quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Review - Super Mario Galaxy

Olá a todos os leitores e leitoras desse planeta,aqui estou eu reaparecendo depois de um tempo sem fazer postagens (como de costume).

Trago pra vocês uma review (minha) do primeiro Super Mario Galaxy.



  • Informações iniciais:

Super Mario Galaxy foi lançado em 2007 para o Nintendo Wii,desenvolvido pela subsidiária "EAD Software Group Tokyo",e obviamente publicado pela Nintendo.

O jogo ficou a cargo de ninguém mais ninguém menos que,o lendário Shigeru Miyamoto,e Yoshiaki Koizumi,responsável pelas animações de Super Mario 64 e pela direção de Super Mario Sunshine,etc.


Mario volta ao espaço
Começo falando de uma coisa que provavelmente você nunca pensou.

Possivelmente,Super Mario Galaxy pegou o conceito desta parte de Yoshi's Island,mudou algumas coisas e o introduziu.Sim,o Mario já havia ido ao espaço numa aventura anterior a essa,em Super Mario Land 2.Mas acho que essa parte de Yoshi's Island tem muito mais a ver com Super Mario Galaxy do que o Land 2 com o Galaxy (você me entendeu né?).

Sabe o porque?

Porque giramos em torno do planeta.O planeta tem uma gravidade igual a das fases situadas na Terra (com "T" maiúsculo mesmo),diferente de Super Mario Galaxy,mas isso já foi o bastante para se ter uma base de como fazer com que um jogo do Mario ficasse bom...e no espaço.
E o Shadow Mario também nos mostrou que o Galaxy pegou emprestado um pouco do Sunshine (veja a excelente análise dele aqui).
Saindo das teorias,e vamos diretamente ao jogo em si.


A jogabilidade é muito variada,e te dá muita liberdade para você matar os inimigos da maneira que você desejar.Mario tem movimentos diversos a sua disposição,como a rasteira e o clássico e básico pulo.Entretanto,ele perdeu alguns deles.Os socos e chutes foram removidos.Mas isso aconteceu por conta da escolha de design dos desenvolvedores,e não por limitação.E posso dizer que eles acertaram em cheio,e alguns movimentos poderão até não serem usados (acredite,isso foi algo bom).

O mesmo eu digo para os Power-Ups.Eles estão numa quantidade um tanto limitada,mas são usados de uma maneira muito inteligente....bem...leia abaixo o que eu vou dizer.
Os controles usados pelo Wii Mote respondem bem,e foram muito bem usados.Se você balançar o Mote,o Mario dá um giro,que inclusive,é um novo movimento ofensivo que também pode ser usado no ar,e será útil inúmeras vezes.
Usamos o controle também para pegarmos estrelas (chamadas de Star Bits) que estão para todo lado,e que servem para acessar certas galáxias secretas.
Pensando bem,o Wii Mote a todo momento,e em vários power-ups.
E claro,as moedas também estão presentes,mas em menor número,pois foram substituídas pelas Star Bits.
Super Mario Galaxy simplesmente diversifica isso tudo,com as próprias fases.

Primeiramente falando,o acesso a estas fases é feito por uma (bizarra) nave,o sistema é igualzinho ao de Super Mario 64,porém é diferente,em termos de design (na parte gráfica e estética).
Sabe,aquele sistema de explorar o lugar,e pegar x estrelas para avançar. Os objetivos são diferentes,as fases tem uma interação imensa,e as possibilidades são tantas que você ficará até sem saber como matar ou o que usar - é por isso que eu disse que alguns movimentos poderão nem serem usados.

Eles mixam os movimentos,habilidades e power-ups do Mario com as próprias fases (e seus elementos),gerando assim uma jogabilidade diferenciada.

Imagine você numa fase aquática nadando normalmente com o Mario.Agora,pense que você pode pegar um casco e usa-lo para nadar rapidamente,tendo controle completo dele,podendo frear e até arremessa-lo,e,indo mais longe ainda,pegando o power-up "Ice Mario" e deslizando em cima da água.
Resumindo,a interação nos níveis diversificam a jogabilidade.


