domingo, 15 de dezembro de 2013

Análise:Sonic Lost World(3DS)

Olá pessoal!Aqui é o André Bia(para quem não sabe sou um dos primeiros colaboradores do blog) faz muito tempo que não posto ou falo com alguém daqui do blog mas o post do GF me incentivou em postar de novo.Valeu GF!Sem mais dialogadas vamos logo para a análise!

A série Sonic os jogos 3D tem evoluído imenso nos consoles, porém nos portáteis os jogo do Sonic ainda continuava com a mecânica 2D como visto em Sonic Generations (3DS).Mas tudo isso vai mudar pois Sonic Lost World  é o primeiro jogo da série,num portátil, a ter jogablidade 3D,mas será que mesmo assim Lost World faz bem o seu trabalho?



Um novo mundo para explorar!


Os Deadly Six
O jogo começa com Sonic e Tails a perseguir Eggman que está com uma cápsula cheia de animais(como nos jogos antigos!) e deixa-a cair,Sonic dá um spin dash e tenta salvar os animais,mas falha.Após o sucedido Eggman dispara com um lazer na alça do avião do Tails e os dois heróis despenham num planeta
misterioso chamado Lost Hex e confortados com novos inimigos chamados ''Deadly Six'' que estão sob controles do Eggman por uma concha especial.Porém após Sonic destruir a concha os Deadly Six tomam conta do exército de robôs do Eggman e ativam uma máquina que extrai toda a ''vida'' de Lost Hex deixando em risco o planeta,como Eggman é o único que sabe como desligar a máquina Sonic e Eggman se juntam para deter os Deadly Six.

A história é simples mas tem partes sérias,engraçadas(sim FINALMENTE um jogo do Sonic com piadas engraçadas) e interessantes como o ver o Sonic e o Eggman a trabalhar juntos e como isso afecta a relação entre Sonic e Tails e olha que esse jogo parecendo todo bonitinho tem as suas cenas perturbadoras como quando o Eggman diz para Zavok(o líder dos Deadly Six) ''Eu ficarei gordo quando eu comer os seus corações negros (...)''.
Infelizmente,as lindas cutscenes da WiiU estão feias pois afinal não é fácil exportar de uma televisão grande para um ecrã pequeno.

Novos movimentos para novos mundos!


Os novos movimentos de parkour

Sonic Lost World combina com movimentos já vistos em outros jogos da série com novos conceitos como o novo sistema de parkour.Agora, Sonic pode escalar paredes ou ir de uma para outra.Este conceito é muito legal pois assim há possibilidade de ter muito por explorar e descobrir.
Outra grande mudança é a diminuição da velocidade do jogo.Agora tem um botão próprio para correr(que é o R) e agora podemos ter mais controlo no Sonic nos momentos de plataforma,mas mesmo assim o jogo ainda tem os seus momentos de velocidade graças ao Spin Dash que agora pode ser usado até quanto quiser e apenas para quanto salta ou bate numa parede.Os Wisps(presentes em Sonic Colors) estão presentes em Lost World agora além dos já vistos Laser e Drill temos também novos como Astoroide que devora matéria um de electricidade que consegue ir por faíscas de electricidade entre outros.Eles são muitos divertidos de usar,por vezes eles são obrigatórios de usar e outras vezes são mais para encontrar zonas secretas.









Super Sonic Galaxy?Tá mais para Sonic X-Treme...

Após as primeiras imagens e trailers muitas pessoas começaram a comparar Sonic Lost World a Super Mario Galaxy,por conta da direção de arte.Porém, basta apenas começar-mos a jogar para perceber que é bem diferente lembrando muito mais do cancelado Sonic X-Treme.Em Super Mario Galaxy  a Nintendo gostava de ''brincar'' com a gravidade enquanto em Sonic Lost World o objectivo é conseguir passar a fase o mais rápido possível.
Veja esse video de Sonic Lost World a partir de 4:50:       
Agora veja esse video de Sonic X-Treme:

Notou as semelhanças?

