Depois de um bom tempo sem falar sobre assunto,volto agora para falar de um jogo que vendeu como água no deserto.
É o New Super Mario Bros Wii.
Como o jogo está caro,resolvi baixar para ver ele realmente era bom.
Eu esperava um jogo criativo,e totalmente novo,até porque ele carrega o nome "New" no título.
Mas e aí,o jogo é isso tudo mesmo que todo mundo diz?
Será que valeu a pena joga-lo?
Isso tudo você verá na minha postagem,que começa de verdade,logo abaixo.
Mario é uma franquia magnífica,que já possui 30 (ou mais) anos de carreira,e ainda sim continua boa,ao contrário de outras séries do mesmo gênero que foram perdendo rapidamente suas qualidades ao passar dos anos (Sonic principalmente).
Já recebeu jogos que não eram espetaculares,mas no mínimo eram bons,como Super Mario Bros 2,considerado o mais fraco de todos os Marios.
Bom...o primeiro New Super Mario Bros foi lançado para o DS,cumpriu o seu papel renovando e trazendo de volta a série aos ambientes 2D.
Em 2009,veio a versão "Wii" desse NSMB.
A história do jogo é simples:
Os Koopalings (sobrinhos do Bowser,além do Bowser Jr.que é filho dele) sequestraram a Peach,e agora você deve resgata-la.
A jogabilidade de NSMB Wii é igualzinha a versão de DS,com a adição de alguns power-ups (que aliás,agora só podem serem usados antes de começar as fases) e o uso do sensor de movimentos.
Os novos power-ups são:
Os níveis são simplistas,nada criativos,básicos,e parecem ter sido totalmente reciclados do NSMB DS.
E taí mais um jogo que se preocupa mais em relembrar grandes momentos dos antigos da franquia,do que em apresentar coisas novas e inteligentes,coisa que NSMB DS tentou fazer,e acabou conseguindo.
E ainda tiveram coragem de tirar alguns power-ups,e habilidades,como a possibilidade de chutar um casco de tartaruga ou bloco para cima (coisa que foi implementada em Super Mario World),apesar das mais importantes terem permanecido.
Até o 6º mundo,não há nada que você nunca viu em qualquer Mario,as fases são totalmente bobas,fáceis,e pecam na originalidade.
Outra coisa é que o jogo nem possui caminhos alternativos como o gigante Super Mario Bros 3 ou Super Mario World tinha.
O mais perto que vemos em relação a isto,são uns canhões que te jogam para um mundo ou alguns mundos à frente.Funcionam mais ou menos com uma Warp Zone.
Este Mario mais retrocedeu e manteve em relação aos elementos dos outros jogos,do que evoluiu ou implementou alguma coisa.
Tudo na jogabilidade nós já vimos em outros Marios 2D que fizeram de um jeito melhor.
As habilidades são as mesmas,as fases são idênticas aos Marios antigos,nada é original.
Ah,e o Yoshi está de volta...pensa que é uma coisa boa?
Que pena,porque você só joga com ele em duas fases.
Ridículo isso.
Porque não disponibilizaram ele em mais fases?
Ou simplesmente possibilitarem continuar com ele depois de finalizar um nível?
Eu não consigo entender porque eles tiraram isto.
O jogo,assim como DKC Returns,pode ser controlado só com o Wiimote,ou com Wiimote + Nunchuck.
Só que das duas maneiras,depois de meia hora sua mão começará a ficar dolorida,pois a distribuição dos botões não ficou muito boa.
Especialmente quando você joga da segunda forma.Imagina,ter que segurar um bloco por um tempão,segurando B.Cansa demais.E se você soltar,já era.
Em níveis que segurar um bloco ou algum item por uma grande período de tempo,isso se torna cansativo,desconfortável.
Não sei se isso só acontece com quem tem uma mão grande,mas o que sei é que minha mão doeu bastante ao jogar este jogo.
Aproveitando que estou falando dos controles,vou dizer algo:
Para quase tudo nesse jogo,você tem que chacoalhar o controle.
Quer pegar um bloco?
Chacoalhe o controle.
Quer dar um pulo girando?
Chacoalhe o controle.