Isto é uma amostra do que vemos em Super Mario Galaxy.
Mas ao decorrer do jogo,os objetivos começam a ficar repetitivos,e começam a aparecer cometas nas galáxias.Resumidamente,são desafios,de vários tipos,e uns deles se destaca,por ser muito chato : as moedas roxas,ou Purple Coins.
Ficar coletando 100 moedas numa fase?
É muito chato! E demora demais para terminar!
Eu me pergunto porque a Nintendo colocou isso.Incluíram só para estender o jogo.Porque não substituíram pelas moedas vermelhas?
Seria muito mais interessante,nostálgico,e divertido.
Os outros cometas são até legais,porque são curtos e soam como um bom desafio.

Falando novamente das partes aquáticas,é nesse ponto que temos alguns "problemas".Quando você pega o casco,os controles ficam completamente normais.Mas nadar normalmente aqui,é esquisito.Parece que tem algo pesado tentando impedir o Mario de nadar.
Em partes,isto é compreensível porque como os planetas tem sua própria gravidade,eles podem estar te "bloqueando",mas em outros,não chega a ser do mesmo jeito,porém,ainda sim é esquisito controlar o Mario.



Em Super Mario Galaxy,implementaram esse sistema de gravidade,que se diferencia a cada parte das Galáxias.
E você pode andar em volta deles.Confesso que no começo,eu ficava acompanhando a rotação dos planetas,com a minha cabeça.Sim,o jogo é imersivo.
Isso foi uma sacada bem inteligente por parte da Nintendo,pois adicionou um ar de personalidade ao jogo.Mais legal ainda foi que ela misturou 3D com 2D (Sonic até hoje não conseguiu este feito),deixando o jogo bastante nostálgico.
A física também é impressionante.
O Mario deslizando,a gravidade o empurrando,tudo é perfeito nesse ponto,assim como em todos os outros Marios (da série principal).


A câmera acompanha o Mario e os planetas,sendo assim,não temos uma experiência desconfortável.E você ainda pode controlar.

Voltando ao que eu estava falando sobre as galáxias:
Alguns jogadores acharam a câmera do jogo ruim.
É um exagero dizer isso.A câmera acompanha o Mario e a rotação dos planetas perfeitamente,e se você não estiver muito satisfeito,é só apertar "C" e num instante tudo se resolve.
Se for assim também,todo FPS ou TPS,tem uma câmera terrível,porque você tem que mexer toda hora pra consertar.
Aqui a câmera vai te acompanhando,automaticamente,mas você tem total controle sobre ela,podendo girar e ainda,usar o botão de correção,que torna tudo isso mais simples e rápido.
O problema é que a câmera fica ruim em outros momentos.Por exemplo,quando pegamos o último Power Up do Mario (não vou falar qual para não estragar a surpresa),não acontece o mesmo de quando você está explorando os planetas.

E isso se repete nas partes aquáticas.Temos que apertar o botão C pra ficar consertando.
Então a câmera não é ruim,ou horrível,ela é muito boa,mas tem os seus problemas.
Lembre-se também que em certos planetas,em que a câmera fica atrás do Mario,ela é excelente,assim como a do Super Mario 64,então sem exagero,temos que avaliar os pontos como um todo,e não pegar um ponto fraco e analisar tudo somente por ele.
E também esse quesito não é uma questão de opinião,já que é um aspecto técnico,portanto,sua análise é totalmente objetiva.

A única parte realmente difícil em Super Mario Galaxy é esta
Um ponto que não me agradou foi a facilidade do jogo.Sou ruim em jogos de plataforma,e não tive dificuldade para zerar Super Mario Galaxy.
Posso dizer que foi o Mario mais fácil que já joguei,até mais do que o Yoshi's Island.
Os inimigos são bem sonsos,praticamente eles não vão te fazer mal algum.Até mesmo os que aparecem depois da metade não são difíceis de se matar.

E falando toda a verdade,mais uma coisa não me agradou nem um pouco: a história.
Achei desnecessária,e quebrou o ritmo,pois é uma história bobinha,e que não acrescenta nada ao jogo.Há quem diga que isso foi muito bom,mas não,não é.
Eles poderiam ter descartado essa historinha toda,que pra mim não faria a menor diferença.
Os personagens aqui não falam,mas soltam uns sons do início dos diálogos.Isso pra mim é perfeitamente normal.Pra deixar mais fácil de entender,digo que é igualzinho aos diálogos da série Zelda.
Os bosses e personagens do jogo,na sua maioria,não são muito memoráveis.
Destaque para o chefão fantasma (Bouldergeist),o tubarão esquelético (Kingfin) ,e a piranha dino (Dino Piranha),que poderiam se encaixar facilmente em jogos anteriores da série (além do Bowser Jr.).
Na verdade,a batalha contra a maioria deles,são muito boas,e criativas,como a do Tarantox (a aranha),que usa inteligentemente o Wii Mote.
Só que os próprios chefões (não a batalha contra eles),não são marcantes.

