      Aí eu peço para o próprio vendedor enviar pra mim,ou peço para enviar como "Gift" (presente).

      Dá uma googlada aí que você vai achar vários tutoriais (bem melhores que o meu XD).
      Mas é sério,vale muito a pena.Flws

      Excluir
  3. Uma salva de palmas pra análise do Shadow Mario.

    Eita jogo underrated hein,odeio quando acontece isso.
    Pela crítica especializada não,pois ele tem uma média excelente no Metacritic (92).Mas sim pelo povão hater que não aceita conceitos diferentes nas suas séries queridinhas.
    Acredito que só por causa do jogo ser diferente e difícil eles criticaram,chamando-o de "ovelha negra da série Mario".

    Apesar de eu achar que não seja um dos 5 melhores jogos do encanador,nem (nunca) melhor que o Super Mario 64,não posso falar que é um jogo ruim,mediano,ou só bom,pois com certeza deve ser no mínimo muito bom.
    Não é só que ele é um dos piores (da série principal) que ele vá ser ruim.
    E nunca que é ovelha negra da série.Pra mim ovelha negra são aqueles jogos que nem pertencem a série principal,tipo Hotel Mario,Mario Is Missing,etc (apesar de que Wrecking Crew é um bom jogo,que envelheceu mal).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço aos elogios. Esse argumento de "ovelha negra" acho bem idiota mesmo. O jogo é excelente, o conceito diferente foi escolhido para se diferenciar do Super Mario 64, o que achei muita boa a escolha.

      Pessoalmente, Super Mario 64 e Super Mario Sunshine estão quase empatados em qualidade. Ambos os jogos tem suas qualidades, como algumas desvantagens. Gostei mais do Sunshine por sua de dificuldade bem alta, que sentia falta desde o Super Mario Bros. 3 (Não que o World e 64 sejam fáceis, mas não são tão Hardcores quanto o Bros. 3).

      Um dos piores da série principal? Acho que não GF. Pra mim, junto aos jogos 2D e ao 64, Super Mario Sunshine revolucionou o jeito de jogar a série. Vejo muitos jogos novos do Mario que possuem desde personagens que surgiram no Sunshine, como músicas, fases e até mesmo conceitos parecidos.

      Realmente, ovelha negra são aqueles jogos que em grande maioria são ruins, e que nem se conectam a franquia principal. Analisando de um outro lado, Wrecking Crew não é tão ruim assim, pra mim tá mais pra mediano mesmo, pois envelheceu de uma forma péssima, raramente vemos coisas relacionadas a ele nos dias atuais (Aliás, você sabia que existe um jogo pro Super Nintendo só lançado no Japão? Ele se chama Wrecking Crew 98, e foi o último da possível "série").

      Excluir
    2. Acho que Super Mario 64 ganha por ter sido um marco na sua época,revolucionário.

      E ser um dos piores na série principal pra mim não é algo ruim Shadow Mario,já acho todos muito bons,inclusive o tão odiado (também) Super Mario Bros 2.
      Coloco aqui os melhores da série principal (pra mim):
      Super Mario Bros
      Super Mario 64
      Super Mario Bros 3
      Yoshi's Island
      Super Mario World
      Super Mario Galaxy / Sunshine
      Super Mario Bros 2

      Do Super Mario Galaxy 2 e do Super Mario 3D World eu não posso falar porque nunca joguei.
      E pra falar a verdade,nem do próprio Sunshine (só coloquei o que eu acho que ele deve ser).
      Sim Super Mario Sunshine revolucionou o jeito de jogar,mas só na série mesmo.

      Algo que eu não gostei não Sunshine foi a inclusão de algumas cutscenes e alguns diálogozinhos,e isso também se repetiu no Galaxy.É porque pra mim história quebra o ritmo em jogos de plataforma.Gosto de jogos simples e diretos,como Super Mario Bros:
      Ligou o videogame,e você já começa jogando.Sem ter que assistir vídeos e diálogos.Por isso que o Mario que eu mais gosto é o Super Mario 64.