Cada novo nível é uma nova mecânica!

Cada nível apresenta uma mecânica diferente:em um nível você está a fazer snowboard enquanto outro está num foguetão a desviar de ataques de um dragão mecânico gigante,entre outros:a Sega teve imensa criatividade ao fazer estes mundos nunca pareceram iguais ou repetitivos,porém certos níveis...tem um design muito mau como quando tem que controlar o Drill Wisp numa fase aquática 3D(e os controles são terríveis!) ou quando tem que por bolas de neve em buracos....tudo bem até ai, o problema está na bola de neve viva imortal que não te para de atacar e a congelar o que dificulta muito a tarefa.
Enquanto uns níveis são muito divertidos...

...outros nem tanto.
O jogo oferece Special Stages onde tem que coletar todas as bolinhas coloridas para abrir um projéctil onde está a chaos emeralds e para isso tem que mover o 3DS em direção das esmeraldas e é muito cansativo e nada bom se case tiver fora de casa pois vai fazer figura de idiota imagino isso num autocarro enquanto está com o 3DS na cara de outra pessoa e diz isso:
-DESCULPA AE CARA É QUE ESTOU AQUI A PEGAR UMAS ESMERALDAS,HUEHUEHUEHUE.
É...tipo isso percebe?

Bonitos mundos para bonitas músicas!

O Lost World oferece bonitos gráficos para um primeiro jogo em 3D feito pela Dimps(que fez muitos dos jogos portáteis da série)bem acima do que Nintendo 3DS consegue oferecer!E enquanto às musicas...ohhh meus amigos são simplesmente LINDAS!Sega nunca desapontou quanto a esse requisito.

Essa é uma fase durante a tarde:
Essa é no céu:



Essa é a minha favorita é numa fase aquática: 

Muitos extras!

Sonic Lost World tem muito que fazer, para começar na campanha principal quando completada desbloqueia o modo difícil, em cada mundo que tiver todos os reds rings coletados desbloqueia um novo nível,tem sistema de ranks,pode desbloquear Super Sonic após conseguir todas as esmeraldas, tem leaboards,tem modo multiplayer local e online(onde pode fazer corrida,batalha e os temíveis Especial Stages) e ainda um laboratórios do Tails onde pode usar matéria conseguida nos níveis ou comprar-la e usar em vidas extras,anéis, shields, e veículos que podem disparar nos inimigos ou deixar sonic invisível por exemplo.

Um passo para a série

Então fica a questão Sonic Lost World cumpre o seu trabalho?Sim como primeiro jogo da série em 3D e dando um avanço que promete muito para os próximos jogos de Sonic nos portáteis,mesmo com certas falhas como certos níveis,os Special Stages e as cutscenes de má qualidade,recomendaria esse jogo para fãs de Sonic ou mesmo quem gosta de jogos de plataforma.

Prós
  • Gráficos e músicas muito bonitos;
  • Jogabilidade rápida e fluída;
  • Grande variedade de níveis
  • Grande fator replay;
  • Uso de vários recursos do 3DS;
Contras
  • Vídeos das cutscenes de baixa qualidade;
  • Certos níveis apresentam escolhas de desing más;
  • Special Stages;

Nota final:8.0 



10 comentários:

  1. Ótima análise André Bia! :)
    Obrigado por ter me mencionado na postagem (mas nem precisava XD).
    É muito bom ter você aqui de volta.

    Mas enfim,falando do Sonic Lost World...parece que a versão de 3DS é bem melhor que a de Wii U.Se assemelha aos antigos Sonics,e isso pra mim é uma coisa boa.
    Só que eu achei esse jogo de mediano pra bom.

    Esses cenários com exploração não parecem ser muito bem feitos...e acho que já sei o porque:
    O homing attack do Sonic deixa as coisas muito sem graça.Tipo,vai ativar um interruptor,"use o homming attack",pra matar o inimigo "use o homming attack",isso facilita bastante a jogatina,e a torna sem graça (pelo que eu penso).
    Fica até parecendo um Quick Time Event disfarçado.

    Seria melhor se colocassem isso como um power-up,ou colocassem um outro sistema.
    Mas gostei de você ter apontado os principais defeitos do jogo.

    Enfim,tá muito boa análise!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente acho o Homing Attack a coisa mais inútil já feita na série. Tipo, eles botaram isso no Sonic como "habilidade especial", Tails voa e Knuckes consegue destruir as coisas. Mas, não seria mais fácil deixar o Sonic o mais rápido do grupo?

      Pra falar verdade, eu nem sei de onde surgiu essa "habilidade", só sei que pra mim mais atrapalha do que ajuda.

      Excluir
    2. Bem pessoalmente gosto do Homing Attack neste jogo pois ele agora tem um sistema chamado ''Charging Homing Attack'' no qual se um inimigo ficar com um circulo amarelo e esperar que ele fique com 3 setas atacamos e damos um homing attack mais poderoso e assim fica mais rápido para matar inimigos mais poderosos.Além disso, tem um ataque em que manda um raio elétrico e deixa os inimigos confusos(que é necessário para matar certos inimigos) ou seja é muito mais difícil de matar certos inimigos.E quanto aos interruptores normalmente tem de usar uma bola de neve ou uma maçã para ativar um interruptor e assim dá imensa exploração e assim deixa o Lost Hex um mundo mais interessante de explorar. Enfim,obrigado pela opinião GF e Shadow Mario ! :D

      Excluir
  2. Ótima postagem André Bia!

    Eu sinceramente curti bastante esse jogo. Claro, não é aquilo que espero desde o Sonic 3, mas se provou ter aquela qualidade que faltou nos Sonics atuais. Desde o Sonic Adventure, eu não tinha visto um jogo de Sonic que me fazia pensar "Holy Shit! Preciso jogar isso AGORA!".

    A jogabilidade deste Game puxou bem pro estilo Colors e Generations, o que acho ótimo (Considerando que estes foram jogos muito bons).

    Enfim, é muito bom ter você de volta aqui no United Gamers!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Shadow Mario!Também fico feliz por ver vocês denovo! ^^
      Concordo com você penso que agora a Sega já sabe o quer fazer com Sonic e está a ir em um bom caminho e espero que continue assim!

      Excluir
  3. Ótima análise André Bia! muito por ter voltado.

    A versão de 3DS parece muito bom,faz muita lembrança aos outros jogos do Sonic,e até uns elementos de Sonic Extreme,não sei porque os outros falam que se pareçe com Mario galaxy,só poruqe eles usam quase o mesmo estilo,se parece com um game cancelado pro Sega Saturn.

    E as músics LINDAS mesmo! Falou tudo nessa parte.

    Resumindo:A análise tá ótima mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado David. ^^
      Sim,realmente faz referência com os outros jogos da série,alias muitos dos inimigos são de jogos antigos.Quanto às músicas sabe como é que é né?Sonic é Sonic. xD

      Excluir
    2. Verdade,se tem uma coisa que Sonic quase nunca foi ruim é na trilha sonora.
      Os dois únicos Sonics que pra mim tem osts desagradáveis são Sonic Adventure 2 e Sonic 06.
      Um tem trilha sonora com rock que pra mim não tem nada a ver com Sonic,o outro...bem,na verdade,não sei se a trilha de Sonic 06 é ruim,mas nem dá vontade ouvir porque o jogo é horrível! XD

      Foi considerado um dos piores jogos de todos os tempos!
      LOL

      Excluir
    3. Em? As músicas do Sonic 06 são ótimas, a única qualidade existente no jogo. Já o Adventure 2, só gosto da Escape from the City, mas não tem nada a ver com Sonic mesmo.

      Eu facilmente botaria o Sonic 06 na lista de piores jogos de todos os tempos Hehe

      Excluir
    4. Verdade,o Sonic 06 tem músicas muito bacanas.

      Excluir