Dos personagens heroicos do jogo,eu gostei bastante.Principalmente o Luigi e aquelas estrelinhas que ficam pedindo Star Bits.Morria de rir toda vez que elas se transformavam - me lembrou instantaneamente do tempo em que eu era pequeno,só não sei o porque.
Mas a Rosalina,que todo mundo gosta,eu simplesmente achei uma personagem comum.
Tem uma história contando o passado dela,e mostrando como ela conheceu as Lumas (Lumas são aquelas estrelas com olhos e uma boca),e tudo mais,que alguns devem ter até chorado.
Achei besta de mais essa historinha,nada em que eu não tenha visto (e de uma maneira melhor) nos filmes da Disney.


Em termos gráficos,Super Mario Galaxy é espetacular.Texturas muito boas,efeitos caprichados,iluminação soberba,inúmeros polígonos,e um design que faz parecer que o jogo nem tenha partes "quadradas".
Eles deram atenção a cada detalhezinho : a bolinha que fica em cima dos mastros,reflete tudo ao seu redor.É surpreendentemente,um dos jogos mais bonitos do Wii,ainda mais considerando que foi um jogo de lançamento.
Extraíram quase todo o (fraco) poder do Wii.
Diria que até parece um jogo de PS3/Xbox 360.
Taí mais um jogo da Nintendo que vai envelhecer muito bem.


Mas a trilha sonora desse jogo não me surpreendeu.Muitos falaram que ele é o que tem a melhor trilha sonora na série Mario,mas não é o que eu acho.
Apesar disso,reconheço que ela é muito boa,e em alguns momentos me lembrou Star Fox,por ter um clima mais orquestrado e "épico".
Sonoramente,ele se destaca.É possível ouvir cada detalhe nos ambientes,e a inclusão de efeitos sonoros no Wii Mote deixou tudo ainda mais imersivo.

Agora,quero falar algo muito importante para esta análise:
Super Mario Galaxy é um jogo supervalorizado/superestimado.
Vários gamers já falaram que ele é o "melhor jogo do Mario","melhor jogo da Nintendo" e "melhor game de todos os tempos".

Essa galera anda exagerando demais.Como um game excelente e inovador pode ser melhor que três jogos muito inovadores,revolucionários,e excelentes?
Sim,estou falando dos clássicos Super Mario Bros,Super Mario Bros 3 e Super Mario 64.
Parece que não sabem o que esses jogos foram para sua época.
Foram um marco na indústria,e estabeleceram os padrões para os jogos que vieram depois.

É como se eles fossem os mestres,e os outros fossem os aprendizes.
Portanto,fanboys,parem de falar que é o melhor jogo do Mario,ou o melhor de todos os tempos,porque NÃO É!
Chega dessa também de "na minha opinião ele é o melhor e vocês tem de respeitar" ou "eu gostei muito dele,e gosto não se discute então pra mim é o melhor".Não há problema em expressar suas opiniões,e elas serem diferentes de alguma outra pessoa,mas acima de tudo,seja JUSTO.
E por favor,não confundam gosto com opinião.Não é só porque você gosta/não gosta de algo,que aquilo vá ser bom/ruim.

CONCLUSÃO:

Super Mario Galaxy é um jogo excelente,e inovador,mas tem seus problemas.
Não acho que seja um dos 5 melhores Marios (da série principal),e nem o melhor jogo 3D do encanador.
Vale a pena ser jogado,é muito divertido e tem um efeito nostalgia muito legal.Infelizmente,muitos jogadores superestimaram,e não aceitam nenhum tipo de crítica negativa - mesmo se a outra pessoa apresentar argumentos válidos.
Não podemos exagerar também em falar que o jogo é só bom ou mediano.Ele tem seus defeitos,é supervalorizado,mas pera lá,um jogo só bom tem que ter só alguns pontos positivos ou tem muitos pontos positivos e muitos negativos.Nesse caso,isso não acontece.E mediano ele não é.
No fim,chego a esta simples e rápida conclusão definitiva :
Ele é um jogo excelente,mas não essencial.

Torço para que sua sequência seja muito melhor.

ESCLARECIMENTOS:
Aqui eu vou esclarecer porque eu não coloquei algumas coisas nesta análise,e que provavelmente também não colocarei nas próximas.
"Pô GF,porque você não colocou quais são todos os power-ups,como são os bosses,as fases e os inimigos?
E você não colocou nenhum vídeo contendo uma música do jogo,e nem explicou a história."
Bem,eu explico:
Primeiro para não estragar a surpresa.Imagina eu te mostrando a história,mostrando uma enxurrada de músicas,falando todos personagens,bosses,inimigos,e power-ups.
Ia tirar toda a graça né?
Depois,o meu jeito de analisar é diferente,não gosto de fazer análises informativas,gosto de mostrar o que ele É,e não o que ele TEM.


"Cadê a nota?"
Como vocês já devem ter percebido,de um tempo pra cá,eu não estou colocando notas,nem pontos fracos e fortes,porque muitos costumam só ver a nota (ou os pontos fracos e fortes) e pronto,e as vezes comentam alguma besteira,por não terem lido toda a análise.De certo modo,isso é ruim,porque alguns só querem mesmo ver um resumo do jogo,mas esse é meu jeito de analisar,é assim que eu gosto de apresentar os jogos para os leitores.

Bem,é isso galera.
Querem falar algo?
Vamos lá,não sejam tímidos,mostrem sua opinião aí nos comentários.
Vou responde-las com todo prazer. 

Feliz ano novo para todos,e até a próxima.

16 comentários:

  1. Excelente postagem, como sempre!

    Não sei porque, mas não consigo gostar tanto do Super Mario Galaxy. O 2 pode até ser um ótimo jogo, já o 1 acho que apenas é bom. O jogo é fácil demais, os Power-Ups, apesar de terem uso inteligente, não são tão legais assim e por ai vai.

    Já os gráficos, não há como negar: São espetaculares. Só não entendo que, no mesmo ano, foi lançada aquela bosta chamada Mario Party 8, que tem gráficos de GameCube. Já esse, rompe os limites da beleza do Nintendo Wii.

    Gosto da trilha sonora desse Game. Enquanto o 64 trazia um estilo mais clássico e o Sunshine um estilo Tropical, esse jogo traz uma trilha sonora Espacial e épica. Apesar de eu também preferir mil vezes a dos outros jogos, essa tem lá seu charme. A Gusty Garden Galaxy, por exemplo, possui uma música que, pra mim, é excelente.

    Pessoalmente, odeio esse lance das Purple Coins. Não é difícil, só é irritante. No 64 e Sunshine, era só coletar um total de 6 ou 7 moedas vermelhas (Se não me engano), e já pegávamos a estrela. Elas sempre ficavam em um lugar bem elaborado. Já essas Purple Coins, além de terem missões tediantes, não trazem nada bem elaborado.

    Acho um absurdo mesmo falarem que esse é o melhor jogo da Nintendo ou pior: O melhor jogo de todos os tempos. Pra ser o melhor jogo de todos os tempos, tem que comparar com Ocarina of Time e Shadow of the Colossus, e com certeza perde feio pra esses dois Games.

    Enfim, Super Mario Galaxy é um jogo bom, tem seu charme e um conceito bacana (Apesar de eu achar que o lugar de Mario é na Terra e não no Espaço). Sua analise ficou perfeita, um dos poucos fãs de Mario (Como eu e o SuperMarioFan do Cbox) que notaram os defeitos do jogo. Mas que ainda sim, tem sua qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks!

      Eu também não gostei muito.
      Senti que há algo faltando no Super Mario Galaxy,mas não sei o que.

      Aquele Mario Party 8 foi feito pra ganhar dinheiro fácil em cima duma série de nome respeitável.Bom,pelo menos é o que eu penso.

      Pois é Shadow Mario,a trilha ficou muito boa,a Gusty Garden Galaxy é a minha preferida! :D
      Mas eu não gostei tanto quanto a do Super Mario Bros 3.

      Tem hora que eu jogo e chego naquele mundo das ilhas,só pra ouvir a musiquinha,que foi secretamente retrabalhada e incluída em Ocarina of Time.É a música que toca na Fairy's Fountain.

      Sim,concordo,as purple coins são muito irritantes.
      Elas ficam em lugares óbvios,mas demora bastante pra pegar,fica chato demais,e isso pra mim indiscutivelmente,é um defeito.

      Vish,tem muitos jogos que estão a um patamar acima de Super Mario Galaxy.
      Só no SNES:
      Super Metroid
      Super Mario World
      Yoshi's Island
      Chrono Trigger

      E por aí vai.
      Shadow of The Colossus é um excelente jogo,porém,colocaria ele em 20° se fosse formular uma lista com os 100 melhores jogos de todos os tempos,porque existem também muitos outros clássicos que são incrivelmente melhores.

      Com certeza é um absurdo falar que é o melhor de todos os tempos.

      Foi bom vocês terem notado os defeitos,porque de acordo com seus comentários ali no Cbox,eu acabei conseguindo achar uma melhor forma de explica-los.

      Enfim,o jogo me desapontou um pouco,é supervalorizado,mas não deixa de ser um jogo muito bom mas não essencial.

      Excluir
  2. Ótima análise,o Galaxy tem muita facilidade,além das malditas Purple Coins,que são muito chatas e irritantes,mas não difíceis,as moedas vermelhas eram só 8,mas essas Purple Coins dá um tédio.

    As músicas tem um tema espacial que combina com jogo,é isso que gosto nas trilhas sonoras,uma harmonia com o ambiente em que se passa.

    Na boa,a câmera do jogo tem seus problemas,mas não estou dizendo que é ruim,só digo que ela é boa,porém tem seus defeitos.

    Toda vez que ouço alguém que diz isso,acho um exagero dessa pessoa dizer que é o melhor jogo da Nintendo,ou um exagero ainda maior,dizer que é o melhor jogo de todos os tempos,parece até que nunca jogou The Legend of Zelda: Ocarina of Time,ou até Shadow of the Colossus,como o Shadow Mario disse,Galaxy não chegaria nem aos pés desses 2 jogos.

    Galaxy é um jogo bom,porém não é o melhor de todos,mas ele tem suas qualidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É,nessa parte das purple coins acho que faltou criatividade por parte da Nintendo.
      Ficou entediante,irritante.A fase mais difícil foi a que eu mais gostei,que é a do Luigi (Luigi Purple Coins).

      Exatamente,as músicas casaram-se muito bem com o jogo.

      Acredito que os defeitos da câmera foram corrigidos no SMG 2.

      Eu não julgo muito por a câmera ter alguns defeitos,porque deve ter sido muito difícil criar uma câmera "perfeita" pra um jogo desses,com sistema de gravidade e com um sistema em que os planetas vão rotacionando,então acho que para uma primeira tentativa,ela é boa em geral.

      Muitos gamers de hoje exageram pra caramba quando vão falar de um jogo,e praticamente tentam tornar os games intocáveis,defende-los a todo custo,e os superestimarem.

      Pior é que não são só fanboys,mas também pessoas que não tem uma mentalidade muito boa,ou simplesmente se impressionam com qualquer coisa.

      Acho que "bom" é pouco para Super Mario Galaxy,mas "melhor de todos" é um termo extremamente exagerado para este jogo,parece mesmo que nunca jogaram Ocarina of Time,Tetris,Super Metroid...

      Excluir
  3. O que devo dizer é o GF e mais nada. xD
    Quanta á minha opinião sobre o jogo realmente as purple coins são muito chatas mesmo realmente as moedas vermelhas seriam uma melhor opção.
    Graficamente, o jogo é incrível,principalmente tendo em conta que era um jogo de lançamento do Wii.
    Eu gosto imenso da trilha sonora,acho que fica perfeita para o jogo com um clima espacial.
    Para mim é UM DOS melhores jogos da Nintendo.mas não o melhor que a Nintendo fez(acho Zelda OoT melhor).
    Uma curiosidade:No momento que estou a escrever o comentário está a dar a música das Purple Coins do Mario Galaxy 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. XD

      Gostava bastante das estrelas vermelhas,elas eram difíceis de se achar,era bem mais legal.

      Eu acho que esse jogo é um dos mais bonitos do Wii,capricharam bastante mesmo,e mostraram que o Wii,mesmo sendo muito mais limitado que seus concorrentes,ainda sim conseguia apresentar um jogo belo,até se comparado diretamente com jogos de outra plataforma.

      Sim a trilha sonora combinou muito,mas foi esse clima espacial que não me fez gostar muito.Não que seja ruim,só não é o estilo que eu gosto ; com músicas mais animadas e um pouco bizarras,como as de SMB3.

      Concordo,é um dos melhores jogos da Nintendo,entretanto,não chega a ser aquilo tudo que os fãs (fanboys) falam.

      Que coincidência hein.Engraçado que no momento que estou escrevendo este comentário,está tocando uma música de Mario também (eu só não lembro o nome).
      XD

      Excluir
  4. Olá,meu nome é Rodrigo e acho que o Sr. GF ai não tem coração.A história de Rosalina é linda,ela é um dos personagens mais elaborados da série(E com certeza chuta a bunda da Peach e Daisy em carisma).Galaxy é um dos melhores jogos sim,traz um belo enredo,ótimos gráficos,excelente jogabilidade e etc.Não sei porque tão defendendo o Sunshine,aquele jogo é besta demais,esse negócio de praia é cansativo e chato.Galaxy pra mim está no nível do 64,é tão bom quanto.Uma obra prima em forma de jogo,remove aquelas besteiras do Sunshine e pega tudo de bom da série.No futuro,aposto que ele vai ser um dos maiores clássicos da Nintendo,o jogo é excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você pode dizer que não tenho coração?
      Ah peraí,já entendi,você quer dizer que não tenho coração porque não me senti impressionado com a história da Rosalina?
      Pois é,não me impressionei mesmo,porque já várias histórias assim,principalmente nos filmes da Disney,para efeito de comparação.

      Eu não disse que a Rosalina é uma personagem mal desenvolvida,ou que é somente uma personagem ruim,nada disso.
      Só digo que eu não vi nada de especial nela,e acho que a Peach por exemplo tem muito mais carisma,pois apesar dela não ter uma "backstory" como a da Rosalina,seu design foi feito de uma maneira simples e agradável.Ela não fica falando toda hora,e em todo Mario ela é sequestrada,mas em todos os Marios dá vontade de resgatar ela,porque é uma personagem boa.
      As vezes,um personagem que não fala pode ter muito mais carisma do que um que fala a todo momento,e tem uma backstory "complexa".
      Quer um exemplo?
      Crono e Shepard.Um é mudo.Outro fala toda hora.Mas qual tem mais carisma?
      Preciso de responder?

      Continuando,não que eu choraria se ela (Peach) morresse ou algo do tipo,porque eu não chorei nem derramei nenhuma lágrima,nem com o final de Shadow of the Colossus,que é um dos mais tristes que existem.
      Mas se ela fosse removida por exemplo dos jogos do Mario,eu não gostaria.

      Galaxy é um excelente jogo Rodrigo,não tenha dúvida disso.Mas não é aquilo tudo que todo mundo fala.
      Não exagere com o Sunshine,a praia é só um ambiente foco do jogo,e não pode ser contado como um defeito,não tem nada a ver isso dela ser "cansativa e chata".Se você não gosta tudo bem,mas falar que é ruim,é muito exagero.

      E para Galaxy estar a nível do 64,tinha que ser revolucionário,não só para a série,mas também para toda a indústria de games,tinha que ser extremamente inovador,e evoluído,à frente do seu tempo.
      Isso tudo,Super Mario 64 foi,e Galaxy,não (somente no quesito "evolução").

      Quais besteiras que você está falando sobre o Sunshine?
      Não há nenhuma besteira Sunshine,o jogo é diferente,só isso,a proposta dele é outra.Tanto que nem parece ser muito um jogo do Mario,mas ainda sim,é excelente.
      E Super Mario Galaxy também é,eu disse isso várias vezes na análise,mas muitos tendem a supervalorizarem,chamando-o de melhor jogo da Nintendo,melhor jogo da história,etc.

      Excluir
  5. cara... gostei da sua análise ela realmente melhorou a imagem da opinião geral a cerca de mario galaxy (a de que não é uma masterpiece), porém eu não gosto muito de escrever mas falar do meu jogo favorito me fez sair do silêncio e irei expor aqui FATOS e OPINIÕES (e deixarei claro a minha visão sobre o que é fato e opinião)....
    a começar dizer que mario galaxy é uma masterpiece é opinião fanboy.... esta ERRADO
    (sim errado), em 2007~2009 isso era uma opinião praticamente UNÂNIME mas atualmente houve uma mudança da opinião geral... mas quero ver você apontar-me criticas daquele ano ou opiniões negativas em qualquer forum em quantidade semelhante as que tem hoje.... então isso para mim foi de uma demasiada hipocrisia de sua parte...

    em relação as purple coins - prefiro elas às red coins por que me soa muito mais interessante "passe por esse pontos aqui" do que "procure 7 "chaves do carro" perdidos nessa fase" ainda mais que isso foi explorado de forma inteligente e desafiadoras (coisa que concordo, no geral, é um defeito do jogo) enfim acho que deixei claro o pq acho as red coins irritantes certo?

    chefes memoráveis - não acho os chefes de SMW memoráveis (sim, não me recordo da aparência deles e esqueço todas as vezes que jogo um NSMB) nem por isso acho que é um ponto negativo (só não é positivo também) ... mas o fato deles serem interessantes é positivo.... enfim você (mais uma vez na minha visão) super-valorizou um ponto negativo do jogo e sub-valorizou um ponto positivo
    água - não senti nada disso (na jogabilidade) que você disse em sua análise... enfim achei um ponto invalido pra mim o jogo como um todo possui uma jogabilidade excepcional.

    Rosalina - concordo com o que você disse em geral (mas acho que você exagerou a visão negativa), a história dela é de fato clichê e de certa forma rasa (mas por ser curta)...
    porém o que eu achei interessante foi a sutileza ao qual ela foi apresentada, o fato da rosalina ter sido indireta para com o mario (e os star bits), a morte ter sido tratada de maneira infantil foi isso que eu achei interessante.. não achei a quebra de jogo necessária e validaria se você ver isso como um ponto negativo (mas acho que terias de ser uma pessoa bemm impaciente já que a historia dela como um todo é pequena) e sim a rosalina é mais carismática que a peach... não acho legal esse negócio de "ser sequestrada" todo game pra mim sempre soou suspeito e a peach só retribuiu de forma mais decente ao mário APÓS super mario galaxy. para mim (rosalina >>> peach)
    em relação a trilha sonora- devo dizer que você foi muito injusto na sua análise a começar que os efeitos sonoros e a sonoplastia estavam perfeitas... e segundo que a trilha é perfeita e MEMORAVÉL ouço-na todo o dia e sei do que estou falando... fora que casou completamente com a temática espaço e conseguiu mesclar-se ao universo do mário
    nessa parte da sua análise senti uma necessidade de ver ponto negativo em todos os quesitos.... você tem sua opinião OK mas defenda com argumentos que você realmente acredite e sobretudo que seja convincente... ok você pode convencer a tolos mas não a quem entende de música \o/



    CONTINUA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora eu vim enunciar um FATO...

      por mais que você escreva esperneie e grite (ou faça algo civilizado como uma critica em seu blog (como você fez =) ) toda e qualquer analise acerca de uma obra (de arte ou não) é apenas... APENAS uma opinião você não disse que sua analise era um fato em momento algum no seu texto.... mas você induziu a esse pensamento colocando a pessoa que considera o jogo como "o melhor de todos os tempos" fosse uma mera e não bem embasada( usou a palavra "JUSTA" ) opinião e que seu texto seja de alguma forma superior a isso (mas não o é)

      por ultimo que esse episódio de "mudança de opinião geral" acerca de uma obra ilustra a hipocrisia (ou agora ou naquela época).