      Não sabia que existia um Wrecking Crew para SNES...Nintendo lançava muitos jogos obscuros naquela época. rsrs

      Mas anyway,Sunshine não devia ser chamado de ovelha negra,porque é um jogo ótimo,com um conceito diferente.Isso pra mim já é o bastante,pois apesar de eu não acha-lo um dos 5 melhores,ele é único,não tem muito a ver com os outros Marios,e vale a pena ser jogado.

      Você está 100% certo em dizer que eles acertaram na escolha do design geral do Sunshine.

      Excluir
    3. Sinceramente, gostei bastante dos diálogos e Cutscenes, já que o próprio Super Mario 64 tinha isso. Foi muito bacana ver o Bowser falar, dublado por ninguém menos do que o genial Charles Martinet. Me desapontei bastante quando vi que, no Galaxy, os personagens não falavam mais.

      Super Mario Sunshine foi um dos melhores que já joguei, com certeza. O conceito dele, pra mim, é espetacular. A Nintendo conseguiu fazer o jogo único, sem se aproveitar dos elementos do Super Mario 64. Pra mim, é facilmente o melhor jogo do GameCube.

      Esse Wrecking Crew do Super Nintendo é bem estranho. Não tem nada haver com o conceito original e, por sua vez, não consegui jogá-lo (Já que não entendi o que tinha que fazer).

      Sunshine, como o próprio nome diz, é brilhante. Acho injusto as pessoas chamarem ele de ovelha negra só porque não conseguem jogar. Com um pouco de treino, qualquer um consegue jogar. Já vi muitas bobagens na Internet relacionadas ao Super Mario Galaxy. Um tempo atrás, ele passou Ocarina of Time e é considerado o melhor jogo de todos os tempos.

      Acho isso um absurdo, considerando que, Ocarina of Time, revolucionou os jogos de aventura. Galaxy pegou os elementos de 64 e só adicionou o sistema de gravidade em planetas. Pra mim, ele está longe de ser o melhor jogo de todos os tempos.

      Excluir
    4. Mas Super Mario 64 quase não tinha diálogos (e nenhum era longo).
      Praticamente só tinha quando você chegava nos Bosses.E não eram demorados...
      Eu prefiro que o Mario e os outros personagens sejam mudos mesmo.Nesse caso,é questão de gosto.

      Não sei se é certo dizer que não aproveitou os elementos de Super Mario 64,porque a base parece ser a mesma,mas que implementou várias coisas,e mudou algumas,ahhh,isso sim.

      É melhor nem jogar esses jogos obscuros da Nintendo tipo esse Wrecking Crew do SNES.

      Pessoal que fala que Super Mario Galaxy é o melhor de todos os tempos sabe de porcaria nenhuma.Engraçado que ninguém fala do 2,que provavelmente é melhor.
      E quem fala que Sunshine é ruim também é idiota.Um jogo eles superestimam (Galaxy),o outro,eles subestimam (Sunshine).
      Não estão sendo justos com nenhum dos dois.

      Creio que não seja só o sistema de gravidade que o Galaxy tenha implementado Shadow Mario,pois a interatividade dos cenários dele aumentou absurdamente,sério mesmo,mas é verdade,está longe de ser o melhor jogo de todos.
      Vish,tem muitos jogos que são melhores.
      Tetris,Super Metroid,DKC...são muitos mesmo.

      Excluir
    5. Além dos Bosses, Super Mario 64 tinha outros diálogos sim. Como no começo do jogo, onde é apresentado a Peach falando o que está escrito na carta. Pessoalmente, gosto que os personagens soltem pelo menos algumas palavrinhas. No Super Mario Sunshine, só a Peach, Toadsworth, Toads, Bowser e Bowser Jr falavam, e felizmente, o Mario era mudo.

      Super Mario 64 só tem a inclusão de Peach falando, o que pra mim também é muito bom. Já no Galaxy, ficou muito estranho. Eles falam através de balões, mas também soltam um som quando vão falar. Chega a ser bizarrão mesmo.