Isso se torna mais irritante ainda quando aqueles Toads ficam pedindo ajuda nas fases.
Já vou lhe avisando:
Não deixe ele ficar em cima de você!Porque,se ele ficar,não tem como pegar.Culpa dessa besteira de ter que ficar chacoalhando o controle pra tudo.
Essa confusão toda poderia ser resolvida simplesmente trocando esse "chacoalhar o controle" ou para o botão B ou 1,dependendo da configuração que você for usar.
O sensor de movimentos aqui não ficou funcional,e não serve para quase nada,era melhor nem terem usado,para falar a verdade.
E novamente,temos outro jogo da Nintendo que tem batalhas fraquíssimas contra chefões (exceto pela última batalha).Os combates não tem nada que chame a atenção do jogador,não há desafio aqui,nem pra quem é noob,pois são exageradamente fáceis.
Até um moleque que nunca jogou videogame pode conseguir mata-los de primeira.
Sério,os chefões acabaram ficando sem graça,por conta disso.
Lembre-se que com os power-ups,que aparecem toda hora nas fases,o jogo fica mais fácil ainda.
Fáceis também são os níveis,em que eu não consegui morrer mais do que 5 vezes (e se você tem uma memória boa,sabe que eu sou ruim em jogos de plataforma).
Outra coisa é que toda hora tem um power up ou algo que te ajude a passar da fase.
"Opa,deixa eu pular nesse bloco".
Ganhou um Power-up.
"Vou pular em outro bloco".
1-Up.
A facilidade em New Super Mario Bros é excessiva.
E se as fases em si já são fáceis,imagina ainda com todos esses power-ups e ajudas extras que o jogo te fornece,sem contar o multiplayer para até quatro pessoas,que torna tudo mais desequilibrado ainda.
Os gráficos de NSMB Wii são muito fracos.
Texturas ruins,poucos detalhes,ambientes pouco animados,iluminação quase nula,etc.
Tudo na parte gráfica desse jogo é ruim.
Fica dando a impressão que rodaria sem problemas num Game Cube,ou até num N64,com alguns downgrades é claro.
Creio que só pegaram os modelos e as texturas da versão de DS,e melhoraram um pouco.
E saiu em 2009...ano em que um jogo para WiiWare chamado "LostWinds : Winter of the Melodias" também foi lançado,e possui gráficos muito melhores.
Há diversos jogos que trucidam este em questão gráfica,e pertencem ao mesmo estilo (Rayman Origins,Super Mario Galaxy,etc.)
Mais uma vez a Nintendo não se esforçou para fazer gráficos bons.
Posso definir a trilha sonora de New Super Mario Bros Wii em duas palavras:curta e repetitiva.
Até aquele que é considerado a ovelha negra da "família",o Super Mario Bros 2,versão Doki Doki Panic (pesquisem para saber toda a história por trás desse jogo),consegue ser melhor do que este.
A falta de originalidade e evolução fizeram com que este fosse só mais um Mario,no meio de tantos jogos bons.
Foi uma burrice minha ao pensar que provavelmente este jogo seria melhor do que Super Mario Galaxy,que é completamente o oposto de New Super Mario Bros Wii.
Respondendo às perguntas no início da postagem:
Não acho que o jogo é isso tudo que os outros dizem,e não valeu nem um pouco à pena jogar este jogo.
Se eu tivesse comprado,teria me arrependido e teria trocado logo depois de finaliza-lo.
Por fim,digo que este jogo nada mais é do que uma versão Wii da versão de DS do New Super Mario Bros,porque sinceramente,não há nada de "New" aqui.
Então,esta é minha análise.
Gostaram?
Não gostara?
Viu algum erro na postagem?
Então responda aí,nos comentários.
Terei o prazer de responder a todos eles.
Obrigado por lerem,e até a próxima.
É o New Super Mario Bros Wii.
Como o jogo está caro,resolvi baixar para ver ele realmente era bom.
Eu esperava um jogo criativo,e totalmente novo,até porque ele carrega o nome "New" no título.
Mas e aí,o jogo é isso tudo mesmo que todo mundo diz?
Será que valeu a pena joga-lo?
Isso tudo você verá na minha postagem,que começa de verdade,logo abaixo.
Mario é uma franquia magnífica,que já possui 30 (ou mais) anos de carreira,e ainda sim continua boa,ao contrário de outras séries do mesmo gênero que foram perdendo rapidamente suas qualidades ao passar dos anos (Sonic principalmente).
Já recebeu jogos que não eram espetaculares,mas no mínimo eram bons,como Super Mario Bros 2,considerado o mais fraco de todos os Marios.
Bom...o primeiro New Super Mario Bros foi lançado para o DS,cumpriu o seu papel renovando e trazendo de volta a série aos ambientes 2D.
Em 2009,veio a versão "Wii" desse NSMB.
A história do jogo é simples:
Os Koopalings (sobrinhos do Bowser,além do Bowser Jr.que é filho dele) sequestraram a Peach,e agora você deve resgata-la.
A jogabilidade de NSMB Wii é igualzinha a versão de DS,com a adição de alguns power-ups (que aliás,agora só podem serem usados antes de começar as fases) e o uso do sensor de movimentos.
Os novos power-ups são:
- Uma roupa de penguim,que te faz jogar gelo e nadar mais rapidamente na água.
- O cogumelo helicóptero (este não é o nome oficial),que te faz voar.
- E a flor de gelo,que te possibilita...eh,jogar gelo.
Os níveis são simplistas,nada criativos,básicos,e parecem ter sido totalmente reciclados do NSMB DS.
E taí mais um jogo que se preocupa mais em relembrar grandes momentos dos antigos da franquia,do que em apresentar coisas novas e inteligentes,coisa que NSMB DS tentou fazer,e acabou conseguindo.
E ainda tiveram coragem de tirar alguns power-ups,e habilidades,como a possibilidade de chutar um casco de tartaruga ou bloco para cima (coisa que foi implementada em Super Mario World),apesar das mais importantes terem permanecido.
Até o 6º mundo,não há nada que você nunca viu em qualquer Mario,as fases são totalmente bobas,fáceis,e pecam na originalidade.
Outra coisa é que o jogo nem possui caminhos alternativos como o gigante Super Mario Bros 3 ou Super Mario World tinha.
O mais perto que vemos em relação a isto,são uns canhões que te jogam para um mundo ou alguns mundos à frente.Funcionam mais ou menos com uma Warp Zone.
Este Mario mais retrocedeu e manteve em relação aos elementos dos outros jogos,do que evoluiu ou implementou alguma coisa.
Tudo na jogabilidade nós já vimos em outros Marios 2D que fizeram de um jeito melhor.
As habilidades são as mesmas,as fases são idênticas aos Marios antigos,nada é original.
Ah,e o Yoshi está de volta...pensa que é uma coisa boa?
Que pena,porque você só joga com ele em duas fases.
Ridículo isso.
Porque não disponibilizaram ele em mais fases?
Ou simplesmente possibilitarem continuar com ele depois de finalizar um nível?
Eu não consigo entender porque eles tiraram isto.
O jogo,assim como DKC Returns,pode ser controlado só com o Wiimote,ou com Wiimote + Nunchuck.
Só que das duas maneiras,depois de meia hora sua mão começará a ficar dolorida,pois a distribuição dos botões não ficou muito boa.
Especialmente quando você joga da segunda forma.Imagina,ter que segurar um bloco por um tempão,segurando B.Cansa demais.E se você soltar,já era.
Em níveis que segurar um bloco ou algum item por uma grande período de tempo,isso se torna cansativo,desconfortável.
Não sei se isso só acontece com quem tem uma mão grande,mas o que sei é que minha mão doeu bastante ao jogar este jogo.
Aproveitando que estou falando dos controles,vou dizer algo:
Para quase tudo nesse jogo,você tem que chacoalhar o controle.
Quer pegar um bloco?
Chacoalhe o controle.
Quer dar um pulo girando?
Chacoalhe o controle.
Isso se torna mais irritante ainda quando aqueles Toads ficam pedindo ajuda nas fases.
Já vou lhe avisando:
Não deixe ele ficar em cima de você!Porque,se ele ficar,não tem como pegar.Culpa dessa besteira de ter que ficar chacoalhando o controle pra tudo.
Essa confusão toda poderia ser resolvida simplesmente trocando esse "chacoalhar o controle" ou para o botão B ou 1,dependendo da configuração que você for usar.
O sensor de movimentos aqui não ficou funcional,e não serve para quase nada,era melhor nem terem usado,para falar a verdade.
E novamente,temos outro jogo da Nintendo que tem batalhas fraquíssimas contra chefões (exceto pela última batalha).Os combates não tem nada que chame a atenção do jogador,não há desafio aqui,nem pra quem é noob,pois são exageradamente fáceis.
Até um moleque que nunca jogou videogame pode conseguir mata-los de primeira.
Sério,os chefões acabaram ficando sem graça,por conta disso.
Lembre-se que com os power-ups,que aparecem toda hora nas fases,o jogo fica mais fácil ainda.
Fáceis também são os níveis,em que eu não consegui morrer mais do que 5 vezes (e se você tem uma memória boa,sabe que eu sou ruim em jogos de plataforma).
Outra coisa é que toda hora tem um power up ou algo que te ajude a passar da fase.
"Opa,deixa eu pular nesse bloco".
Ganhou um Power-up.
"Vou pular em outro bloco".
1-Up.
A facilidade em New Super Mario Bros é excessiva.
E se as fases em si já são fáceis,imagina ainda com todos esses power-ups e ajudas extras que o jogo te fornece,sem contar o multiplayer para até quatro pessoas,que torna tudo mais desequilibrado ainda.
Texturas ruins,poucos detalhes,ambientes pouco animados,iluminação quase nula,etc.
Tudo na parte gráfica desse jogo é ruim.
Fica dando a impressão que rodaria sem problemas num Game Cube,ou até num N64,com alguns downgrades é claro.
Creio que só pegaram os modelos e as texturas da versão de DS,e melhoraram um pouco.
E saiu em 2009...ano em que um jogo para WiiWare chamado "LostWinds : Winter of the Melodias" também foi lançado,e possui gráficos muito melhores.
Há diversos jogos que trucidam este em questão gráfica,e pertencem ao mesmo estilo (Rayman Origins,Super Mario Galaxy,etc.)
Mais uma vez a Nintendo não se esforçou para fazer gráficos bons.
Posso definir a trilha sonora de New Super Mario Bros Wii em duas palavras:curta e repetitiva.
Há pouquíssimas músicas,e o loop da maioria delas é rápido,ou seja,além de serem poucas,elas são pequenas.E tudo quanto é música tem um toquinho irritante,mais ou menos assim : "pá pá!".
Além disso,não há nada pior do que fazer somente remixes baseados em um número pequeno de músicas.
Se bobear a trilha sonora desse jogo é menor do que a de Super Mario World,ou algum jogo antigo do Mario.
Enfim,nesse quesito o jogo também é simplista.
O áudio em geral é dos básicos,não é lá grandes coisas nem é ruim.
Conclusão:
New Super Mario Bros Wii com certeza o mais fraco da série para o Wii,e também um dos mais fracos de toda a franquia.Até aquele que é considerado a ovelha negra da "família",o Super Mario Bros 2,versão Doki Doki Panic (pesquisem para saber toda a história por trás desse jogo),consegue ser melhor do que este.
A falta de originalidade e evolução fizeram com que este fosse só mais um Mario,no meio de tantos jogos bons.
Foi uma burrice minha ao pensar que provavelmente este jogo seria melhor do que Super Mario Galaxy,que é completamente o oposto de New Super Mario Bros Wii.
Respondendo às perguntas no início da postagem:
Não acho que o jogo é isso tudo que os outros dizem,e não valeu nem um pouco à pena jogar este jogo.
Se eu tivesse comprado,teria me arrependido e teria trocado logo depois de finaliza-lo.
Por fim,digo que este jogo nada mais é do que uma versão Wii da versão de DS do New Super Mario Bros,porque sinceramente,não há nada de "New" aqui.
Então,esta é minha análise.
Gostaram?
Não gostara?
Viu algum erro na postagem?
Então responda aí,nos comentários.
Terei o prazer de responder a todos eles.
Obrigado por lerem,e até a próxima.