      Qualquer um que não seja demagogo observa que esse foi um fenômeno sim que ocorreu em diversos fóruns de games que hora tornava o jogo inatingível a críticas (e não só os fanboys) e agora querem me fazer a desonra de comparar Mario galaxy com Mario sunshine (que de longe foi o pior da série e o era considerado assim a mais de 10 anos praticamente de forma unânime)... não acho que preciso argumentar quanto a isso convençam-se ou não...

      pra finalizar e resumir concordo em 80% com sua analise (tirando a parte da água e da trilha sonora concordo com TODO O RESTO (que não é pouco) ) porém acho que você tentou embasar a atual chuva de opinião negativa que há acerca de MG enquanto você poderia ter sido muito mais feliz descrevendo que as pessoas: ou estão sendo hipócritas ou foram hipócritas

      peço desculpa aos erros gramaticais e de revisão mas acredite foi por causa apenas do layout da postagem (que é pequena em relação ao meu texto)

      Excluir
    2. Infelizmente só agora (em Abril de 2014) eu vi este seu comentário,portanto,quem deve pedir desculpas sou eu.

      Gostei do seus dois comentários.
      Realmente minhas análises dão uma impressão de que eu sempre estou falando toda a verdade,mas acredite,não quero dizer que sou o dono da razão.

      Contudo,eu acho que é um certo exagero dizer que Super Mario Galaxy é O melhor Mario de todos,simplesmente porque ele não fez o que SMB1,3,e 64 fizeram.
      E até mesmo dizer que é masterpiece.Agora,se tu falar que ele é excelente,eu não vejo nenhum problema.
      O jogo Mass Effect 2 também não recebeu críticas negativas quando foi lançado.Entretanto,hoje em dia qualquer gamer atencioso o consegue perceber que ele não passa de um jogo mediano.
      Acho que MG sofreu da mesma coisa,mas ao contrário de ME2,ele é um jogo de alta qualidade.

      Em relação a trilha sonora,eu disse que ela é muito boa,porém eu não gostei.

      Quanto aos chefes...bem,eu sempre lembro dos chefes de SM64,SMB1,etc.
      Os do MG eu tenho uma dificuldade imensa para lembrar.

      Apesar de discordar com alguns pontos dos seus comentários,eu agradeço muito por ter comentado,é desse tipo de crítica que eu gosto,sem ofensa,sem palavrões,e com agumentos válidos.

      Valeu!

      Excluir
  6. Que horror essa análise. Quanta besteira foi dita acima. Você é mais um blogueiro que pensa que entende alguma coisa de videogame, mas não entende nada. É digno de pena. Super Mario Galaxy é um jogo maravilhoso e um dos melhores já feitos. Ele tem design de fases maravilhoso, uma trilha sonora orquestrada lindíssima e uma jogabilidade, além da história do jogo que é tocante e muito bonita.. Tirando oa questão do jogo ser fácil, ele é praticamente perfeito e junto com Super Mario Galaxy 2 são facilmente os melhores Mario em 3D . Se eu fosse você apagaria esse vômito que vc chama de análise para não passar mais vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parei de ler seu comentário quando você disse que o jogo é perfeito. Entenda: Super Mario Galaxy é bom, eu adoro o jogo, mas ele está longe de ser um dos melhores já feitos. A jogabilidade flui bem, mas a câmera do jogo é muito ruim. Eu lembro até hoje como era horrível fazer aquela missão das Purple Coins com aquele Power-Up de voar.

      E como você mesmo disse, o jogo é muito fácil. Não traz desafio nenhum, quanto aos inimigos, quanto aos Bosses. A única coisa que pode te matar é o lance de gravidade, se você fizer alguma cagada.

      E nem de longe esse jogo é o melhor Mario 3D, Super Mario 64 dá de 10 a 0 nele. A analise do GF ficou muito boa, você que está chorando ai pois não concorda com a opinião do cara. Vê se cresce cara, pois quem tá passando vergonha aqui é você.

      Excluir
    2. Obrigado por me defender Rafael.
      Nem precisava se dar o esforço de fazer esse comentário,mas de qualquer modo,parabéns.

      Anônimo:
      Porque ela é um lixo?
      Porque você não concordou,simples assim?
      Faça uma crítica construtiva antes de dizer que minha análise é um lixo,sabe.
      Se pelo menos tivesse coerência no seu comentário,eu te escutava.
      Mas apelou pro xingamento,agora o problema é seu.

      Eu não entendo de videogame,tá bom...mas então quem entende,você,que está fanboyolando com esse jogo?

      E sabe,você faz me rir com esse seu comentário sem argumentos.

      Excluir