      Posso lhe afirmar, o Galaxy 2 é MUITO melhor que o 1. Corrige aqueles erros ridículos do 1 (Que nem existiam no Sunshine e 64), traz mais variedades de cenários e não fica só nessa atmosfera de Galáxias. É até bacana que ele traz uma fase de praia com Piantas (Ao maior estilo Sunshine) e o melhor: Remasteriza a fase Whomp's Fortress do Super Mario 64, com direito da mesma música e Boss ainda por cima.

      Sunshine é excelente, ninguém pode falar que é ruim ou "ovelha negra" da série. Ele é tipo o Super Mario Bros. 2, as pessoas o ignoram por ser diferente e não aceitam o fato de ser um baita jogo bom.

      Pessoalmente, achei a interatividade do Galaxy bem fraquinha. O Sunshine, temos vários objetos que podem ser interagidos e várias missões dentro de missões principal. Isso pra mim é genial. Galaxy tem uma interatividade até que boa, mas fraca se comparada ao Sunshine.

      Tem jogos muito melhores mesmo. É só ver Zelda, por exemplo. O site que elegeu Galaxy o melhor jogo de todos os tempos, provavelmente nunca jogou Ocarina of Time ou Shadow of the Colossus.

      Excluir
    6. Mas ainda sim são poucos.
      Gostei do jeito que eles colocaram os diálogos no Galaxy.
      É do mesmo jeito que eles fazem na série Zelda.
      Os personagens soltam um som,e depois os diálogos vem.
      Lembro até da Navi falando algo parecido com "look".

      Não gosto de personagens falando em jogos de plataforma...ugh,me lembra daqueles vozes chatíssimas dos personagens de Sonic (nesses Sonics mais novos).

      Isso eu também não gostei,SMG 1 ficou ambientado somente no espaço.
      Na verdade,eles colocaram um deserto,partes de gelo,fogo,mas foram poucos os ambientes.


      Quanto a interatividade dos cenários em Galaxy,eu discordo.Por exemplo,naquela fase que tem a bruxa Kamek,você pode ir em vários lugares e interagir com várias coisas,pegar um casco e sair nadando,usar aquelas "bolinhas" verdes pra matar os inimigos,são vários elementos que estão nos cenários.

      Sunshine é tipo o SMB 2 mesmo.

      Enfim,a conclusão é que Super Mario Galaxy é excelente,pois não tem muitos defeitos (embora alguns sejam aparentes),e é excelente em tudo ,principalmente em termos técnicos (e consequentemente objetivos) ,como física,gráficos,áudio,etc.
      Mas tipo assim,não é essencial.
      Acredito que o 2 seja isso mesmo que você tá falando.

      Excluir
  4. Ótima análise Shadow Mario(como sempre xD)!É um jogo underrated realmente,porem eu pessoalmente não joguei muito esse jogo passei mais tempo a jogar Luigi Mansion do que o Sunshine.Não sei,acho que é a mecânica do F.L.U.D.D que me faz afastar desse jogo(não estou dizendo que é ruim apenas que não gosto muito do gameplay dele).
    Mas tirando a parte do gameplay, as músicas,gráficos e grande fator replay realmente brilham.
    Pessoalmente adorei Super Mario Galaxy e não considero um jogo overrrated penso que a gravidade é o que o F.L.U.D.D é para o Sunshine e eu gosto imenso dessa mecânica e da forma como a Nintendo ''brincou'' com ela,mas gostos não se discutem.
    Vou tentar dar uma segunda chance ao jogo pois ele é muito bom só não consigo adaptar à ideia do F.L.U.D.D.
    Certeza um dos melhores jogos do querido Game Cube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante do Gameplay do Sunshine. Dá um charme a mais no jogo, deixando o mais difícil (Já que sem o F.L.U.D.D, somos indefesos). Eu não consigo gostar tanto do Galaxy, é um jogo bom, mas faltou mais novidades além da gravidade que, na verdade, já existia desde o Yoshi's Island.

      Mas concordo, Sunshine é um dos melhores jogos do GameCube.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir